Sandman, Volume 2 – Casa de Bonecas (Partes 2 e 3)

Em busca de Jed…

A história de Rose Walker e do próprio Sandman estão bastante conectadas – e eu gosto de como as edições se alternam, contando partes de uma mesma história. Depois de ter viajado para a Inglaterra e descoberta que era neta de Unity Kinkaid, Rose Walker está de volta aos Estados Unidos, mas em uma nova cidade, para poder empreender uma busca por Jed, seu irmão mais novo que ela não vê há 7 anos. Sua busca, por sua vez, está prestes a cruzar o caminho de Sandman, o Senhor dos Sonhos, tendo em vista que o garoto está, de alguma maneira, sob o controle de dois poderosos arcanos que escaparam do Sonhar e desobedeceram algumas regras importantes impostas por Morfeus há muito tempo… a história de Neil Gaiman continua fascinante e instigante, e nos perguntamos que caminhos ela vai seguir de agora em diante.

Na Parte 2 de “Casa de Bonecas”, intitulada Mudança, Rose Walker conhece a sua nova casa e as pessoas esquisitas que moram ali… Hal Carter é o senhorio, um homem que faz shows como a drag queen Dolly durante a noite; seus vizinhos são Barbie e Ken, um casal excessivamente normal, de uma maneira que é estranha, Chantal e Zelda, as “mulheres das aranhas” ou qualquer coisa assim, e Gilbert, o misterioso vizinho do andar de cima que nunca aparece… e Rose também tem um imenso Corvo que parece estar sempre em sua janela, a observando, e é claro que o corvo é um enviado do próprio Sandman, alguém que está ali para ser seus olhos, observando, vigilando, contando tudo para Sandman… mas Rose não se incomoda com o corvo em sua janela… ela está mais preocupada em encontrar o irmão, que agora deve ter uns 12 anos.

Sandman está interessado em Rose Walker dessa maneira porque, segundo ele, ela é um “vórtice”, e nada é coincidência quando se trata de vórtices… então, ele pede que Matthew, o corvo, consiga uma foto de seu irmão, para que ele possa encontrá-lo, e ele não o encontra com a facilidade que esperava – ele o procura no Sonhar, e não deveria ser difícil encontrá-lo, porque todo humano está conectado ao Sonhar, tendo em vista que passamos um terço de nossas vidas nesse reino, mas Jed não está lá. E ele sabe que o garoto ainda está no reino dos vivos, então alguém o tirou do Sonhar e só pode ter sido alguém muito poderoso… como um de seus arcanos desaparecidos. Como Bruto e Glob. E isso deixa Sandman furioso – eles desobedeceram às leis e desafiaram o próprio Sandman de maneira irresponsável ao desvincular o menino do verdadeiro Sonhar…

Agora, Bruto e Glob vivem dentro da mente do garoto, proporcionando momentos de fuga para o garoto que vive em uma realidade aterradora na qual ele é maltratado por seus guardiões. Enquanto isso, os demais arcanos fujões também se envolvem na história de Rose Walker, Sandman e Jed… a Parte 3 de “Casa de Bonecas”, que recebe o nome de Brincando de Casinha, nos apresenta um pouquinho mais da mente de Jed, de como os arcanos se refugiaram lá dentro e de como o garoto reage quando as coisas começam a dar errado, porque os arcanos sentem que Sandman está em busca deles, e Jed começa a sentir que “alguma coisa está acontecendo dentro de sua cabeça”. Eu sofri bastante pelo garoto ao longo dessa edição, e mal posso esperar pelo momento em que Rose Walker ou Sandman – ou os dois – vai libertá-lo disso tudo.

Estamos na Cúpula dos Sonhos, um lugar onde Hector, um homem já morto, acredita ser “o Novo Sandman”, e vive com sua esposa, Lyta, que está grávida desde que eles chegaram àquele lugar, há 2 anos, aproximadamente. Hector, iludido, acredita mesmo que ele é o Sandman, que ele é o responsável por conceder a todas as crianças do mundo o mundo dos sonhos, mas Lyta já está começando a questionar essa realidade… afinal de contas, Jed é a única criança que ela já viu por ali, e ela acha estranho que ela ainda não tenha dado à luz, sendo que ela estava grávida de 6 meses quando chegaram àquele lugar. Ela não sabe de absolutamente nada, ela não sabe que aquilo tudo é uma espécie de sonho, um lugar projetado dentro da mente de um garoto de 12 anos, e que ela foi privada de sua vida real, na qual o marido, Hector, está morto…

Enquanto isso, Rose Walker é acompanhada por Gilbert em busca de uma pista que talvez a leve até o irmão, e Jed é agredido por Clarice e Barnaby, os nojentos que o mantêm trancado no porão há 3 anos desde a vez em que ele fugiu, e que o obrigam a fingir que “está tudo bem” quando vem “a moça do departamento de bem-estar social”, porque eles querem continuar recebendo os 800 dólares do governo que recebem para cuidar da criança… mas a maneira como eles batem naquele menino foi horrível de se ver. Esperando o momento em que Rose Walker vai encontrar o irmão, porque aquilo tudo é doloroso e cruel. Mas Sandman está abrindo caminho na mente do garoto para deter Bruto e Glob e, quem sabe, reconectá-lo ao verdadeiro Sonhar, e Rose está lentamente se aproximando do garoto, embora ela acabe caindo nas mãos de Coríntio.

Sandman vai ter que enfrentar outro de seus arcanos.

Mas, juntos, Sandman e Rose podem salvar Jed. Assim espero.

 

Para mais postagens de Sandman, clique aqui.

 

Comentários