Vale o Piloto? – Y: The Last Man 1x01 – The Day Before

E se todos os homens morressem de uma só vez?

Ouvi falar sobre “Y: O Último Homem” pela primeira vez há alguns anos, enquanto olhava lançamentos de HQs na Cultura Geek, em São Paulo – lembro-me de uma das vendedoras me indicar várias publicações, dentre elas a história de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, mas os primeiros números estavam esgotados e todos sabemos como a Panini não se importa com os leitores se eles passam um mês que seja sem olhar a checklist no site e, por isso, perdem a edição de estreia… no fim, acabei não lendo “Y: O Último Homem” até hoje (!), mas não podia deixar de conferir a nova série da FX, baseada na HQ, e devo dizer: A ESTREIA É MARAVILHOSA! Com um elenco bom, um ritmo bacana e uma sinopse interessantíssima, “Y: The Last Man”, consegue nos prender durante seu primeiro episódio de 54 minutos (!), e nos deixar curiosos por mais.

“Y: The Last Man” começa depois da crise que dá início à história da série… vemos Yorick Brown, interpretado por Ben Schnetzer, caminhar por um mundo devastado no qual todos os homens morreram – a série ainda vai explorar isso com mais detalhes, mas é possível dizer que mais da metade da população da Terra está morta. Isso porque o número de homens e mulheres no mundo é, na verdade, muito próximo: aproximadamente 49,58% da população mundial é composto de mulheres, segundo uma pesquisa que eu acabei de realizar, mas eu acredito que menos do que 49% a população sobreviveu, pensando, por exemplo, em todos os aviões pilotados por homens que caíram, causando, também, a morte de passageiras mulheres, sem contar os prováveis inúmeros acidentes de trânsito e assim por diante… qual taxa da população de fato sobreviveu?

Eu achei a introdução fascinante! O cenário é muito bem construído e já queremos saber mais de Yorick Brown e como/por que ele sobreviveu, mas o episódio, como o título sugere, retorna no tempo para o dia antes disso tudo começar… então, conhecemos um Yorick Brown antes do evento (não quero chamar de “fim de mundo”, porque o mundo continua existindo, afinal de contas!), um jovem sem muita perspectiva de futuro, que sonha em ser mágico e que planeja pedir a sua namorada em casamento e mudar-se com ela para a Austrália, mesmo que ele não tenha dinheiro nenhum nem para preparar um jantar para ela naquela noite… a relação não flui muito bem e Yorick pode ser bem escroto ao reagir à informação de Beth de que “se ele estiver com ela ele vai prendê-la, impedi-la de conhecer novas pessoas” e tudo o mais, mas ainda não sei como reagir em relação a isso…

Não vou julgar Yorick nesse primeiro episódio.

Mas o episódio todo é, basicamente, para mostrar como homens podem ser babacas. Como homens assumem posições de poder, como são condescendentes, como fazem mulheres fazer seus trabalhos e levam crédito por isso, como se sentem superiores… é toda uma exposição realística da maneira como a mulher é tratada e, por isso, talvez não nos importemos tanto de perder todos esses homens de uma só vez. Conhecemos uma série de mulheres que liderarão a série a partir do próximo episódio, como Jennifer Brown, uma senadora que provavelmente vai assumir o cargo da presidência (e é mãe de Yorick!), Hero Brown, uma paramédica que matou um homem dentro de uma ambulância por acidente, sem saber que todos os homens estavam prestes a morrer de qualquer jeito, e a Agente 355, que pode ser a personagem mais enigmática e interessante da série.

Existe muito mistério movimentando a trama de “Y: The Last Man”, e eu estou ADORANDO isso tudo! Durante o “dia anterior”, vemos alguns animais aparecerem mortos pelo mundo, como um veado, um rato e um cachorro… na manhã em que a grande morte acontece, os homens começam a sangrar e morrer por todos os lados, em ritmos diferentes, o que intensifica a tensão do momento, e vemos o mundo virar um verdadeiro caos de sangue, corpos, incertezas e acidentes por todos os lados. Enquanto isso, Yorick Brown é o único sobrevivente do sexo masculino, que está dormindo em segurança na sua casa e, quando desperta, olha pela janela e descobre que, basicamente, o mundo parece estar acabando do lado de fora. Vamos ver se o segundo episódio continua de onde esse parou um retoma para três semanas depois, que foi onde começamos.

Uma estreia incrível, uma série com um excelente potencial!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários