Vale o Piloto? – The Lost Symbol 1x01 – As Above, So Below

Bem-vindo, Robert Langdon!

Dan Brown é, provavelmente, um dos melhores autores da atualidade. Suas obras, sempre repletas de mistério e informações bem amarradas, conquistaram o público do mundo inteiro e foram adaptadas para o cinema em filmes de sucesso, a começar por “O Código da Vinci”. Agora, chegou a hora de acompanharmos um novo Robert Langdon em uma série semanal lançada pela Peacock, e eu preciso dizer: eu não poderia estar mais animado. Em “Dan Brown’s The Lost Symbol”, uma adaptação de “O Símbolo Perdido” (terceira aventura de Robert Langdon na literatura), o papel do professor de arte e simbologia de Harvard é assumido por Ashley Zukerman, e eu devo dizer que ele se saiu muito bem nesse primeiro episódio: carismático e talentoso, ele entrega o que se espera de Robert Langdon – para os menos puristas que não estão reclamando porque “ele não é o Tom Hanks”.

Robert Langdon é um professor talentoso e inteligente e “The Lost Symbol” começa quando seu mentor, Peter Solomon, é sequestrado. Langdon acaba se envolvendo, então, em uma aventura para resgatar Solomon enquanto precisa desvendar uma série de pistas, descobrir artefatos antigos, vislumbrar alguns segredos da maçonaria e, quem sabe, encontrar o que quem quer que esteja por trás do sequestro de Peter Solomon quer: um “portal” que possa levá-los à apoteose. O clima de suspense, mistério e investigação é brilhantemente construído nesse Piloto que também acerta em vários outros elementos, como a própria caracterização de seus personagens e o ritmo da narrativa. Conseguimos informação o suficiente para ficarmos empolgados e ansiarmos por mais, ao mesmo tempo em que percebemos que existe muito mais a explorar.

Como acontece nos livros de Dan Brown!

Langdon está no meio de uma aula (adorei a breve apresentação do personagem naquela aula de simbologia… sinto que eu poderia estar sentado naquelas cadeiras e ouvi-lo falar por horas!) quando recebe uma ligação do celular de Peter Solomon, mas é outra pessoa do outro lado: alguém o convidando para dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos ou qualquer coisa assim. Quando ele chega lá, no entanto, não existe evento algum do Smithsonian, conforme ele tinha sido informado, e ele descobre que está exatamente onde queriam que ele estivesse para que o “jogo” começasse: na rotunda do Capitólio onde a mão de Peter, transformada em uma representação da Mão dos Mistérios, “aponta o caminho” até o que quer que a pessoa que o levou queira. Além de uma dica de como Langdon pode ajudar nessa busca e por onde pode começar.

Assim, o episódio se torna uma eletrizante busca por símbolos e possibilidades, enquanto Langdon nos guia com sabedoria e agilidade, acompanhado de pessoas que adoraríamos acompanhar por todos os episódios – embora eu ache que Katherine Solomon assumirá o papel de sua “companions” definitivamente. Nesse primeiro episódio, no entanto, temos Sato, autoridade responsável pelo caso por motivos que ainda não são 100% claros, e Nunez, um divertido segurança do Capitólio que acaba se envolvendo em toda essa confusão. Eu realmente espero ver mais de Nunez, porque eu adorei o personagem, e ele tem momentos incríveis nos quais parece perceber coisas que outras pessoas deixam passar: ele vai ser útil durante a missão. A dinâmica de Langdon e Sato, também, é incrível. E é o trio quem consegue chegar a uma pirâmide escondida no subsolo do Capitólio pela maçonaria.

“As Above, So Below” é uma excelente estreia! Apresenta Langdon, apresenta seus futuros companheiros de jornada, apresenta a motivação principal para o caso e o “vilão” que está por trás disso tudo: Mal’akh. Ao que tudo indica, mudanças em relação ao livro vão aparecer na relação de Mal’akh com Peter Solomon, mas estou muito curioso para ver como isso vai acontecer. Quando Sato sai para investigar uma nova pista e deixa Robert para trás, ele acaba sendo enviado em busca da ponta da pirâmide, item essencial para conseguir desvendar a mensagem que talvez levará ao “portal para a apoteose” que Mal’akh está buscando – tudo com que Langdon se importa nesse momento, no entanto, é salvar a vida de Peter Solomon, e Katherine talvez possa ajudar… afinal de contas, ela está em posse de um segredo que o pai a fizera prometer que destruiria caso algo acontecesse com ele.

Essa série promete!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários