[Season Finale] Control Z 2x08 – La Última Venganza

“O que ele merece?”

É, a segunda temporada de “Control Z” atingiu mesmo seu ápice no sétimo episódio, o que quer dizer que tivemos um Season Finale fraco e desanimador como a maior parte dessa temporada meio sem-sentido – a principal falha dessa segunda temporada, a meu ver, foi a incapacidade da série de fazer com que nos importássemos com seus personagens. Na primeira temporada, nos importávamos com o Luis, tanto é que o episódio centrado nele nessa temporada foi de longe o melhor, porque o personagem foi bem desenvolvido. Não há mais ninguém naquela escola com quem de fato nos importemos, por isso foi até difícil de acompanhar com interesse toda a trama do “vingador”, que era, por fim, muito mais egoísta e sobre a própria pessoa por trás dos ataques do que com o Luis… e, agora, a temporada termina de um jeito genérico para justificar sua renovação.

Sério, a morte de Suzana vai segurar uma nova temporada?

O último episódio começa com Sofía saindo depressa do hospital para poder ir atrás do vingador, que ela finalmente descobriu quem era através de uma série de “pistas” que, a meu ver, só ela enxergou mesmo – Alex estava por trás dos ataques, e uma das coisas que a entregou foi o fato de ela não ter concretizado a vingança “planejada” por Luis contra Raúl, apenas batendo nele e roubando o dinheiro porque precisava dele para algo: ir embora para a Espanha com Gabriela. Mas Alex não fez nada do que fez porque era amiga de Luis ou porque achava que as pessoas precisavam pagar por isso – na verdade, ela fez aquilo para satisfazer ao seu próprio ego e, porque se sentia culpada por ter soltado o Gerry no dia em que ele matou Luis, queria que toda a escola também se sentisse culpada… ela queria compartilhar a culpa da morte de Luis com todos.

A “revelação” de Alex vem quando ela usa o celular de Luis para atrair Gerry até o terraço da escola, e brevemente retomamos o plot do episódio passado, no qual descobrimos, finalmente, que fim levou o desenho que Luis fizera de Gerry quando a história deles começou, e vemos que, apesar de tudo, não existia uma vingança planejada para Gerry – é tão triste pensar que, depois de tanto sofrimento, Luis provavelmente morreu ainda guardando o que sentia por Gerry, e foi ele quem o matou… quando Alex aponta uma arma para Gerry e o faz ficar na beira do prédio, mandando ele pular, a série nos confunde ao nos entregar novamente um rápido flashback do dia em que Gerry bateu em Luis, causando a sua morte – aquilo foi tão pesado e tão traumatizante que ainda me incomoda. A rápida visão daquela cena parece apagar todo o “desenvolvimento” de Gerry nessa temporada.

Mas não acho que ele merecia morrer… Alex tem uma ideia doentia de obrigar Gerry a gravar um story para Luis, e depois faz uma enquete no Instagram perguntando se Gerry merece viver ou morrer, e “morrer” ganha com 88%, o que só mostra o reflexo de uma geração bem perturbada. Toda essa confusão dá a Sofía e Javier tempo de chegar à escola, e toda a sequência final é uma verdadeira confusão, com direito a Sofía falando com Alex, Javier apontando a arma para Raúl dizendo que ele não ia pegar o dinheiro de volta porque ele ia usá-lo para salvar Natalia (?), e uma briga quase infantil pela mala de dinheiro no terraço da escola faz com que Suzana despenque lá de cima e morra ao atingir o chão… Suzana não é uma personagem querida, não é alguém com quem nos importávamos, não é uma boa maneira de segurar o público. Quanto ao dinheiro, que Pablo pega para salvar Natalia… bem, eu preciso dizer: o dinheiro era do Raúl, não era?

Enfim. Quando a terceira temporada for lançada eu decido se retorno ou não.

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários