Control Z 2x01 – No Se Puede Enterrar el Pasado

A vingança por Luis.

COMEÇOU MACABRO… E INTENSO. “Control Z” retorna, e embora eu devesse ter me dedicado mais a uma revisão da temporada passada antes de começar os novos episódios e não o tenha feito, eu gostei bastante do retorno. “No Se Puede Enterrar el Pasado” avança um pouco no tempo e não nos deixa ficar nos perguntando, por exemplo, se o Javier vai ou não sobreviver… ainda antes da abertura o vemos acordar no hospital e sabemos que tudo vai ficar bem. Diferente do que o que aconteceu com Luis, que morreu na temporada passada depois de ser agredido por Gerry em uma das cenas mais desesperadoras que eu já assisti em séries. E, falando em cenas desesperadoras, parece que “Control Z” vai se intensificar em seu segundo ano, e estou curioso para ver que tipo de histórias eles vão contar agora, enquanto tudo parece prestes a explodir nessa escola.

A memória da morte de Luis ainda é muito recente, mas algum “engraçadinho” (como ele é descrito) está diariamente abrindo o armário de Luis – muito mais do que uma “piada”, no entanto, isso parece ser um aviso… um aviso necessário. Alguém está vindo atrás de todos que fizeram mal a Luis como uma forma de vingar a sua morte – ou por algum outro móvito que ainda desconhecemos. A escola, da maneira mais hipócrita possível (porque a verdade é que Luis passou por inúmeros casos de bullying e situações humilhantes naquela escola, e nem o diretor nem ninguém tomou uma atitude a esse respeito), prepara uma “homenagem” a Luis, à qual a sua mãe não comparece… e ela estava certíssima. Eu mesmo fiquei profundamente incomodado e inquieto assistindo a todo aquele teatro armado por pura obrigação – foi patético.

Algumas outras tramas paralelas fazem suas aparições nessa estreia da segunda temporada, mas parecem cenas meio perdidas quando não assistimos à série em maratona e, consequentemente, não nos lembramos de todos os detalhes do que aconteceu na última temporada – por exemplo, temos uma cena da Sofia sendo confrontada pela mãe despois de descobrir que o pai estava vivo e que Sofia sabia disso, mas isso é uma história ainda a ser mais desenvolvida nos próximos episódios… também vimos a Naty, enfrentando problemas com pessoas a quem deve dinheiro, mas também é uma história cujos detalhes não são muito claros em minha memória. Ainda assim, “Control Z” consegue construir um bom episódio nesse retorno, e movimenta a trama em uma sequência de ação eletrizante que nos prende e nos empolga.

Durante a cerimônia organizada para Luis na escola, todos os jovens são distraídos por mensagens que recebem em seus celulares – é um vídeo publicado na conta de Luis (!), dizendo que “eles não podem enterrar o passado”. Então, alguém está vindo atrás de todos os culpados por sua morte. Gerry está desaparecido desde a morte de Luis, cartazes com o seu rosto foram espalhados por toda a escola, então ele não vai ser a primeira pessoa que pagará pelo assassinato. Assim, quem quer que esteja por trás dos novos ataques vem, primeiro, atrás de Dario e Ernesto, os dois melhores amigos de Gerry que foram coniventes com todos os ataques dele a Luis e que são tão desprezíveis quanto ele. E a verdade é que é extremamente fácil enganá-los com uma pizza que os droga e os coloca para dormir… então, ELES SÃO ENTERRADOS VIVOS.

Particularmente, isso é algo que me causa tremenda agonia. Só o pensamento de ser enterrado vivo já parece me deixar sem ar. O episódio é interessante e traz algo que era muito aparente nos primeiros episódios de “Control Z”: os instintos investigativos de Sofia que se assemelham a uma jovem Sherlock Holmes. Ela percebe detalhes que outras pessoas não percebem, então ela descobre que Dario e Ernesto foram enterrados vivos, entra em contato com eles, e então usa todos os detalhes possíveis (como os barulhos de fogos de artifício no fundo da ligação) para descobrir onde eles podem ter sido enterrados, e quando eles chegam até o cemitério no pátio de uma igreja, ela demora mais um pouco antes de descobrir em que túmulo eles foram colocados, mas Javier e Sofia conseguem salvar Dario e Ernesto pouco depois de eles terem perdido os sentidos pela falta de oxigênio.

Uma cena angustiante.

Quem quer que estiver por trás disso… não está para brincadeira.

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários