¿Quién mató a Sara? 1x03 – Cariños, Sara

Diana, a Caçadora.

Começo a ter a impressão de que qualquer um poderia ter matado a Sara – esse episódio dá vários indícios de que pode ter sido José María Lazcano, o Chema, mas a proposta narrativa de “¿Quién mató a Sara?” parece ser justamente a de colocar, a cada episódio, alguém como “principal suspeito”, então ainda não tirei conclusões… não descarto Chema como um suspeito mais, porque agora vimos que ele tem um “motivo” e certamente ele tinha os meios – pode ser o Chema como pode ser qualquer um. “Cariños, Sara” continua desenvolvendo a trama do mistério em volta do assassinato de Sara Guzmán, mesclando o presente e o passado, ajudando-nos a entender o cenário como um todo e, quem sabe, permitindo que comecemos a construir teorias… eu continuo com um ódio tremendo da Família Lazcano, mas sinto que talvez também peguemos ranço de Sara.

Enfim…

Uma parte importante do episódio está em torno de Elisa, que continua se fazendo passar por “María”, achando que Álex não tem ideia de quem ela é, mas ele deixou que ela se aproximasse sabendo exatamente que se tratava de uma Lazcano… é parte do seu plano. Não sei bem como funcionará a dinâmica entre eles, porque Elisa está visivelmente assustada com os poderes de Chema ou a obsessão estampada nas paredes de sua casa, mas, ao mesmo tempo, ela também está bastante curiosa e ela quer algum tipo de resposta: Sara foi mesmo assassinada? E, se sim, por quem foi? Ela já não tem certeza de que Álex é o culpado, e está destemidamente fazendo perguntas que podem acabar com ela. De todo modo, da última vez que Elisa entra na casa de Álex e eles acabam transando (!), Álex deixa de esconder que sabe quem ela é… o que ela vai fazer agora?

No passado, uma parte do episódio se dedica a mostrar a trajetória da faca que foi usada para cortar a corda do paraquedas de Sara, bem como a paixão secreta que Chema nutria por Álex desde a juventude. A faca (aquela que a Sra. Lazcano jogou no rio depois do assassinato de Sara e que foi recentemente retirada de lá) foi um presente de aniversário de Álex para Chema, e isso ainda não quer dizer muita coisa, mas é interessante vê-la caminhando por lá justamente tão perto do assassinato – ao que tudo indica, a faca estava em posse de Chema quando foi usada para matar Sara. Ainda no passado, acompanhamos uma cena em que, astuto, Chema conseguiu convencer Álex a fazer um ménage com ele e com uma garota, embora não tenha gostado quando o Chema se aproximou demais dele, e revemos a cena em que Chema filma enquanto Álex toma banho…

Dessa vez, no entanto, descobrimos que Sara o viu, e aquela cena é bem difícil de se assistir – o Chema não estava certo em fazer o que fez, mas Sara também foi bem babaca com ele, porque o seu discurso não pareceu de apoio ao irmão e sua privacidade, na verdade, mas mais um discurso homofóbico, e ela ameaçou contar a César sobre Chema ser gay. Bem, ao que tudo indica poderia ter sido o Chema a matar Sara, então. Sabemos que Chema alimenta uma obsessão por Álex até hoje, o que não pode ser saudável, e que ele certamente ficaria apavorado no passado com a possibilidade de Sara contar sobre ele ao pai, que sempre foi um nojento… ele teria coragem de matar Sara para não enfrentar isso? No presente, Álex acaba encontrando Chema, mas não por desconfiar dele: ele quer os vídeos que Chema vivia gravando quando eram adolescentes, porque pode tirar algo deles. Mas Chema reage quando ele cita o nome “Diana, a Caçadora”.

E ele tem um livro sobre Diana em casa… SERÁ QUE CHEMA É MESMO “DIANA, A CAÇADORA”?

Confesso que já estou ficando triste por causa do quase casamento de Chema e Lorenzo… sério, por que eles não podem ser felizes juntos e pronto? Essa obsessão que Chema tem por Álex desde o passado não tem como ser uma coisa boa, e isso vai acabar com o casamento que ele tem com Lorenzo, infelizmente. Os acho tão bonitos juntos, mas já consigo perceber que não existe futuro ali, porque mesmo depois de 18 anos Chema continua assistindo aos vídeos de Álex no passado, seu coração claramente continua saltando quando encontra o Álex… é uma pena, porque Álex claramente nunca sentiu o mesmo por ele, mas Chema vai acabar se envolvendo com essa trama toda no presente e descuidando uma família que estava construindo ao lado de Lorenzo, já que eles estavam, inclusive, pensando em ter um filho juntos…

Vamos ver que papel Lorenzo vai desempenhar nessa trama toda também. Curioso!

 

Para mais postagens de “¿Quién mató a Sara?”, clique aqui.

 

Comentários