MacGyver 5x13 – Barn Find + Engine Oil + La Punzonatura + Lab Rats + Tachometer

Morando juntos.

Com a notícia de que a quinta será a última temporada de “MacGyver”, entramos na reta final da série abruptamente, e nos perguntamos como será esse encerramento, tendo em vista que o último episódio irá ao ar no dia 30 de abril – “Barn Find + Engine Oil + La Punzonatura + Lab Rats + Tachometer” traz um caso interessantíssimo ao mesmo tempo em que tenta avançar elementos que já foram apresentados mais cedo na temporada, como os nano-trackers (que começam a causar problemas sérios a Mac). Também temos uma boa parte do episódio dedicada ao relacionamento de Mac e Desi, e eu passei o tempo todo tenso, me perguntando o que aquilo tudo significava, mas acho que, no fim das contas, a resolução foi bonitinha e eu gosto de pensar que está tudo bem com o meu casal. Faltam pouquíssimos episódios para essa história se resolver de vez.

No caso da semana, Mac e Desi são enviados sozinhos para uma missão… se no episódio passado eles foram para a Índia e tiveram que ser confrontados com toda a ideia de casamento enquanto decidiam apenas morar juntos, nesse episódio eles precisam conviver – dentro e fora da missão. A Phoenix Foundation os envia para Umbria, na Itália, onde Mac e Desi precisam resgatar um antigo carro que pode conter alguma pista que os leve até Franco Scuro, um criminoso que desapareceu há 15 anos. O desenvolvimento da trama é muito bacana, gostei bastante de ver o Mac e a Desi tentando negociar o carro, por exemplo, mas as coisas se complicam de verdade quando as histórias começam a se conectar… em paralelo, Matty colocou Bozer e Riley para trabalharem incansavelmente naquela coisa toda de nano-trackers, e esse episódio vai mostrar o quanto isso é importante.

Isso porque, eventualmente, os nano-trackers causam problemas.

Ao longo de todo o episódio, vemos Mac “dar problema”. Já na introdução do episódio, aquela ceninha curta que pega o fim de um caso que nunca veremos completo, Mac falha ao criar algo que pode salvar a vida de milhares de pessoas – e isso parece atormentá-lo. Ele ainda está tão obcecado com a sua falha, tentando entendê-la, que ele não dá a menor atenção para Desi quando ela se muda para a sua casa, como eles combinaram no episódio passado… tampouco abre espaço para que ela coloque suas coisas, e os dois parecem brigar o tempo todo, o que eu achei angustiante de se assistir. Durante a missão, os dois não parecem muito melhores do que quando estão em casa, porque eles parecem brigar o tempo inteiro, e Mac está irritadiço pelo fato de estar perdendo o controle sobre suas mãos e não estar conseguindo criar coisas como sempre fez.

Eu gosto, no entanto, de como o episódio resolve a energia caótica desse relacionamento, porque quando descobrimos que o problema nas mãos de Mac são por causa dos nano-trackers e Bozer comenta que isso “se intensifica com o stress”, eu fiquei pensando se isso tudo era porque Desi tinha se mudado para a casa dele, mas talvez seja de antes disso… talvez tenha origem na primeira falha, lá no navio; ou talvez até seja em grande parte por causa de Desi se mudando para a casa dele, mas não pelos motivos que pensamos inicialmente, mas porque tudo é muito novo e Mac tem medo de situações em que ele não esteja no controle. Na verdade, todo esse problema acaba provocando um grande amadurecimento na relação de Mac e Desi, e o resultado, depois de tantas briguinhas, acaba sendo algo bastante bonito pelo qual eu estava esperando.

Porque não é só sobre eles morarem juntos – é sobre eles dividirem uma vida, e é sobre a Desi amar o Mac por quem ele é e não pelo que ele pode fazer. E é sobre o Mac entender isso finalmente. Gostei, então, de ver a maneira como eles se conectaram significativamente ao longo do episódio quando Desi “precisou ser as mãos de Mac”, e enquanto ele a guiava para fazer as coisas, eventualmente até “simplificando” sua linguagem para o que as pessoas de fato entendem. No fim, tudo foi muito fofo e, de quebra, eles conseguiram resolver todo o caso do carro e de Franco Scuro da melhor maneira possível, chamando a atenção dele em uma exposição depois de reformar o carro. O que foi o Mac e a Desi convivendo em paz em casa no fim do episódio e cantarolando o jingle que os irritou durante grande parte da missão quando se deitam pra dormir?

Amei.

Deixem esses dois juntos, por favor.

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários