Amy, a Menina da Mochila Azul – Matías em San Felipe: Parte 2

A mentira de Amy…

Matías acha um absurdo que tenham levado sua filha à força para San Felipe, mas ver as condições nas quais ela é deixada foi a gota d’água para Matías, e ele percebeu que precisava fazer alguma coisa urgentemente. Matías usou toda a ajuda que pôde para enfrentar seus medos e o trauma que tinha do mar e se lançar, no Bucanero, sozinho em direção a San Felipe, tudo para poder ver sua filha, e Carlota faz de tudo para impedi-lo de ver Amy, dizendo que “ela está castigada por mau-comportamento” e não poderá ver o pai. Inconformado, Matías procura por uma maneira de ver a filha, e acaba a encontrando presa atrás de grades em um calabouço que acaba dando na praia perto de onde Matías atracou o Bucanero: é completamente revoltante que ela esteja nessas condições, então o Matías resolve que é hora de fazer alguma coisa a respeito.

Antes de ir embora de volta para Puerto Esperanza, Matías grita um pouco na frente de San Felipe, mas Minerva o ameaça, dizendo que, se ele retornar, ela vai contar para Amy que ele não é seu pai biológico. Por um momento, achei que Matías fosse cair nessa ameaça, mas a revolta de ver as condições de sua filha é maior, então ele acaba indo e voltando a San Felipe com Benigno, o responsável pelo Conselho Tutelar: se ele conseguir mostrar o que Carlota faz com as crianças, ele poderá salvar a sua filha… infelizmente, mesmo que seja muito legal ver o pavor de Carlota com a visita surpresa de Benigno, nós sabemos que ela vai encontrar uma maneira de se safar, e ela o faz porque Benigno não é firme o suficiente para averiguar as denúncias feitas por Matías… era a chance de salvar não apenas Amy, mas todas as crianças do lugar, e ele a perdeu.

Está tarde, Carlota diz que “as crianças já estão dormindo”, então não permite que Benigno ou Matías entrem em San Felipe atrás de Amy, dizendo que “ela mesma vai buscá-la”, o que é algo ridículo para tudo o que está acontecendo ali – Benigno não queria verificar se o que Matías disse era verdade? A única maneira de fazê-lo era ir com Carlota até onde Amy estava! Enquanto isso, Amy consegue escapar de seu calabouço, depois de se assustar com as tumbas que estavam por ali, com a ajuda de seus amigos. Carlota encontra Amy e as crianças pouco depois da fuga, e fica furiosa, mas diz que não tem tempo de castigá-las no momento, o que não quer dizer que não vá fazer isso na manhã seguinte… então, ela pega Amy pelos cabelos (!) e a leva até Minerva, mandando ela dar um banho na garota e arrumá-la para uma visita surpresa de Matías e Benigno.

A demora de Amy é a prova de que alguma coisa estava errada.

Mas fica tudo por isso mesmo!

Antes de Amy poder ver o pai, Minerva a ameaça, e ela é muito mais influenciável do que o Matías: Minerva diz a Amy que sabe um segredo do seu pai e que, se ela disser a verdade, ela vai denunciá-lo e mandá-lo para a cadeia, e então Amy nunca mais voltará a vê-lo… infelizmente, por mais que não queira acreditar, Amy prefere não correr o risco, e é uma sequência bem difícil de se assistir, porque Amy mente e nega toda a história do calabouço, dizendo que estava em seu dormitório e sempre esteve – Matías sabe que ela está mentindo porque deve ter sido ameaçada, mas não pode provar, e Carlota faz toda uma cena revoltante com Benigno. Amy volta para o dormitório chorando, sentindo-se mal por ter mentido para o pai, e ela pergunta a Minerva por que elas os odeiam tanto, sendo que ela nunca fez nada, mas Minerva não sabe responder.

É pura crueldade.

Quando Matías retorna a Puerto Esperanza, ele tem uma cena emocionante com Raúl, que está passando por um momento muito difícil depois que Cláudio tentou matar seu pai. Matías encontra Raúl sozinho e chorando no escuro, perto do Bucanero, e pergunta o que está acontecendo, e então Raúl o abraça, antes de responder. E aquilo quase me levou às lágrimas, porque toda a história de Raúl com o ataque ao pai é fortíssima e triste! Raúl, então, diz a Matías que, com todo esse problema, não sabe quando vai poder ir ver a Amy novamente, e então pede que Matías continue a visitando, para que ela não se sinta sozinha… Matías é um querido, também, e responde que Amy está bem (ele não precisava entrar em detalhes, seria maldade) e que disse pensar muito em Raúl toda vez que olha as estrelas, e Raúl até se permite sorrir, pela primeira vez em muito tempo.

Então, o abraça novamente!

<3

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários