Amy, a Menina da Mochila Azul – Coral ajuda Sebastián

A CIÊNCIA vs A MAGIA

Amy está de volta a Puerto Esperanza, e é muito bom ver uma pausa em todo o sofrimento da personagem, que era constantemente torturada e castigada em San Felipe… agora, o enfoque vai para a saúde de Sebastián, e Amy fará qualquer coisa para ajudar o amigo – inclusive apresentá-lo para Coral, que talvez possa ajudá-lo de alguma maneira. Amy leva Raúl à caverna na qual conversa com sua amiga sereia, chamando por ela, mas embora ela grite o nome de Coral, ela não aparece… não até Raúl quase se afogar e desmaiar. Depois disso, ela aparece para Amy, explicando que nem todos podem vê-la, e como Amy parece desesperada e insiste para que ela apareça para Raúl, ela diz que fará isso, mas ele a verá “de uma maneira diferente dela”. Então, Coral aparece como se fosse em um sonho para Raúl, enquanto ele continua desacordado.

Nesse “sonho”, Coral dá um recado importante para Raúl, dizendo que ele deve trazer o pai ao mar e acreditar em milagres; isso talvez o curará. Agora, a missão das crianças é trazer Sebastián até a praia, mas essa não será uma missão fácil – e, infelizmente, eles não terão a ajuda de nenhum adulto. Mesmo assim, Raúl acorda animado e feliz, dizendo que Amy tem razão, que Coral existe e que ela falou com ele. Antes de fazerem qualquer coisa, Raúl e Amy até tentam conseguir a ajuda da Dra. Emília, sem sucesso… durante a festa que o povoado preparou para Amy, eles pedem para falar com ela e dizem que “sabem como curar Sebastián”, mas é claro que Emília não quer dar ouvidos para as “fantasias” das crianças: ela é uma mulher da ciência e não vai fazer qualquer loucura, como tirar o Sebastián, nas condições em que ele está, do quarto em que está.

Emília tenta dizer isso para as crianças, tenta fazê-los entender que eles não podem mover o Sebastián, porque isso pode ser pior, mas embora ela fale sobre como é perigoso, as crianças não desistem do plano: só terão que fazer o que já fariam, sem ajuda. Assim, gostei de ver essas crianças se reunindo por uma boa causa, organizando uma verdadeira operação intrincada para tirar o Sebastián da suíte de Octávio e levá-lo ao mar – e muita gente, inclusive o Adrián, acaba se envolvendo. Unidas, as crianças protagonizam alguns momentos até divertidos e um pouco mais leves do que o que a novela vinha apresentando até então, colocando sonífero em suco para que os seguranças e o cara das câmeras dormissem, trancando a Emília na cozinha para que ela não aparecesse e colocando uma aranha no balcão da recepção, para passar sem ser vistos.

ELES PENSARAM EM TUDO.

No fim, no entanto, as coisas ficam complicadas… o pessoal do hotel liga para a suíte do Octávio falando de “intrusos na praia”, e ele se surpreende ao descobrir que esses “intrusos” são Adrián e seus amigos, então os seguranças, o Octávio e a própria Emília correm para a praia, onde as crianças tentam empurrar Sebastián até o mar, sem muito sucesso, porque as rodinhas da maca em que o carregam acabam atolando na areia… ali, eu voltei a ficar tenso, porque é uma verdadeira corrida contra o tempo, com direito a gritos, determinação e o Adrián machucando a perna de um jeito tão sério que o deixará em uma cadeira de rodas por umas semanas… mesmo assim, Adrián é quem consegue desatolar a maca e, enquanto as crianças levam Sebastián até o mar, Adrián tenta atrasar os seguranças que estão passando por ele, para que os Caçadores de Tesouro consigam cumprir a missão.

Não conseguimos ter certeza se o plano funciona ou não, mas vemos uma luz brilhando no mar e vemos Coral se aproximando, enquanto Emília, do outro lado, grita e manda que tirem Sebastián imediatamente do mar. Amy pede por só mais um momento, Adrián pede que Octávio intervenha e peça que os seguranças esperem, mas Emília é muito enfática dizendo que eles estão colocando a vida de Sebastián em perigo e ela não vai permitir isso, e então eles o levam de volta para o quarto, mesmo com todos os protestos das crianças, e ficamos tensos, nos perguntando se tudo aquilo fora em vão… as crianças ainda levam uma bronca pesada de Emília, que lhes diz que se algo acontecer a Sebastián, a culpa será deles… ela desconsidera tudo o que estão dizendo, fala de suas mentes fantasiosas que os fazem acreditar em histórias de sereias, mas diz que eles colocaram a vida de um homem em risco.

Emília é intensa e eu a entendo, sendo médica e falando com a razão, mas minha alma de criança não permite que eu a entenda por completo e tive que sentir um pouco de raiva dela, pela maneira como falou com as crianças, pela grosseria, pela maneira como chamou o que estavam dizendo de “tonterias”. Enquanto Emília vai cuidar de Sebastián depois do ocorrido, Raúl e Amy entram no quarto e, chorando, Raúl abraça o pai e pede que ele acorde e, então, ELE MEXE O DEDO – pela primeira vez em muito tempo. Amy diz que é a Coral o curando, e Sebastián começa a apresentar sinais significativos de melhoras… sinais que Emília não compreende, e ela anuncia a melhora dizendo que “os médicos não sabem a que atribuir isso”. Já é reconfortante o suficiente ouvir a Emília reconhecer que “não existe uma explicação lógica” para o que está acontecendo…

Então, só pode ter sido a sereia!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários