ESTREIA de “Power Rangers Time Force” – Force from the Future: Part 1


“A thousand years in the future, peace and justice reign. Thanks to the brave legion of the Time Force Police, the streets have been cleared of every criminal. Every criminal except one, that is. Ransik”

 

Eu sou completamente apaixonado por “Power Rangers Time Force” e, para mim, é de longe A MELHOR TEMPORADA DA FRANQUIA – e essa estreia maravilhosa já mostra todo o potencial do que veremos a seguir! Gosto dessa temporada, especialmente por sua forma de contar história, e pelas escolhas criativas que ainda são coloridas, ainda são divertidas e carismáticas, mas, ao mesmo tempo, escolhe contar uma história séria, com um roteiro complexo que cresce e se desenvolve, uma trama bem elaborada construída ao longo de 40 episódios, até uma conclusão que coroa “Força do Tempo” como a temporada incrível que ela é. Amo os cenários, amo a pegada ficção científica finalmente sendo devidamente levada à sério, e a primeira parte de “Force from the Future” se passa inteiramente no Ano 3.000, apresentando muito bem todo esse universo!

A introdução do episódio, com uma narração curta e objetiva, nos apresenta o mundo, a Força do Tempo e, por fim, Ransik, o perigo e assustador criminoso cuja história acompanharemos – vemos os policiais da Força do Tempo do lado de fora, em uniformes brancos, ainda antes de sabermos quem é cada um deles… e percebemos que o plano de Ransik sempre foi viajar no tempo, porque, como ele diz: “If I can’t rule the presente, then I’ll rule the past!” É aí que Alex faz a sua estreia como RANGER FORÇA DO TEMPO VERMELHO, aparecendo já morfado, e pronto para levar um criminoso para a prisão – “In the name of Time Force, I place you under arrest”. É uma bela apresentação do Ranger Vermelho, além de ser cedo, porque ainda nem vimos a abertura e já conhecemos o Red Ranger, mesmo que não vejamos o seu rosto e ele ainda não seja o Wes.

O primeiro episódio e a introdução à trama me faz perceber o quanto tudo é sério dessa vez. Ransik é um vilão bem construído, possivelmente o melhor vilão da franquia, e com uma caracterização assustadora que não é, necessariamente, para o público infantil – e aquela cena do Ransik tirando a espada do joelho para enfrentar o Ranger Vermelho ainda me causa uns calafrios. A batalha de Ransik e Alex é intensa, e acaba com uma explosão e Jen, do lado de fora, preocupada com Alex, até que ele saia levando o Ransik para fora: finalmente capturado. Há um quê de celebração aliviada que toma conta de toda a Força do Tempo, e Alex, cujo rosto enfim conhecemos, entrega ao Capitão uma parte do dispositivo para viagem no tempo com o qual Ransik planejava ir para qualquer tempo da história. Como o Capitão comenta: isso seria catastrófico.

Alex é um personagem interessante e, aqui, eu faço de tudo para não me deixar influenciar pelo futuro da temporada – mas podemos perceber que ele é durão, responsável e bastante sério, talvez até demais, enquanto Jen tem uma energia que não é o que lembramos da personagem quando nos lembramos da temporada… emocionada e feliz por tê-lo seguro, ela o abraça, e quando Alex diz que, agora que Ransik foi capturado, eles terão mais tempo para eles, como um casal, ela abre um sorriso que, para a minha memória, parece deslocado da personagem… nunca me lembro dela tão altiva, tão feliz – por causa do que está para acontecer ainda nesse episódio. Enquanto o julgamento de Ransik acontece, Alex tira um tempo para falar com Jen, em uma cena muito fofa, na qual ELE A PEDE EM CASAMENTO, e ela não poderia estar mais feliz com seu novo anel.

Impressionante como isso vai se converter num momento tão triste.

Tudo começa no julgamento de Ransik… ele está sendo julgado, uma plateia grande o assiste, e Katie está toda contente, comentando com Lucas sobre como isso é um máximo e como Ransik “vai cair, com certeza”, mas Lucas, muito mais realista e, quem sabe, pessimista, diz que nada é “certeza”. Na hora do veredito, Ransik é devidamente declarado culpado e sentenciado à prisão criogênica para o resto da vida, notícia recebida com aplausos e celebração, mas sabemos que as coisas não ficarão assim, e é incrível a camada séria e tensa que a temporada dá a cenas como essa, porque podemos ver a intensidade da cena de Ransik sendo levado para fora, todo acorrentado, e a promessa/ameaça em seu olhar, quando ele encara Jen… mais tarde, quando Jen e sua equipe ganham a missão de transportá-lo até a prisão, Ransik está perturbadoramente tranquilo, até sorridente.

E ela diz que ele não deveria estar assim, não com o futuro que lhe espera…

“The future is full of surprises”

Então, Jen e os demais policiais da Força do Tempo que transportavam Ransik CAEM EM UMA ARMADILHA – o carro para, Ransik começa a rir (o que é macabro), e Nadira ataca Katie e Trip, e é tarde demais para Lucas e Jen irem embora, levando Ransik com eles… tudo está saindo exatamente conforme Ransik planejara, com a ajuda de sua filha, Nadira, e ele consegue escapar, deixando a equipe de Jen caída, derrotada e tendo que anunciar ao Capitão que, depois de tudo o que eles tiveram que fazer para capturar o vilão, eles falharam. Então, eles são demitidos, e a decisão reverbera entre os quatro: Lucas se volta contra Trip, já que ele é sensitivo, tem visões e tudo o mais, e pergunta por que ele não contou que Ransik estava pensando em escapar, se pode ler os pensamentos das pessoas, e Trip tenta explicar que não funciona assim, não o tempo todo.

As relações são bem estabelecidas já de cara, e gosto muito das personalidades dos futuros Rangers, e como eles são diferentes um do outro – e, claro, adoro as temporadas que trazem ADULTOS como Power Rangers, já com suas profissões definidas. Essa é uma das grandes forças de “Time Force”. Jen é a líder do grupo, responsável, sonhadora e, eventualmente, endurecida pelos acontecimentos recentes. Lucas é duro demais, porque gosta das coisas perfeitamente, e demonstrar sentimentos não é seu forte. Katie é prática, esperta e incrivelmente forte. Trip, o mais jovem do grupo, é inocente, sensitivo e tem um excelente coração… gosto de como, quando Lucas se volta contra Trip, é Katie quem o defende, afastando o Lucas, e como Trip a abraça, com os olhinhos tristes e à beira das lágrimas, sentindo-se protegido junto a Katie. E, aqui, Jen começa a endurecer: quando Lucas diz que é injusto e eles não deviam ter sido demitidos, Jen discorda.

A demissão foi justa, eles falharam em algo grande demais.

Enquanto isso, acompanhamos um pouco de como funciona a prisão criogênica, enquanto os criminosos são congelados e diminuídos, e guardados em uma espécie de cápsula em geladeiras, e Nadira invade o lugar atirando, para roubar alguns monstros para o exército do pai… aqui, então, os poderes de Trip funcionam, e ele “recebe um sinal”, que é uma espécie de visão que o leva até a prisão, onde ele vê que Ransik e Nadira estão atacando. Jen, então, diz que eles precisam ir até lá agora, porque foram eles que o perderam e, portanto, eles mesmos vão recuperá-lo. Para isso, eles pegam “emprestado” o carro de um civil, em outra cena INTELIGENTE que mostra um pouco de cada personagem: Jen toda certinha, pedindo o carro educadamente; Katie muito mais prática, arremessando o cara para fora do carro; e Trip o mais sensível e fofo, pedindo desculpas ao cara e dizendo que mandarão outro.

Quando eles chegam até o terraço da prisão, Ransik e o Ranger Vermelho estão em outra batalha TENSA. É uma luta séria e quase sangrenta, na qual Alex diz que Ransik pode vencê-lo, “mas nunca fugirá da Força do Tempo”, e Ransik responde que, para onde ele está indo, “não existe Força do Tempo”. Então, Jen, Lucas, Katie e Trip chegam, e no momento em que Alex se distrai por meio segundo para olhar para eles e chamar o nome de Jen, ele é atacado nas costas pelo Ransik, dando início a um acontecimento que raramente vemos em “Power Rangers”: A MORTE DE UM PERSONAGEM. O grito de Jen é angustiado, e ela corre até Alex enquanto Ransik foge por uma fenda temporal rumo a algum lugar do passado, e Jen tem a oportunidade de conversar com Alex mais um pouquinho, enquanto ele morre em seus braços… certamente, algo que não estamos habituados na franquia.

À beira da morte, Alex entrega a Jen o seu morfador, e diz a ela que ela vai encontrar mais quatro morfadores na nave: essa é a única maneira de deter Ransik. Ela não quer falar sobre isso agora, mais preocupada com o seu estado, mas ele pede que ela prometa que não vai parar enquanto não capturá-lo, e então ele promete. “You and me” “Forever”. Em um momento melancólico e emocionante, então, Alex morre nos braços de Jen, mostrando mais uma vez que essa temporada não está para brincadeira, e agora Jen está mais determinada do que nunca a deter Ransik – não é apenas porque ela e sua equipe o deixaram escapar; agora, é porque ele matou o amor da sua vida, o homem que era seu noivo, que em breve seria seu marido. Então, acompanhada por sua equipe fiel, Jen rouba uma nave/máquina do tempo para seguir Ransik aonde quando quer que ele esteja.

Começou… E COMEÇOU COM TUDO!

Que primeiro episódio PERFEITO!

 

Para mais postagens de Power Rangers Time Force, clique aqui.

 

Comentários