The Flash 4x16 – Run, Iris, Run



“We are the Flash!”
Vocês lembram como Iris West vêm dizendo, a vários episódios, que “We are The Flash”. Talvez não soubéssemos que ela estava sendo tão literal quando dizia isso. Nesse divertido episódio, Iris West ganha os poderes de Barry Allen e vira a mais nova velocista titular da equipe, e acaba por ser um episódio muito bom, embora a sinopse não tenha me deixado tão animado. Eu ainda me incomodo com várias coisas em “The Flash”, e me irrito com a maneira como Barry deixou as coisas chegarem até esse pondo com Clifford DeVoe, só para agora ficar fazendo drama por não estar mais na polícia, e eu acho que os “discursos motivacionais” vivem nos enchendo a paciência, mas, de modo geral, eu gostei. Enquanto isso tudo acontece, Harry está decidido a criar um “thinking cap”, como o que DeVoe usava na noite em que virou The Thinker, e Ralph Dibny decide não sair mais do S.T.A.R. Labs, por motivos de segurança.
Há quem reclame abundantemente da participação de Ralph Dibny nesse episódio, ao passo que eu tento entendê-lo – acontece que ele está assustado com toda essa perspectiva de ser pego pelo DeVoe, e ele está fazendo de tudo para manter-se em segurança. Não é irracional. E é ele quem coloca na cabeça de Iris West a dúvida sobre sua posição na equipe, quando ela diz que ela é a líder da equipe (quem a elegeu a “chefe” desse jeito, huh?), e ele diz que ela sempre está ali, em segurança, enquanto são eles que estão em campo tendo que arriscar a sua própria vida. Embora ele tenha cenas fortes como essa, ele também tem cenas leves e divertidas como “I'm innocent. I'm still gonna get terminated. Oh, my God. I'm Sarah Connor”, e nesses momentos eu percebo como ele estava ainda mais lindinho nesse episódio do que em qualquer outro…
…talvez fosse a camisa meio aberta.
Enquanto Harry trabalha em seu “thinking cap”, com uma ajuda inusitada de Ralph Dibny e com Cisco Ramon se recusando a ajudar, por quase todo o episódio, novos meta-humanos surgem em Central City. Um deles é Eric Frye, um assaltante de banco bem gatinho que, como descobrimos, não é um dos bus-metas. No entanto, também conhecemos outro personagem, Matthew Kim, que é capaz de retirar os poderes de Eric Frye quando toca nele, e isso causa toda uma confusão no Team Flash, que se pergunta: “How does someone lose their powers?” Em busca do tal de Matthew, Iris acaba indo a campo com Joe por causa do que Ralph lhe disse, e isso, eventualmente, coloca ela e Barry em uma situação inusitada em que Barry toca Matthew Kim, passando seus poderes a ele, que imediatamente os conduz até Iris West, pelo ombro em que toca.
“I lost my speed”
“Uh, guys, I think I found it”
Assim, Iris se torna uma VELOCISTA, contra todas as possibilidades, e a trama por trás do personagem de Matthew Kim é promissora. Eles sabem que Clifford DeVoe está atrás dele, e com esse poder ele pode tirar todos os poderes do time, então precisam chegar antes até ele, para convencê-lo a ajudá-los, e quem sabe ele mesmo TIRAR os poderes de DeVoe. Seria possível? Enquanto isso, Barry treina Iris West, e não demora muito para que a primeira missão apareça e Iris vá à rua como “Flash”, com máscara e tudo. A cena é legal e invertida, com Iris salvando as pessoas de um prédio em chamas, e Barry ficando para trás, na comunicação – mas Iris não tem a experiência necessária para ser uma heroína desse nível, e não consegue apagar o fogo, tampouco fugir quando um pedaço do teto cai sobre a sua perna. Assim, Cisco tem que ir lá salvá-la.
Pelo menos ela não é INVENCÍVEL como velocista também!
Agora, eles precisam encontrar Melting Point (como Cisco batiza Matthew Kim) para que ele reverta o processo, ou Iris será a Velocista do time permanentemente. Antes de fazê-lo, no entanto, Iris Flash vai à luta contra Dave Karofsky, que agora tem os poderes pirotécnicos de Eric Frye. Ela consegue capturar Matthew Kim, e com um discurso motivacional de Barry (cuja única parte importante é o “Now run, Iris, run!”), ela corre sobre a água e produz uma onda gigante pessoal (?) para deter um ciclone de fogo que ameaça destruir parte da cidade e matar centenas de pessoas. Então a aventura de Iris Velocista chega ao fim, Matthew Kim devolve os poderes a Barry e aceita a proposta de se juntar à equipe, porque ele sente que quer fazer a diferença. Afinal, a cidade quase foi destruída por causa dele. Mas eu sinto que não será assim tão fácil destruir DeVoe…


Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários