Chiquititas (2015) – Mili vai morar com Gabi!


“Mili… você não vai abandonar a gente, vai?”
Eis aqui uma trama controversa para “Chiquititas”. Eu fico profundamente dividido quando assisto a essa parte da novela, porque eu acho que a Gabi acolher a Mili em sua casa é muito bonito e prestativo, e isso permite que elas se aproximem como mãe e filha, e que a Gabi, inclusive, possa sentir que a Mili é a sua filha, em algum momento. No entanto, elas não sabem disso oficialmente, e então quase parece aleatório, embora o carinho de uma pela outra sempre tenha sido muito forte. Além do mais, precisamos cuidar com como as coisas são feitas em relação ao fato de Mili estar cega, porque ela não está inválida. Sinto que, talvez, trabalhamos mais na independência de Mili no orfanato do que, de fato, na casa dos Almeida Campos, vide quando o Júnior a ajuda a ir até a sala e diz que “ela não pode ficar andando sozinha pela casa”.
Oi?
Vide o Téo de “Cúmplices de um Resgate”!
Mas eu também questiono essa decisão de levar Mili para morar com Gabi por questões de sentimentalismo mesmo. A Mili sempre foi “a garota mais velha” do orfanato, ela sempre cuidou de todas, deu forças e conselhos – agora é a hora de as pessoas ajudarem-na. Mesmo assim, pareceu bastante insensível de sua parte anunciar a sua mudança para a casa da Gabi justamente quando a Pata e o Mosca foram embora para morar com a Graziele. Pode não ter sido, mas quando a Bia diz que “ela só quer ir embora agora porque a Pata foi embora”, eu senti por ela, de verdade. A impressão é de que a Mili não se importa o suficiente com as outras meninas para ficar ali com elas… mas isso tudo é apenas especulação e opinião que, como disse, me deixa dividido. Eu não culpo a Mili de fato por se mudar, e coisas bem interessantes vêm disso.
Como a já dita aproximação de mãe e filha.
Tudo começa com uma ideia da Gabi. Ela convida Mili para morar com ela enquanto estiver cega, e a primeira reação de Mili é de dúvida. E embora seja bonito o convite e de todo o coração, eu digo que no lugar da Mili eu não iria. Talvez estivesse pesando demais a sensação de que estava “incomodando” no Orfanato, mas a perspectiva de estar sozinha, longe das amigas e com a Carmem? Não, obrigado. Mili fica de responder mais tarde, depois que conversar com as amigas e com a Carol, e a Marian é a primeira a saber o que está acontecendo, e ela morre de inveja. Carmem, por sua vez, acha tudo um tremendo absurdo, e diz que “não tem cabimento trazer a Mili praquela casa”. Portanto, como ela e Marian agora trabalham lado a lado, ela dá à garota a missão de convencer a Mili de não ir morar na mansão dos Almeida Campos.
Sei que Marian NUNCA faz nada por bem, e há sempre maldade e crueldade em seus atos, mas dessa vez ela disse coisas racionais, no mínimo. Ela disse a Mili que ela estaria longe das amigas e tendo que conviver com a Carmem todo dia, e que ela ia “infernizar sua vida”, e bem, ninguém pode dizer que Marian não tinha razão. Num primeiro momento, então, Mili recusa o convite… mas algum tempo se passa, o roteiro corre apressadamente para tirar Pata e Mosca do Orfanato, e Mili fica triste porque os dois “eram os mais próximos dela e os que mais a ajudaram”, e então Gabi pede que ela reconsidere o seu convite, dizendo que “vai ser um prazer cuidar dela”. Naquela cena, elas compartilham um belo momento de mãe e filha quando falam sobre o Mosca e a Gabi percebe que a garota gosta dele, pela forma como ela fala.
Foi fofo.
Então Mili decide ir morar com a Gabi. Fala com a Carol, primeiro, depois chama a Gabi para contar a ela, e eu senti falta de mais emoção na cena. É fofo e tal, mas não foi emocionante. Senti mais emoção na tristeza das amigas, quando ela conta às meninas. E, motivadas pela Marian, Cris, Bia e Vivi não são compreensivas, embora, novamente, devo dizer que o que elas disseram não estava de todo errado… parece maldade da Mili ir embora agora que todo mundo está frágil. Na frente das garotas, Marian se faz de “compreensiva”. Depois, sozinha, ela faz Mili se sentir culpada e egoísta, e ainda é cruel quando diz: “Se eu estivesse no seu lugar, eu não iria. Você não viu a cara de decepção das meninas com a notícia”. E as meninas confirmam que estão chateadas, porque estão mesmo, e as garotas dizem que “o problema é que ela não pensou nelas”…
“Confessa logo que você não quer mais ficar com a gente”
Com a Marian incentivando a discussão e as garotas acusando Mili de estar indo embora “por causa das mordomias e do luxo”, ela acaba chateada e diz que decidiu que não vai mais embora. Pronto. Mas Marian não vence. A Carol conversa com as meninas, as fazem ver que estão sendo “egoístas”, e então a decisão é revogada e Mili decide tentar morar com a Gabi. A reação da Carmem quando a Mili chega não podia ser pior, e nos causa revolta, e é verdade o que Marian disse: Carmem vai fazer a sua vida ser um inferno. Das menores coisas, como trocar o sal pela pimenta, ou bagunçar o tapete para que ela caia, às maiores coisas, como roubar o colar que a Tia Sofia tinha dado para Mili, e que era a única coisa que a garota tinha que sentia que a conectava com os seus pais… morar com a Gabi não vai valer a pena todo esse sofrimento!

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu pensei o mesmo que você. Agora que as meninas estão mais frágeis não seria justo a Mili ir morar com a Gabi. Esperasse um tempinho pelo menos. Agora que a Pata e o Mosca foram embora, elas já se sentiam mais fracas, porque a Tati e a Vivi poderiam ir com o Cícero a qualquer momento e agora a Mili, a mais velha, vai morar com a Gabi.

    Com certeza essa fase não será fácil para a Mili. Principalmente agora que está cada vez mais perto da Marian começar a se passar pela filha da Gabriela. Com certeza teremos muitas confusões entre as duas (já passou pelo capítulo em que a Mili é chamada de "ceguinha" pela Marian?)

    Pensei que você fosse comentar as prévias que tem tocado de "Por Que Deus?". Por que você não comenta as músicas da segunda fase? Uma ótima sugestão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, já passei por essa fase, acabo de chegar ao momento em que a Mili volta a enxergar... produzindo novos textos para os próximos meses haha Sobre as músicas, eu realmente me encantei por "Por Que Deus?", ficou LINDA e eu sempre amei essa música <3 Posso comentar, mas eu preciso escolher uma boa foto para isso, quem sabe? "24 Horas" estão nos meus planos imediatos, mas vou acrescentar "Por Que Deus?" :)

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso! Concordo com absolutamente tudo. Parabéns! Texto claro, objetivo e de fácil entendimento até para quem não assiste a novela, ou perdeu esta parte dela. S2

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário