MacGyver 2x16 – Hammock + Balcony



“Like father, like son”
Que episódio mais DELICIOSO, e como é impressionante nos apaixonarmos mais e mais pela Matty a cada episódio, ainda que ela esteja mentindo para o Mac nessa questão toda de “não ter conhecido o seu pai”. Eu acho que ela deve ter um bom motivo para isso. A divertida missão da Phoenix Foundation, em parceria com a CIA, coloca a equipe em uma situação inusitada e nova quando eles precisam se infiltrar na lua de mel de Omar Mitrovic, com um prazo de 10 dias para se aproximarem dele, conquistar sua confiança e fazê-lo abrir a boca a respeito da localização de seu pai, Boris Mitrovic, na lista dos Mais Procurados da Interpol desde 1999. Escolhidos para a missão temos Bozer, Riley e Mac (“You were never going, Dalton, okay? This is a hot spot for hip, young couples, not senior citizens”), além de uma “Agente da CIA” chamada Leanna Martin.
Bem, o que pensamos ao ver Matty falar sobre Leanna Martin, dizer que Bozer pode reconhecê-la da escola de espiões e pedir que ele a apresenta a Mac, com quem vai “casar de mentirinha”? Que ela está jogando um elaborado jogo, é claro! O ciúme de Bozer está estampado em seu rosto, ele não é nada bom em escondê-lo, mas isso gera situações divertidas e um pouco de paranoia (“Matty set this up. Assigning my secret girlfriend to go undercover as my best friend's wife is exactly the kind of mind game she'd play”), e eu adorei toda a sequência das fotos de casamento, com MacGyver e Leanna precisando se beijar e se passar por um casal apaixonado. O momento em que Mac se dá conta do que está acontecendo (“Oh boy”) é fofo, porque a conversa que ele tem com Bozer a respeito de Leanna é toda bonitinha e de um grande amigo!
\o/
Então, uma vez na “País Francês do Vinho”, o prazo diminui de 10 dias para apenas 48 horas, e então parece próximo a impossível conseguir arrancar essa informação de Omar Mitrovic. Ou não. O início do plano é GENIAL, e conta com uma “invenção” de Mac que permite que eles bebam sem ficarem realmente bêbados, mas ele já avisa sobre a ressaca fortíssima: “By the way, the hangover’s gonna make you wish you were dead”. Assim, eles podem interpretar um papel de bêbados, enquanto Mia e Omar ficam mais vulneráveis pelo álcool, e eu adorei. Ali, com música e bebida, COMEÇA A FESTA! Adorei ver a alegria deles, embora altamente interpretada, mas é bom vê-los num momento que seria descontraído e legal se fosse real. Ali, eles jogam uvas uns nos outros enquanto as pisam para fazer vinho, riem, e tiram selfies com Mia.
Fácil conquistar a “confiança” deles.
A princípio, naturalmente. A informação quase surge, não do banheiro das meninas, mas com Mac e Bozer falando com Omar – mas no momento em que ele ia mencionar a localização do pai, Mia o interrompe em sua chegada do banheiro, e então parece que eles não terão mais uma chance tão boa quanto aquela. E realmente não têm. Quando acordam na manhã seguinte, destruídos (“I think I wanna a divorce”), Mac acaba citando o lance de ser “o último dia” e menciona o pai de Omar novamente, e então parece forçação de barra, sem contar que ele não está mais bêbado. Assim, ele percebe que há algo errado, manda uma mensagem para a esposa (“Stay away from our new friends. I don’t trust them”), e eu realmente comecei a ficar apreensivo sem saber o que eles fariam em menos de 24 horas para conseguirem descobrir o que precisavam!
O primeiro novo plano é “interrogar” Omar durante uma sessão de massagem. Leanna chega com um disfarce e um sotaque maravilhoso, e meio que o dopa com clorofórmio, e então tudo fica mais fácil… mas ao invés de dizer onde o pai está escondido, ele acaba confessando o quanto é parecido com o pai (“Like father, like son”), e diz que matou o irmão para ser o segundo no comando. Então, a missão se transforma de um interrogatório a uma extração eletrizante que conta até com corrida seminua na floresta e um esconderijo inesperado: Boris Mitrovic estava numa cabana ali na floresta o tempo todo e a “lua de mel” era apenas uma desculpa para que Omar pudesse se encontrar com o pai. Então, quando Bozer e Leanna são capturados, MacGyver decide enrolar com uma pseudo-negociação, pedindo os amigos e o pai pela esposa de Omar, Mia.
“How do I know you’ll keep your word?”
Eu gosto de como eles JOGAM, a dissimulação desempenhando um papel importante. Mac o distrai por um tempo, e Leanna incentiva que ele entregue o pai, dizendo que ele ficaria com o seu negócio e perguntando se “não foi por isso mesmo que ele matou o irmão”. Nesse tempo ganhado, Mac explode clorofórmio na lareira e coloca todos para DORMIR durante as próximas 8 horas, o que é tempo mais que suficiente para que o reforço chegue, e encontre Bozer e Leanna dormindo de mãos dadas. O lance todo de trazer Leanna foi SUPER BACANA da Matty, ela expressa isso tudo na ligação dela com Bozer: ela sabia dos dois, sempre soube, mas não é um joguinho frio nem nada. Ela só queria deixar que eles passassem um tempinho juntos, pudessem se ver e tal. Isso não é FOFO da parte dela? A amo mais a cada momento, por isso não quero duvidar dela nesse lance todo de “pai do MacGyver”.
Vamos ver aonde isso nos leva.


Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários