MacGyver 2x17 – Bear Trap + Mob Boss



“You lost Sergei in Chernobyl?”
Quando entramos numa trama que envolve a MÁFIA UCRANIANA e CHERNOBYL. Wow. Tenho a impressão de que gosto cada vez mais dos episódios de “MacGyver”, e é interessante como a série me ganhou, já há tanto tempo. Uma das coisas que me agrada nela, também, é que, diferente de “Scorpion”, que para mim é do mesmo gênero, ela TEM uma história principal sendo desenvolvido… até mais que uma, quiçá. Mas, ultimamente, descobrimos que Matty vem mentindo para eles a respeito do pai de Mac, e nesse episódio eles se perguntam se devem ou não enfrentá-la sobre isso, enquanto ela aparentemente tenta tirar a informação de Bozer, provocando-o com ameaças veladas e uma série de indiretas bem dolorosas. Jack afirma que CONFIA em Matty, independente de ela ter mentido, e MacGyver, por vezes, deixa a emoção falar mais alto…
…e quase se entrega!
O episódio traz o personagem de Dmitri Pavlovich, chefe da Máfia Ucraniana, e Sergei, um homem que a Phoenix Foundation precisa extrair, e enquanto Matty explica a missão, Mac solta uns comentários ácidos como “So, someone's been lying to us for years, and we finally found proof?”, e ela naturalmente percebe o que ele quer dizer. E eu gosto tanto da Mac que é doloroso vê-los tratando-a dessa maneira, até porque eu estou com Jack e confio na Matty, e acho que, como Riley disse, se ela mentiu, ela deve ter um bom motivo, como proteger o Mac de algo. De todo modo, enquanto Riley, Jack e Mac, em campo, começam a colocar o plano em prática, de retirar Sergei e lidar com a Máfia Ucraniana, os espirros de Jack os entrega e eles acabam correndo e acabando entrando em Chernobyl, onde “perderam” Sergei, por assim dizer…
Eu ADORO a construção cênica de Chernobyl! Tudo destruído, acabado e, pior: abandonado. A primeira sequência que apresenta o lugar traz o parque de diversões abandonado, com os carrinhos de bate-bate esquecidos, sujos, sem funcionar, e aquilo é perturbador, de alguma maneira. São bonecas e calçados abandonados, balanços sinistros, camas vazias… creepy. E o Jack está todo preocupado com a radiação (“So how much radiation we talking about here, man? I mean, is it the good kind where you get superpowers? Or the bad kind where you're super dead?”), enquanto Mac garante que não há nenhum tipo de “radiação boa”, e que superpoderes não podem ser conferidos dessa maneira… radiação não lhe dá superpoderes, só te mata mesmo. E então, nessas andanças solitárias, eles chegam até um pequeno “vilarejo” (?).
Ali as coisas mudam levemente de figura, quando eles descobrem uma série de jovens “estranhos” em uma casa, tornando Chernobyl seu “playground pessoal”, e é interessante ver essa possível outra faceta, com pessoas, tecnologia, e crime. Afinal de contas, eles estão ali em busca de Sergei, e quem provavelmente o pegou são os chamados “Monstros”, que nada mais são pessoas que estão roubando e vendendo materiais radioativos no mercado negro para criar bombas adulteradas que podem não só destruir cidades, mas torná-las novos Chernobyls. Um simples barril poderia deixar uma cidade grande inabitável por 10.000 anos. Então, com “ice climbing” maravilhoso de Mac e outros planos mirabolantes, eles precisam encontrar Sergei nos próximos 60 minutos, salvá-los dos criminosos que contrabandeiam lixo radioativo e lidar com a Máfia Ucraniana.
.
Uma das principais características do episódio, com tudo o que vem acontecendo na vida pessoal de Mac, é que ele está duvidando de Matty, então ele tem a coragem de questioná-la e contrariar ordens diretas, quando ela manda que levem Sergei, apenas, mas Mac faz de tudo para que o material radioativo não possa ser vendido também. Eventualmente, esse se mostra um bom plano, mas a maneira como o Mac falou com Matty é diferente da maneira como ele sempre falou com ela até então, cansado das “mentiras”. No fim, Matty elogia Mac e agradece por sua decisão acertada, e diz que está muito orgulhosa dele e de todos, e os manda para casa, para comemorar essa grande vitória e mais essa missão bem-sucedida, mas ela está inquieta. Vendo Mac silencioso, misterioso e visivelmente guardando algo dentro de si, ela chega a perguntá-lo se “está tudo bem”.
Por ora, ele diz que sim.
Uhm.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários