Stranger Things 4x08 – Chapter Eight: Papa

A fuga de Eleven.

Entramos, oficialmente, na reta final da quarta temporada de “Stranger Things”. Com mais um episódio longo (mas que aparentemente não precisava de todos os minutos que tem), a série retorna com “Papa”, um episódio interessante, mas com um quê de “meio de trilogia”: é um daqueles episódios que está apenas preparando o terreno para a grande conclusão, que fica para o próximo. Mesmo assim, o episódio tem alguns momentos memoráveis, dentre os quais eu destaco a conversa de Will e Mike no carro (queria muito poder proteger o Will e dizer para ele que “tudo ia ficar bem”) e, é claro, a Eleven toda poderosa derrubando um helicóptero, mesmo que estivesse com um colar que supostamente deveria suprimir os seus poderes… é dessa força que o grupo vai precisar para derrotar Henry/001/Vecna, e não vejo a hora de ver a reunião do grupo.

É hora de partirmos todos para Hawkins!

Como sempre, Hawkins é o melhor núcleo atualmente de “Stranger Things”. No fim da primeira parte da temporada, Eddie e Robin tinham atravessado do Mundo Invertido para a nossa realidade em segurança, enquanto Nancy era capturada por Vecna – diferente de Max, no entanto, ela não é salva graças à sua música favorita, mas ela sobrevive porque Vecna a quer livre para que ela dê um recado a Eleven… ele quer que Nancy conte tudo o que viu para a garota. E Nancy viu algumas coisas desesperadoras, pelo visto… além de ter entendido a história do Vecna (e como ele começou como Henry Creel e passou a 001/One antes de ser o Vecna), Nancy também viu uma série de coisas que ainda não aconteceu… coisas como portais abertos e a destruição de Hawkins… a Hawkins deles, não a do Mundo Invertido. Eles precisam deter Vecna o mais rápido possível.

A dinâmica do grupo é sempre incrível – e estou muito feliz por ter Erika oficialmente se juntando a eles. Agora, depois do retorno do Mundo Invertido, o grupo finalmente tem um plano… que pode ou não dar certo. Eles entendem que o plano de Vecna inclui apenas mais uma morte, e acreditam que poderão matá-lo se atacarem o seu corpo enquanto ele estiver atacando alguém, porque sua mente não estará ali, mas em uma espécie de transe, deixando o seu corpo vulnerável, como o de suas vítimas… um plano que quase faz sentido, mas que é arriscado e que tem todas as chances do mundo de dar errado! E Max se voluntaria para ser a “vítima”, tendo em vista que, segundo ela, “ainda pode sentir a presença de Vecna”, e ele voltará a prestar atenção nela assim que ela parar de ouvir à sua música favorita… é arriscado, mas eu acho que não perderemos Max.

Seria muito óbvio, e não sei se essa é a escolha de “Stranger Things”.

Para o confronto contra Vecna por vir, o grupo rouba um trailer (Eddie faz ligação direta e Steve o dirige para a estrada), compra armas e compartilha uma série de cenas interessantes, mostrando que a maior força de “Stranger Things” está nos seus personagens e nas relações que existem entre eles: temos aquela cena do Eddie com o Dustin, por exemplo, na qual o Eddie o abraça e pede que ele nunca mude; temos aquela cena do Lucas com a Max, na qual ela fala sobre a sua “memória feliz” na qual planeja se esconder de Vecna, e ele fala sobre protegê-la; e temos aquela conversa de Steve e Robin, depois de Robin ter visto a garota de quem ela gosta com um menino; e a conversa de Steve e Nancy sobre os sonhos para o futuro. E cada uma dessas cenas parece uma despedida, e sinto que “Stranger Things” está preparando o terreno para a morte ou de Steve, ou de Max ou de Eddie. E eu não estou preparado para perder Steve ou Max.

Gosto do Eddie… mas, dos três, seria a morte com a qual eu menos sofreria.

Depois de terem estado ausentes durante o sétimo episódio, o “núcleo da Califórnia” retorna, e eles continuam em sua busca por Eleven no deserto – e mesmo que, na maior parte do episódio, eles façam pouco avanço, eles têm uma das minhas cenas favoritas no episódio, que é aquela da conversa de Will e Mike. Will abriu o seu coração com tanta sinceridade naquele momento, falou a Mike sobre Eleven de uma maneira que era, também, muito sobre ele mesmo, e me doeu o coração ouvi-lo falar sobre como Eleven é “diferente” e como provavelmente isso faz com que ela se sinta defeituosa, errada, mas Mike a fez acreditar que ela é especial, porque sabemos que ele está falando sobre ele mesmo, sobre as maneiras como ele se sente diferente… e vê-lo virar para o outro lado e chorar me partiu o coração. Mike não percebeu/entendeu nada, mas o Jonathan entendeu.

Esperando uma conversa emocionante entre Jonathan e Will.

ESPERO NÃO ME DECEPCIONAR. EU PRECISO DESSA CENA!

Eleven, por sua vez, está terminando o seu “treinamento”. Com as memórias tendo vindo à tona e, com elas, o seu poder de volta, ela quer ir embora, quer voltar para Hawkins – especialmente quando ela faz aquilo que fazia lá no início da série e consegue ver o que está acontecendo com eles… perceber que eles estão em perigo porque o Vecna está atrás deles a faz querer sair imediatamente daquela instalação e ficar ao lado deles, porque sabe que pode ajudar. O Papa, no entanto, se recusa a deixá-la sair, enquanto o Dr. Owens apoia a sua decisão: chegou a hora de deixar que Eleven tome suas decisões. Isso acaba virando uma grande batalha, Papa se volta contra Eleven novamente, e ela percebe que ele sempre foi o monstro, não ela… que o Papa apenas a está usando, há muito tempo, para que ela o ajude a encontrar o Henry/One/Vecna, que o leve até ele.

Quando os militares invadem a base, parece que as coisas vão ficar complicadas, já que Eleven foi drogada e seus poderes foram suprimidos, mas temos, aqui, uma das sequências mais eletrizantes do episódio, quando o Papa corre para o deserto com Eleven no colo e é atacado pelos militares que só esperam um comando para matarem, também, Eleven… e, quando eles finalmente conseguem essa autorização, já é tarde demais, e Eleven já está de pé, com a mão estendida, pronta para destruir um helicóptero – E QUE CENA INCRÍVEL! Todo o poder de Eleven indo muito além do que um colar pode suprimir… para completar com maestria a sequência, Mike e os demais estão chegando na van da pizzaria a tempo de ver o ataque de Eleven e de resgatá-la dali. Depois de um reencontro emocionante (o abraço de El e Will!!!), o grupo está rumando para Hawkins…

E é isso o que eu esperei a temporada toda: ESSE GRUPO REUNIDO!

O Season Finale promete!

 

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.

 

Comentários