Além da Ilusão – O casamento de Heloísa e Leônidas

Paz nem em um dia importante como esse!

Depois de ter reencontrado sua filha, roubada de seus braços há 24 anos, e de ter resolvido abrir o seu coração para o amor novamente, Heloísa espera que finalmente a vida esteja sorrindo para ela e permitindo que ela seja feliz… o fantasma do seu passado e a presença constante de Matías, no entanto, continuam a atormentando. Enquanto a casa toda começa, animadamente, os preparativos para o casamento que está por vir, por exemplo, Matías invade o quarto de Heloísa para roubar o vestido de noiva que Isadora costurara para ela, e então foge com ele e o destrói – e quase cai do alto da igreja no meio de todo esse surto, mas é resgatado por Leônidas, “seu amigo”. Eu não gosto de como “Além da Ilusão” tenta vender a ideia de que Matías e Leônidas são, de fato, “amigos”, porque aquela não é (e nem deveria ser) uma relação de amizade de fato.

Mas tudo bem, a autora decidiu que é. Deixa como está.

Com toda a confusão do vestido de noiva destruído e com as lágrimas de Heloísa, Olivia está chocada com o que é a sua primeira grande “crise familiar” na casa… mas ela também quer respostas. Ela já está perguntando a Heloísa a respeito de quem é seu pai, e agora pergunta por que Matías a odeia tanto, e como ela está insistentemente falando sobre como “ela precisa poder confiar nela” (Olivia não respeita o espaço, a dor e a história de Heloísa, na verdade), Heloísa acaba contando toda a verdade, por mais difícil que seja e por mais que tenha guardado esse segredo por 24 anos… ela conta que Matías é o pai dela, conta como tudo aconteceu, e Olivia é, felizmente, extremamente compreensiva e diz que vai guardar o seu segredo – além disso, ela a chama de “mãe” pela primeira vez, e é certamente um momento bastante emocionante.

Mas a escrita forçada da autora ataca novamente… além de todos os diálogos de Leônidas e Matías sobre como “ele é seu único amigo de verdade” e “não quer perder sua amizade”, ainda vemos Olivia decidindo se aproximar de Matías – e eu não acho que faça sentido! Tudo me pareceu colocado à força, porque Olivia e Matías nunca tiveram uma relação, qualquer que seja, e as cenas só se salvam porque as atuações de Débora Ozório e Antonio Calloni são INCRÍVEIS. Do texto, pouco se salva, mas a emoção que os atores colocam na interpretação quase me convence da realidade daquilo… temos a cena da Olivia vendo o Matías se esgueirando na festa de casamento e indo levar um pedaço de bolo para ele, por exemplo (com o Matías se escondendo atrás da cortina e a mandando sair), ou a Olivia procurando o Matías para conversar sobre seu sonho de ser advogada, mais tarde…

E os dois conversam e se aproximam. É forçado e desnecessário, mas os atores fazem valer a pena assistir, no fim.

“Papagaio! Não é que a menina que ninguém queria saiu a mim?”

A cerimônia de casamento de Heloísa e Leônidas é simples e rápida, até porque parece que, em alguns momentos, a novela não dá a eles o tempo de tela devido, embora Heloísa esteja entre as melhores personagens dessa novela… de qualquer maneira, eu não gosto muito do personagem do Leônidas mesmo, então não vou reclamar tanto. Paloma Duarte, por outro lado, é sempre um exemplo de atuação e me emociona constantemente! O seu discurso na festa de casamento, por exemplo, é sincero e emocionado, e ela fala tanto sobre ela mesma e como estava fechada para o amor, sobre o Leônidas, que chegou na fazenda há 10 anos e desde então vem tentando convencê-la a lhe dar uma chance, e sobre a Olivia, a filha tirada dela há 24 anos e que finalmente ela reencontrou, e é lindo vê-la chamar Olivia para estar ali na frente com ela, naquele momento.

Então, Davi estraga o momento… nem é um texto sobre o Davi, e eu juro que não queria voltar a reclamar dele tão cedo (já tenho muitos textos falando mal do personagem e da escrita dele!), mas essa cena dele no casamento de Heloísa só me faz pensar em uma coisa: TÁ VENDO COMO ELE NÃO PRESTA?! Davi se acha superior, se julga (e, pior, se intitula) uma “pessoa boa”, mas, na verdade, ele é egoísta e mesquinho ao extremo, e nada além dele e de sua felicidade lhe importa… o fato de ele não respeitar aquele momento de alegria de Heloísa e sentir a necessidade de tirá-la do meio de sua própria festa de casamento, logo depois de um discurso emocionante, para contar para ela que “Joaquim descobriu tudo” me deixou revoltado e em um estado de nervos alarmante… ele podia ter feito isso em qualquer outro momento, não precisava ser ali, nem naquela hora. Não mudou em nada contar para ela ali… só atrapalhou o clima de um dos dias mais felizes da vida dela mesmo.

Davi torna gostar dele cada vez mais impossível para o espectador.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários