Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A caça ao lobisomem!

“The Mob Song”

O pessoal do Arraial dos Tucanos está determinado a caçar o lobisomem, que vem “amedrontando” a todos nas redondezas… João da Luz, quando transformado em lobisomem, realmente passou a fazer visitas mais frequentes ao Arraial desde que a Cléo se mudou para a casa do Coronel Teodorico, e temos, inclusive, uma cena incrível em que ele quase ataca a Marcela e ela fica apavorada. Essas visitas, no entanto, o estão colocando em perigo, porque o Prefeito decide que ele precisa ser caçado o mais rápido possível, e reúne uma multidão que anda pelas ruas com tochas na mão mais ou menos como os aldeões de “A Bela e a Fera” durante “The Mob Song”. Preocupada com a segurança de João, Teteia não pensa duas vezes e sai correndo em direção à mata antes da multidão para poder avisá-lo e pedir para ele fugir, por mais perigoso que seja.

César e Cecéu a seguem, e Teteia acaba contando para eles a verdade quando eles perguntam se o lobisomem está atrás do João da Luz, e Teteia diz que o lobisomem é o João da Luz. Como veem que Teteia não vai desistir de chegar até o João, César diz a Cecéu que ela pode voltar embora e que ele levará Teteia de volta em segurança – afinal de contas, por mais que Cecéu não saiba, César Britto é o Máscara Verde. Mas o herói não vai conseguir salvá-la dessa vez. Teteia é determinada e não se preocupa com os riscos que está correndo… mesmo com todo o perigo, ela vai até o lobisomem, enfrenta a multidão, e consegue olhar nos olhos do “monstro” para pedir que ele fuja antes que seja tarde demais e, por algum tempo, o João dentro do lobisomem realmente parece ouvi-la. Mas toda a cena é construída em um suspense crescente com conclusão dramática.

O lobisomem está perto demais de um barranco, e Teteia escala para falar com ele, e quando a multidão está prestes a atacar o João, ela grita seu nome e cai para trás, de uma altura considerável, batendo a cabeça em uma pedra lá embaixo… é um acidente grave e uma situação desesperadora. Enquanto a multidão volta sua atenção para a garota desmaiada lá embaixo, o lobisomem foge, mas conseguimos ver o olho do João se enchendo de lágrimas. É uma reviravolta interessante e preocupante para o roteiro, agora que a situação de Teteia é grave e o Dr. Madeira anuncia que “ela tem um coágulo na cabeça”. Ainda como o lobisomem, João consegue ter consciência o suficiente para salvar o Máscara Verde da caverna da Cuca, depois de ele ter tentado ajudar, mas acabar sendo pego pelo trio de bruxas que andam pelas redondezas.

É interessante a interação de João da Luz e César agora, porque as coisas mudaram bastante de figura. Primeiro porque o César descobriu que o João é o lobisomem que ronda o Arraial dos Tucanos. Mas, agora, João também descobriu um segredo de César: o fato de ele ser o Máscara Verde, um cara que ele admira. Quando César acorda, confuso, perguntando onde ele está, João responde: “Na minha casa, Máscara Verde. Ou devo dizer… César Britto?” Com cada um sabendo um grande segredo do outro, eu acho que abrimos espaço no roteiro para o desenvolvimento de uma espécie de amizade, e eu gosto de como o João não fica se apegando à rivalidade que ele mesmo criou e ainda se mostra agradecido por todas as vezes que o Máscara Verde o salvou das garras da Cuca. Agora, César, inclusive, vai ajudar João a ver a Teteia depois do seu acidente…

Enquanto isso, no Sítio, Patty Pop se pergunta por que a Teteia estava com o lobisomem no meio da mata naquela noite, e Emília conclui, com a ajuda de Tambelina e do Visconde, que só pode ser porque ela gosta dele, e todos sabem de quem a Teteia gosta: do João da Luz. “Então só pode ser isso! O João da Luz é o lobisomem!” Fiquei muito feliz em vê-los finalmente percebendo isso, porque já passou da hora de o pessoal do Sítio saber sobre a sina de João e a maldição da Cuca, e, assim, poder ajudar, quem sabe. E tudo se encaixa, como o Saci dizendo que o comportamento estranho do João coincide com o surgimento do lobisomem na mata… então, o grupo vai até a casa do João para falar com ele, e é fofo o Pedrinho e os demais dizendo que ele devia ter contado a verdade para eles, para que eles pudessem ajudar… e, agora, Emília promete que vai dar um jeito.

As pesquisas do Visconde, no entanto, não são promissoras.

Ele terá que inventar algo que vai muito além de tudo o que ele já fez!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários