A Favorita – Uma carta para Lara

“Filha, que saudade!”

Lara está confusa, desde que Flora apareceu na sua vida… até então, ela tinha com Donatela os desentendimentos mais comuns de mãe e filha, mas a amava com todo o seu coração e não duvidava que o amor que recebia de volta era verdadeiro – agora, Flora conseguiu colocar dúvidas na cabeça de Lara, e as cenas dela com Donatela são sempre repletas de tensão, porque nós nunca sabemos como a Lara vai se comportar. Ela já teve momentos em que gritou com Donatela e a chamou de assassina, a acusando de ter matado seu pai… em outros momentos, no entanto, ela se lembra com carinho de tudo o que as duas viveram juntas e se arrepende das coisas que disse. Por isso, nós não sabemos o que vai acontecer quando Lara aparece na cadeia para visitar a Donatela pela primeira vez, e eu confesso que fiquei apreensivo durante todo o tempo.

Donatela a recebe com um sorriso aliviado no rosto, dizendo que está com saudade dela, e se adianta para abraçá-la, mas Zezé impede qualquer contato físico – provavelmente apenas porque é a Donatela e ela a odeia. Inicialmente, percebemos que Lara está quase leve, tem um sorriso no rosto, e Donatela não consegue conter sua emoção ao revê-la: “Oh, meu amor, que bom que você veio me ver! Eu sabia que você não ia me abandonar”. É bonito e muito triste ao mesmo tempo… e Donatela sempre quer mais, o que me deixa ainda mais nervoso, porque ela podia aceitar a visita e o carinho da filha, mas ela a pressiona, ela fica dizendo que “sabia que ela viria para dizer que acredita nela”, e fica perguntando insistentemente se ela acredita nela, e eu sempre falo mal da Lara, sempre digo que ela é injusta com Donatela, mas, nesse momento, ela fez bem em ir ver a mãe… Donatela podia aceitar o que recebe.

Porque, no fim, o resultado não é o que Lara esperava, porque Donatela fica pior do que antes de ver a Lara, e não era esse o intuito… ela estava ali porque o julgamento fora marcado e ela queria desejar “boa sorte”. Infelizmente, tudo o que Donatela está dizendo é verdade, mas Lara já ouviu isso mil vezes antes e não acredita 100% nela – “Lara, para! O mundo inteiro pode virar as costas para mim, mas você não. Pelo amor de Deus, não faz isso comigo”. Donatela está em um estado deplorável, coitada. E, com as insistências de Donatela, Lara acaba sendo dura, tira as mãos de Donatela de sobre as dela, e finaliza a visita dizendo que “já disse tudo o que tinha para dizer” e que agora precisa ir embora. Donatela, agora, precisa começar a se preparar para o seu julgamento, que está chegando… ou aceitar o plano de fuga que Diva Palhares parece estar montando.

Em paralelo, Lara tem toda a história de Cassiano e Halley sendo desenvolvida, e eu preciso dizer que eu estou do lado do Cassiano. Ele é fofo, romântico, escreveu uma música para ela… os dois têm uma cena muito fofa depois que ela escuta a música que ele compôs para ela, onde, de longe, ela anuncia: “Cassiano! A música que você fez pra mim é linda. Obrigada”. Mas a verdade é que ela está dividida entre Cassiano e Halley, o cara com quem ela só terminou porque descobriu que ele fora contratado por Gonzalo como seu “guarda-costas”. E, agora, Halley está insistindo, pedindo perdão, dizendo que “se apaixonou por ela de verdade”, e pede que ela lhe dê apenas uma única chance. Ele até faz cenas tipo subir no carro dela e gritar para toda a faculdade que a ama e tudo o mais, mas a verdade é que eu não consigo comprar todo esse “amor”.

Prefiro o Cassiano.

Depois da visita de Lara, Donatela resolve aceitar o plano de Diva e envia uma carta para a filha – o que foi, claramente, o seu pior erro. Sério, quem envia uma carta pra fora da cadeia dizendo que vai fugir da cadeia? Donatela não diz isso com todas as palavras, mas é fácil de entender nas entrelinhas, então tudo dá errado… Flora intercepta a carta antes que Lara a leia, e como Donatela está falando sobre como “em breve estarão juntas”, sobre como “em breve a procurará”, Flora entende que isso só pode querer dizer que ela está pensando em fugir… toda a tentativa de fuga da cadeia é DESESPERADORA, uma sequência de suspense muito bem construída, e nós sabemos que, no fim, tudo vai dar errado – e dá. Zezé está esperando pelas mulheres que estão tentando fugir, e então Donatela não só é presa novamente, como acaba três dias na solitária.

Mas, por causa da carta, não consegui ficar com tanta pena dessa vez…

Quer dizer… É SÉRIO, DONATELA?!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários