Control Z 3x04 – Heridas Abiertas

Gerry conta a verdade a Bernardo!

Algumas respostas, mas nenhuma conclusão… chegamos à metade da última temporada de “Control Z”, e descobrimos quem moveu o corpo de Suzana. Isso, no entanto, ainda não responde à pergunta principal de quem é a pessoa por trás de @todostussecretos, e os jovens do Colégio Nacional continuam às voltas com suspeitas e mistérios – e tudo o que me interessa de verdade na temporada é a trama do Gerry e do Bernardo, que ganharam algumas cenas durante esse episódio. “Heridas Abiertas” começa de onde o episódio anterior parou, quando tanto Raúl quanto Pablo foram “controlados” pela pessoa por trás da conta @todostussecretos e quase acabaram morrendo ambos. Mas Pablo não é, no fim das contas, o hacker da temporada… e mesmo com os acontecimentos da reta final desse episódio, tampouco acho que seja o Javier.

Javier é finalmente colocado em evidência quando Adrián Carrasco é atacado enquanto está usando um casaco do Colégio Nacional. Sofía acaba liderando uma visita até a vila na qual ele mora (embora seu objetivo nem estivesse inteiramente relacionado ao Adrián), e Javier precisa lidar, depois, com o pai lhe dando bronca por ele não ter entendido o que ele queria dizer quando pediu “discrição”. A tensão em volta do personagem de Javier começa a crescer, nesse episódio, já na visita a Adrián, pela maneira como Adrián se assusta ao vê-lo, mas culmina em um momento importante no qual Sofía observa a relação dele com o pai e presta atenção em alguns elementos em seu quarto, que vão fazendo com que ela se lembre do comportamento de Javier em momentos específicos: ele sempre soube quem moveu o corpo de Suzana naquela noite…

Foi o pai dele.

Isso quer dizer que ele é o hacker por trás de @todostussecretos? Acredito que não – é cedo demais na temporada para algo tão óbvio. Mas é o suficiente para entendermos que ele não é confiável… como ninguém nessa escola é, na verdade. Natalia, por exemplo, passou o episódio inteiro agindo de forma “suspeita”, indo continuamente ao banheiro para responder mensagens, invadindo o quarto de hospital de Pablo em busca de algo e “passando mal” quando Sofía questiona Adrián Carrasco sobre a máscara que o cara que o atacou estava usando… desde a morte de María, Natalia está em contato com @todostussecretos, seguindo algumas ordens e se aproximando de Sofía e dos demais justamente porque @todostussecretos quer estar um passo à frente e sempre saber onde eles estão e o que estão fazendo… e, agora, Natalia quer informações que não foram lhe passada.

Quem foi deixada sozinha, por exemplo?

Enquanto essa trama do hacker pouco parece caminhar, a meu ver (ou pouco me interessa, talvez esse seja o verdadeiro caso), a trama de Gerry acaba rendendo os melhores momentos do episódio – espero que sua história com Bernardo seja devidamente desenvolvida nos próximos episódios. Desde a história de Gerry “salvar” o Bernardo dos bullies da instituição e do Bernardo realmente salvar o Gerry de uma pichação no muro, os dois vêm se aproximando lentamente e, nesse episódio, os encontramos sentados para comer tacos juntos, conversando e sorrindo, em um momento tão leve que quase parece um encontro… até que Rosita apareça com os piores comentários possíveis e, ao falar sobre Luis, coloque uma pulga atrás da orelha de Bernardo e deixa Gerry tão transtornado que todo o clima vai embora – e o fato de ele não querer falar sobre isso incomoda Bernardo.

No dia seguinte, Gerry vai logo cedo ao túmulo de Luis – onde a mãe de Luis o encontra e o convida para tomar café-da-manhã e o leva até um lugar incrível, um abrigo para pessoas LGBTQIA+. “Control Z” certamente se saiu melhor desenvolvendo o Gerry do que qualquer outro personagem. Depois de alguns momentos emocionantes e introspectivos, Gerry resolve contar tudo a Bernardo, e eu acho que isso é o mais digno que ele podia fazer, e o mais importante para que, se alguma coisa de fato acontecer entre eles, para que seja com tudo claro… surpreendentemente, eu acredito de verdade na dor de Gerry quando ele conta sobre a morte de Luis, sobre como foi ele, o cara de quem Luis gostava, que o matou, e tudo é muito forte, naturalmente, e muito para Bernardo processar… a lágrima escorrendo do olho dele quando diz que está assustado.

Intenso. Espero, sinceramente, que a temporada não desperdice todo esse potencial.

Tem muita história para contar ali. E é melhor que qualquer outra na temporada.

 

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.

 

Comentários