Sítio do Picapau Amarelo (2005) – A confissão de Teteia

“Ela sempre gostou d’ocê”

Ah, gente, eu preciso dizer: EU GOSTO MUITO DA TETEIA. Ela é, sim, uma das vilãs dessa temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, mas eu não consigo detestá-la como eu detesto personagens como o Coronel Teodorico, a Marcela ou o Angico… a personagem sempre foi carismática e costumava trazer um toque de ingenuidade que nos fazia quase relevar o que ela estava fazendo. Depois de um tempo, Teteia assumiu um tom mais pesado e vilanesco que a fez, por exemplo, realmente chantagear a Cléo para afastá-la de João da Luz, e aquela foi a parte mais difícil de defender a personagem, mas agora já estamos novamente em um trecho dessa temporada do “Sítio” em que gostamos dela, porque ela está fazendo o possível para ajudar o João da Luz e protegê-lo de toda aquela turba irada que invadem a mata com tochas na mão para caçar o lobisomem.

Teteia errou bastante, de fato, e tentou “conquistar” o João por meios errados, mas, de um jeito ou de outro e por mais doentio que seja, ela se importa de verdade com ele – e deixou isso bem claro quando não pensou nos riscos que correria ao se embrenhar na mata no meio de uma noite de lua cheia para avisar o João sobre aqueles que o caçavam, para que ele pudesse escapar a tempo. Desesperada para garantir a segurança de João, Teteia acaba até sendo imprudente, subindo por uma espécie de penhasco e despencando lá de cima, o que a deixa desmaiada depois de ter batido a cabeça em uma pedra… e é desesperador. Teteia é levada pela multidão de volta para o Arraial dos Tucanos para que o Dr. Madeira possa examiná-la, e a situação de Teteia parece ser bastante grave… enquanto isso, João se sente culpado e decide que precisa ir vê-la.

Então, César Britto, o mais novo amigo de João da Luz, o ajuda a ir para o Arraial dos Tucanos fantasiado de frade, e diz a todos que “o trouxe para rezar pela Teteia”. Quando João vê a Teteia, ele fica visivelmente feliz e aliviado ao ver que, ao que tudo indica, ela está bem – e ele olha para ela com uma mistura de carinho e culpa. A cena é bonita e triste quando, com lágrimas nos olhos, João conversa com Teteia, e ela também está bastante emotiva, e diz que fez um monte de coisa errada para ele, mas quando ela tenta contar tudo o que fez, ele pede que ela fique em silêncio, porque está fraca e não pode ficar falando muito. Mesmo assim, ela insiste e diz que fez coisas horríveis para separá-lo de Cléo, diz que a culpa do fim do namoro deles é dela, que o namoro de Cléo com César é mentira, e que a Cléo sempre gostou do João, mas terminou com ele porque ela a chantageou.

Teteia conta, também, que Cléo só mentiu que gostava do César para proteger o João.

Depois de confessar o que fez, Teteia pede que o João traga a Cléo para vê-la, porque também precisa falar com ela, e então Teteia diz a Cléo que contou tudo para o João e, chorando, pede desculpas para os dois. A cena é emocionante e eu confiei na sinceridade dos sentimentos de Teteia, que está bastante mexida, e que reconhece que acha o amor deles tão bonito que ela acha que quis roubá-lo para ela. Segundo a Teteia, se ela pudesse voltar no tempo, não faria nada para separá-los. Isso não quer dizer que João e Cléo vão ficar juntos, até porque Cléo está confiante de que, agora, João realmente gosta de Teteia, e o João não faz questão de esclarecer os seus sentimentos porque, como é o lobisomem, ele acha que não pode ficar perto de ninguém de quem gosta ou então vai colocar essa pessoa em perigo… João e Cléo continuam separados.

Teteia, por sua vez, piora cada vez mais, e é desesperador. O Dr. Madeira parece desiludido, diz que “a vida de Teteia está nas mãos de Deus”, e eu quase chorei com o desespero de Cecéu chorando por causa da irmã. São cenas muito bem-feitas. João, então, volta a visitar Teteia e, chorando e sem saber se ela está ouvindo, fala sobre como ela salvou a sua vida e ele gostaria de poder fazer o mesmo. Depois, ele diz que agora finalmente entende o seu sentimento e a beija, e é quase como em um conto de fadas, porque um pouco depois, antes de João sair do quarto, Teteia desperta… enquanto isso, do lado de fora do quarto, o Dr. Madeira está anunciando a Cléo, a Dona Joaninha e para todo mundo que apenas um milagre pode salvar a vida de Teteia. É um alívio muito grande quando o “frade” João da Luz aparece dizendo que ela acordou.

Agora, no entanto, o drama continuará… o Dr. Madeira percebe, nos próximos exames, que as pernas de Teteia não estão respondendo, e conta para Cecéu e César que a Teteia não vai poder andar por enquanto e só o tempo vai poder dizer se ela vai voltar a caminhar ou não. Cecéu chora novamente, sem saber como dizer isso para a irmã, e diz à Teteia que é normal que ela não esteja sentindo as pernas quando Teteia percebe, mas o momento em que Teteia finalmente percebe que não consegue caminhar é um momento digno de novela mexicana – mas eu adoro novelas mexicanas, e eu acho que a Nathália Limaverde (Teteia) e a Renata Ghelli (Cecéu) transmitiram perfeitamente todo o drama do momento quando Teteia tenta se levantar da cama, cai, e é ajudada pela irmã, e então chora no chão, se perguntando o que está acontecendo.

QUE CENA! QUE PERSONAGENS INCRÍVEIS!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários