[Series Finale] Star Wars: Obi-Wan Kenobi 1x06 – Part VI

“Goodbye, princess. May the Force be with you”

QUE FINAL LINDO E EMOCIONANTE!!! “Obi-Wan Kenobi” é uma delícia! Com um roteiro simples e despretensioso, que não podia ir muito além do que já conhecíamos, já que a história se passa entre “A Vingança dos Sith” e “Uma Nova Esperança”, “Obi-Wan Kenobi” é um capítulo divertido e ocasionalmente emocionante na história de “Star Wars”, com direito a cenas icônicas como o Obi-Wan e o Darth Vader se enfrentando em um duelo de sabre-de-luz, e a referências icônicas como a presença dos pequenos Skylwalker ou a Marcha Imperial tocando na última aparição do vilão… a série pode até ter dividido opiniões, mas ela é uma representação claríssima do que é “Star Wars”: no seu cenário, nos seus efeitos, nas suas sequências de ação, na maneira de contar história… não teve um episódio em que eu não sentisse que estava assistindo, literalmente, “Star Wars”.

E isso faz toda a experiência valer a pena!

No último episódio, Obi-Wan aproveitou o fato de Reva estar cegamente buscando vingança pelas crianças que foram brutalmente assassinadas por Anakin Skywalker na noite da Ordem 66, e o fato de o próprio Darth Vader ser traído por sua irracional vontade de vencer e de mostrar que venceu, o tempo todo, para conseguir escapar com um grupo de protetores dos Jedi, e a pequena Princesa Leia, que precisa retornar para casa… a nave, no entanto, está sendo perseguida pelo Império e não vai conseguir chegar ao seu destino, a não ser, quem sabe, que Obi-Wan faça algo para ganhar tempo para os fugitivos, e ele sabe exatamente o que fazer: afinal de contas, Anakin/Vader não está atrás de todos eles… ele está atrás de Obi-Wan Kenobi, seu antigo mestre. Então, Obi-Wan se despede de Leia (“Come back, please” “I promise”) e procura seu antigo Padawan.

Sabíamos, desde que Obi-Wan e Anakin se encontraram pela última vez, que a série provavelmente ainda traria mais um encontro eletrizante da dupla – E QUE SEQUÊNCIA PERFEITA FOI AQUELA! É a terceira grande luta de sabres-de-luz da série, e é, sem sombra de dúvidas, a melhor sequência de ação de “Obi-Wan Kenobi”, especialmente porque ambos estão muito motivados e envolvidos com o momento, e os dois são versados na Força, um como Jedi e outro como Sith, então a luta é parelha, intensa e perfeita. Existe muito sentimento nas lutas de Obi-Wan vs Anakin, por isso elas se tornam tão marcantes, e tudo foi muito bem coreografado, com direito a sabres-de-luz se cruzando, o Obi-Wan usando a Força de maneira eletrizante (aquela cena das pedras foi incrível!), e o capacete quebrado de Darth Vader que garante sua perda.

E falas icônicas como:

 

“Anakin is gone. I’m what remains. […] I’m not your failure, Obi-Wan. You didn’t kill Anakin Skywalker. I did”

 

Pedindo perdão por tudo, Obi-Wan Kenobi vai embora – até porque mais um Skywalker pode estar precisando de sua ajuda. Depois de não conseguir derrotar Darth Vader, obviamente, Reva descobre sobre a existência de um Skywalker além da Princesa Leia, e parte para Tatooine, onde pretende encontrá-lo e destruir o filho daquele que lhe trouxe tanto sofrimento… eventualmente, no entanto, ela é confrontada com a possibilidade de estar se tornando justamente aquele que mais abomina: se ela matar Luke Skywalker, uma criança inocente, o que a difere de Anakin, no fim das contas?! Então, ela não tem coragem, e tem uma cena comovente com Obi-Wan, quando pergunta se “se tornou ele”, e Obi-Wan diz que não, porque “ela escolheu não se tornar”, ela teve misericórdia. É uma boa conclusão para o arco de Reva em “Obi-Wan Kenobi”.

Então, a série apresenta uma espécie de “Epílogo” que é um conjunto de fan service que aceitamos de bom grado, porque é uma delícia de acompanhar e ficamos emocionados. Vemos Darth Vader ascender, ao som da Marcha Imperial, ao que será em “Uma Nova Esperança”, de uma vez por todas, e vemos dois momentos lindíssimos de Obi-Wan com os pequenos Skywalkers. Primeiro, ele faz uma visita a Leia, para devolver-lhe Lola, e é um momento fofo e emocionante, até porque, mais cedo, ele prometera que retornaria… e cumpre sua promessa. Sua fala sobre os pais ela e as características que ela herdou de cada um é um dos momentos mais lindos de toda a série, sem dúvida. Depois, ele retorna a Tatooine, conversa com Owen e decide se afastar, mas Owen pergunta se ele quer conhecer Luke antes de ir embora, e aquele “Hello, there” e as expressões dos dois me arrepiaram.

Que final PERFEITO. “Obi-Wan Kenobi” fechou sua trama de maneira lindíssima. Simples, lindo e emocionante. Um belo final!

 

Para mais postagens de “Star Wars: Obi-Wan Kenobi”, clique aqui.

 

Comentários