Turma da Mônica: A Série 1x01 – Mônica

A festa da Carminha Frufru!

COMO EU AMO A “TURMA DA MÔNICA”! Em 2019, a turminha mais amada do Brasil chegou aos cinemas em um filme live-action baseado na incrível graphic novel dos Irmãos Cafaggi: “Laços”. A sequência de 2021, adaptação de “Lições”, me deu esperanças de que veríamos a trilogia completa sendo adaptada para o cinema, mas, ao que tudo indica, “Lembranças” não vai acontecer, porque “Turma da Mônica: A Série”, pode ser a despedida desse primeiro elenco – e essa notícia me pegou de surpresa e me deixou um pouco triste, porque, embora adore a ideia da série (e esse primeiro episódio esteja incrível!), eu queria muito ver a história dos Cafaggi se encerrando no cinema. De qualquer maneira, curtimos toda e qualquer aparição desses personagens tão queridos, e entendemos por que “Lições” se esforçou tanto em acrescentar o máximo possível de personagens dos quadrinhos.

Na série, o Bairro do Limoeiro já está cheio de rostinhos que conhecemos dos quadrinhos: além da turminha clássica, formada por Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e, agora, a Milena, também já conhecemos vários outros personagens queridos, como a Marina, o Do Contra (eu adoro o Do Contra, não tem como… aquela cena de todo mundo na janela “espionando” e ele de costas!!!), o Nimbus, o Titi, o Jeremias… são todos personagens icônicos e cheios de histórias para contar que eu fico um pouco triste com a possibilidade de que essa seja a última produção com esse elenco, porque são muitos personagens apresentados para pouco tempo para aproveitá-los, ainda mais tendo em vista que a história da temporada vai girar toda em torno da festa organizada pela Carminha Frufru e a sabotagem feita contra ela, no estilo “Chocolate com Pimenta”.

Gostei muito do tom do primeiro episódio – é leve, nostálgico, nos arranca risadas gostosas, mas, ao mesmo tempo, também é sério, real, emocionante. Confesso que, quando a série foi anunciada, o fato de ser um roteiro original e não uma adaptação das histórias do Cafaggi me deixou inquieto, já que eles deram essa característica humana e até melancólica para a Turma da Mônica, mas sendo uma sequência direta do filme, a série tentou (e parece que conseguiu) emular esse mesmo estilo, enquanto os personagens crescem… e crescer é justamente um dos temas da série, como vemos em um diálogo simples, mas importantíssimo, no qual eles se perguntam “aonde eles ficam” se eles não são mais crianças, mas também ainda não são adolescentes… eles estão crescendo, o Cebolinha já até consegue pronunciar o “R” quando não está nervoso!

O episódio começa em uma festa na mansão da Carminha Frufru, e quase parece que “perdemos alguma coisa”, pelo climão pesado que está na festa, e a carinha da Mônica, se sentindo péssima, quando é chamada para o palco, “depois de tudo o que aconteceu”. Então, Carminha, a metida e arrogante anfitriã da festa, leva um balde de lama na cabeça – e começam as investigações para descobrir quem é o responsável por essa “sabotagem”. Carminha parece muito determinada a acusar Mônica, porque ela é “a suspeita mais óbvia”, e por isso ela é a primeira interrogada… e quem se responsabiliza pela “investigação”, é claro, é A MAIOR FOFOQUEIRA DO BAIRRO DO LIMOEIRO: a Denise. Destaco aquele momento maravilhoso no qual a Mônica fala sobre como não é justo que Denise investigue o caso, já que ela é amiga da Carminha, mas Denise responde:

“A vida não é justa, meu amor”.

Denise tem seus momentos icônicos mesmo!

Enquanto Mônica é interrogada e conta sua história com Carminha Frufru, o episódio retorna, então, para preencher as lacunas de como chegamos àquela situação – e eu devo dizer que esse retorno encheu o episódio de COR, e ele se tornou tão mais gostoso de se assistir… vemos a turminha no início das suas férias de verão, e como a turminha está crescendo (bem como eles estão crescendo!), eles precisam de um novo lugar para se encontrar e se divertir, e é assim que eles começam a reforma de um galpão para se tornar a sede do CLUBE DA TURMA, e talvez o mais legal da Turma da Mônica seja justamente ver essas crianças-quase-adolescentes trabalhando juntos por algo que gostam, cada um fazendo sua parte da sua maneira, com aquilo que sabem fazer de melhor… e Mônica planeja uma festa de inauguração para o Clube no sábado.

As coisas, no entanto, não saem conforme o planejado quando uma limusine aparece no Bairro do Limoeiro, atropelando a bicicleta da Mônica e o Sansão (!), e de dentro dela sai uma garota mimada e arrogante que está prestes a acabar com a vida da Mônica: Carminha Frufru, acompanhada de sua nova melhor amiga, Denise, que não ia perder uma voltinha de limusine pelo bairro, é claro… Carminha Frufru é a típica garotinha rica que se acha mais bonita, mais interessante e melhor do que todo mundo, e ela tem comentários bem maldosos a fazer sobre a sede do Clube da Turma, que eles estão reformando, faz o Cascão sair correndo de vergonha quando fala mal do seu porco de estimação (!), e ainda “sabota” a festa da Mônica marcando uma festa na sua mansão no mesmo dia da festa da Mônica… ainda diz que “quer dar a eles uma festa de verdade”.

É difícil aguentar a Carminha Frufru, vamos combinar! E a Mônica é uma personagem de quem gostamos tanto, que queremos protegê-la de todo mal, o tempo todo. Vê-la pedindo para a Carminha desmarcar a festa dela, porque a do seu clubinho já estava marcada há mais tempo (e estava!), e sendo desdenhada pela Carminha é de partir o coração, e vê-la sozinha na sede do Clube da Turma, chorando, acabou comigo… até porque viemos de “Turma da Mônica: Lições”, uma história já bastante dolorosa para a personagem da Mônica! A próxima interrogada por Denise e Carminha será Magali, a suposta “cúmplice” da Mônica, e vamos ver como essa história continua se desenvolvendo, e quem, afinal de contas, está por trás daquela armação do balde de lama… que delícia poder ver uma adaptação visualmente tão fiel aos quadrinhos, e com uma alma tão bonita!

A “Turma da Mônica” merece.

 

Para a review de “Turma da Mônica: Laços”, clique aqui.

Para “Turma da Mônica: Lições”, clique aqui.

 

Comentários