A Favorita – A prisão de Donatela

“Eu fiquei com tudo que era seu…”

COMEÇOU O INFERNO DE DONATELA – e agora ele deve durar bastante tempo. Flora finalmente conseguiu o que sempre quis: derrubar a Donatela. Há 18 anos, quando matou Marcelo, ela planejava colocar a culpa em Donatela e enviá-la para a prisão por um crime que ela não cometeu, aproveitando uma arma que já tinha suas impressões digitais… teria funcionado se Donatela e Cilene não tivessem aparecido e frustrado o plano de Flora, o que a condenou no julgamento. Agora, no entanto, Donatela não teve tanta sorte. Flora pensou em tudo para enviá-la para a cadeia exatamente do mesmo jeito que ela planejava fazer há 18 anos… só que, dessa vez, dá certo. Flora usa a arma que Donatela usou para ameaçá-la para matar o Dr. Salvattore, e todo mundo acredita quase que imediatamente na culpa de Donatela… ela teria motivos e as circunstâncias são suspeitas.

Sem contar que ela foge da cena do crime e depois tenta fugir do país.

Assim, Donatela acaba presa – E É TÃO ANGUSTIANTE. “A Favorita” não economiza nas cenas de Donatela sofrendo na prisão… ela é a mulher rica que acabou de chegar, e tem que ouvir provocações, deboche, gente caçando briga com ela tão rápido… ela até apanha logo que chega. Quem a ajuda é Diva, e então começa a aguardada união dessas duas. Quando a carcereira filha da p*ta aparece, Donatela é acusada de ter começado a briga (!), e quase se ferra por causa disso… Diva até protesta e diz que não foi a Donatela, que foi a tal de Gislaine, mas não adianta nada. Pelo menos agora Donatela sabe que tem alguém do seu lado, por algum motivo. Mais tarde, quando ela vai conversar com Diva e agradecê-la, Diva diz que Donatela pode contar com ela, porque “sabe que armaram para ela estar ali e que ela é inocente”. E sabe disso porque conhece a Flora

Diva nos proporciona mais um flashback do tempo de Flora na cadeia, quando Diva tinha ganhado o direito de sair durante o Natal e rever o filho, e Diva estragou tudo a chutando embaixo da mesa e a provocando, só para que Diva grite com ela, a ataque, e então perca o direito de sair. É cruel e desnecessário, mostrando como Flora é apenas uma pessoa má, não necessariamente com motivos – ela é cruel, maldosa, invejosa… ela não presta mesmo. “Ela fez isso por nada. […] Eu já vi de tudo nessa prisão, mas mulher fria e falsa como ela…” Diva diz que Flora só não morreu (!) na prisão porque ela tinha a proteção de Zezé, a carcereira, mas muitas pessoas já quiseram matá-la, por ser cínica, por viver provocando… agora, Donatela escuta isso tudo e diz que, mesmo assim, “Flora venceu”, mas Diva não vai deixar que Donatela fique com essa atitude…

Elas não vão deixar a Flora ganhar.

É uma boa trama nascendo…

A primeira visita que Donatela recebe em seu tempo na cadeia é de Zé Bob, e eu preciso dizer: O ZÉ BOB FOI TÃO FOFO. É uma cena linda que começa com o Zé entregando para ela um pote de sorvete de pistache, que ela tanto adora, e sua voz falha ao agradecer. “Zé, nunca te disse isso, mas nunca é tarde pra dizer. […] Nem pelo Marcelo eu senti o que eu sinto por você”. Mesmo com todas as evidências contra Donatela, Zé Bob quer acreditar nela, e se preocupa com ela… pergunta se ela já tem um advogado, por exemplo… é muito triste ver o estado de Donatela, e vê-la chorando, desesperada, dizendo que é inocente e que se ninguém mais acreditar nela, ela já estará feliz se ele acreditar. Antes de ir embora, Zé Bob pergunta o que ele pode fazer por ela, e Donatela só tem um pedido: que ele proteja a Lara por ela e que, dentro do possível, traga notícias.

Depois, é claro, Donatela recebe uma segunda visita: Flora. É óbvio que Flora não deixaria Donatela em paz… é claro que ela apareceria para espezinhar. Zezé é quem traz Flora e ri de toda a provocação, e Flora está arrumada (com as roupas de Donatela!) como se estivesse indo para uma festa ou algo assim, com um brinco chamativo, uma roupa brilhosa, maquiagem, cabelo arrumado… para provocar, para dizer o que sempre diz, para debochar, para rir da desgraça da mulher que ela tanta odeia. Donatela manda Flora sair dali ou “vai matá-la”, mas Flora também usa isso para debochar de Donatela, dizendo que Donatela não mata nem uma mosca, porque quem mata ali é ela… foi ela que matou o Marcelo; ela que matou o Salvattore. E, dissimulada, Flora ainda tem a capacidade de debochar de Donatela dizendo que ao menos ela pagou por crime que cometeu…

…Donatela, por sua vez, está pagando por um crime que não cometeu.

Flora também debocha de Donatela dizendo que ela tornou tudo muito fácil para ela, porque meteu os pés pelas mãos e tudo o que Flora precisou foi bancar a boazinha para que as pessoas acreditassem nela… fala sobre como Irene custou apenas três míseros dias para acreditar nela – bastou ela se fazer de coitadinha. Estúpida (porque já teve provas do contrário), Donatela diz que Irene, Gonzalo e uma galera podem até cair no joguinho de Flora, mas “Lara nunca vai cair” (é sério, eu não sei de onde a Donatela tirou isso sendo que, pouco antes, Lara estava chamando ela de assassina e tudo o mais), e eu acho que era isso mesmo que Flora estava esperando que Donatela dissesse, porque ela sabia o que responder… e olha, quando Flora diz que “Lara é a mais idiota de todas”, eu infelizmente não pude discordar dela… quer dizer, a Lara é MESMO muito IDIOTA.

 

“A Lara? A Lara é a mais idiota de todas. Ela já me ama, Donatela, você precisava ver. Aliás, eu pagava pra você ver. Era um tal de ‘mamãezinha’ pra cá, ‘mamãezinha’ pra lá, um dengo, um chamego… nossa, chega cansava de tanto grude! […] Vou te dizer, hein, Donatela, que garota chata. Carente, pegajosa. Oh criaturinha in-su-por-tá-vel. Não, você foi mesmo uma santa de aturar essa garota todos esses anos, hein? Mas tudo bem, pode deixar comigo porque eu vou dar um jeito nessa pentelha. Deixa comigo”

 

Olha… 90% desse discurso é bem verdade. Especialmente a parte do “idiota”, “chata” e “insuportável”.

Por fim, Flora ainda provoca Donatela falando das massagens que está recebendo agora, das roupas e sapatos que herdou, que eram todos de Donatela, e Donatela revida a chamando de “cadela”, “vagabunda” e “monstro”, mas, naquele momento, parece que Flora ganhou mesmo e conseguiu tudo o que sempre quis: ficar com tudo o que era de Donatela… a filha, a família, a casa, o guarda-roupa, o marido… diz até que o Zé Bob está caidinho por ela, o que não é verdade. As duas acabam brigando, Donatela puxa os cabelos de Flora (!), e seria ótimo, se não fosse justamente o que Flora queria: ela queria provocar, desestabilizar ainda mais, e Zezé ainda aproveita para plantar uma faca de PVC na cela de Donatela e mandá-la para a solitária, só com um rato de companhia, e enquanto Donatela grita desesperada, Zezé ri e ainda liga para Flora para que ela escute os gritos.

E essa tortura está apenas começando.

Que nervoso!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários