Além da Ilusão – A fuga de Leopoldo e Plínio

Não há nada de errado em amar!

VOU SENTIR SAUDADE DE PLÍNIO E LEOPOLDO! Venho comentando bastante sobre Plínio e Leopoldo, a minha parte favorita de “Além da Ilusão” atualmente, ao lado de toda a história de Heloísa (afinal de contas, Heloísa é incrível e a atuação da Paloma Duarte também!), mas agora a trama do nosso casal parece ter chegado ao fim. Infelizmente, os dois se despedem com toda uma discussão bastante pertinente a respeito do amor e de ser quem eles são, e sobre “não ter nada de errado em amar”, mas a novela segue não entregando nenhum beijo dos dois, e aquela frase de “o horário não permite” continua ecoando em minha mente e me incomodando… afinal de contas, essa é uma materialização do preconceito contra o qual eles supostamente estão pregando, um preconceito que considera “indecente” um beijo de dois homens, mas entrega beijos e cenas de sexo de casais héteros sem qualquer problema.

Mas já falei bastante disso em meu último texto sobre o tema.

Com ou sem beijo, no entanto, a novela entrega cenas memoráveis, especialmente as protagonizadas por Leopoldo, que conta com a atuação emocionada, entregue e tocante de Michel Blois – que, por sinal, é gay na vida real, e eu acredito que isso é importantíssimo para que as cenas sejam tão carregadas de verdade como são. Podemos sentir a dor do personagem nos seus olhos cheios de lágrimas quando ele enfrenta o pai, enquanto o nojento do Francisco lhe pede que ele “esqueça” isso tudo, que “finja ser normal”, e sugere levá-lo para uma clínica. Como um homem abertamente gay, tudo isso se torna especialmente pessoal e doloroso para mim, e todas as cenas de Leopoldo com o pai me machucaram, me entristeceram e me emocionaram. A dor nos olhos de Leozinho é palpável, e tudo o que queríamos era abraçá-lo e dizer que tudo ficaria bem.

Doeu vê-lo ouvir tudo o que o pai disse, doeu ouvi-lo falar sobre linchamento social e sobre ser chamado de “doente” – ainda bem que Leozinho tem pessoas boas ao seu lado, que o acolhem e o protegem: a Arminda, o Inácio, a Isadora, o Rafael, a Julinha, até a Margô… quando Plínio retorna da capital, sentindo-se culpado pela carta de amor que deixara e o chamando de “meu amor”, ele o convida para ir embora com ele para a capital, como era o plano, mas parte de Leopoldo ainda não quer fugir – o problema é que, se ele ficar, Francisco vai encontrar uma maneira de interná-lo, nem que seja contra a sua vontade… ele consegue um laudo para colocá-lo em um manicômio, e diz que Leopoldo vai ficar lá “quanto tempo for preciso”, e esse é bem o discurso do pavoroso que se autodenomina “cidadão de bem”. Você sabe de quem eu estou falando.

Margô tenta impedir Francisco, diz que a internação é uma violência, e Leopoldo chega para se defender também, dizendo que o poder de escolha é dele e ele escolheu ser quem é, por isso não vai ser internado… eu amo a sua força, mas eu morro de medo do que Francisco pode fazer, especialmente porque o seu discurso é violento, opressor e discriminatório… ouvi-lo chamar o filho de “doente” me dá calafrios. Durante a discussão em cenas fortes e desesperadoras, lágrimas sinceras se juntam nos olhos de Leopoldo, e o pai, gritando, diz que ele vai ser levado para o sanatório, e quase tira o cinto para bater nele, e o faria, se Margô não se colocasse entre eles e pedisse que Leopoldo saísse dali, que ela dava conta de Francisco. Então, Margô se dá conta do homem horrível que Francisco é, e eu adoro o fato de ela não querer continuar com ele por interesse…

Com aquele pensamento, eles não são compatíveis.

Felizmente, ter Margô ao lado deles é muito útil. Como Francisco pretende internar Leopoldo à força, e Mariana o ouve no telefone e corre para contar para Arminda e Isadora (o mínimo que ela podia fazer, porque foi ela quem causou isso tudo!), Margô é quem consegue ligar para o sanatório e mudar o endereço no qual Leopoldo supostamente estará… assim, Leopoldo ganha tempo o suficiente para ao menos encerrar “Ventre Maldito”, sua primeira radionovela, e, quem sabe, impressionar pessoas que podem lhe dar um emprego na capital, onde ele pretende recomeçar a sua vida ao lado de Plínio… Margô cuida do carro do sanatório, Arminda e Inácio acompanham Leopoldo durante a radionovela, e Isadora fica responsável por conseguir um carro para ajudar na fuga, e como Joaquim se recusa a ajudar nisso, Rafael se dispõe, com o carro de Lorenzo.

É muito bonito e muito forte ver a rede de apoio que nasce ao redor de Leopoldo e Plínio, e é isso o que nos dá esperanças de um mundo melhor: existem pessoas que valem a pena. Parte de Leopoldo tem esperanças de que o pai mude de ideia, que o entenda e que o ame como ele é, mas ele percebe, eventualmente, que isso não vai acontecer, não tão cedo… então, ele aceita o carro que está esperando por ele – não para levá-lo ao sanatório, mas um carro cheio de pessoas que o amam e que vão ajudá-lo a chegar à estação e ir embora antes de ele ser “capturado”. Margô e Julinha, unidas em prol de algo que é muito maior do que a rivalidade delas, ficam plantadas na porta da rádio para impedir que Francisco faça qualquer coisa. Com os olhos sofrendo (uma cena cruel, a dor de Leopoldo palpável em seus olhos), Leopoldo aceita fugir.

A cena do carro e da estação é fofa, triste e emocionante. Com a companhia de Arminda, Inácio, Isadora e Rafael, Leopoldo e Plínio são levados até a estação de trem, onde eles se despedem de todos, prontos para tentar começar uma nova vida na capital – e Arminda entrega a Leopoldo o anel que Francisco lhe dera, que pertencera à mãe de Leopoldo… pode ajudá-los a se estabelecer no início, já que será a parte mais difícil. A despedida é triste e emocionante, cheia de sorrisos e abraços sinceros, porque Arminda e Inácio realmente se importaram muito com Leopoldo e com Plínio há muito tempo, e compartilharam, com eles, cenas incríveis. Vê-los partir, no entanto, também me entristece, porque eu vou sentir saudade deles. Como eu disse mais de uma vez recentemente, essa era a parte que eu mais estava gostando de acompanhar na novela.

Agora, é focar na trama de Heloísa e Olivia.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários