A Favorita – Donatela está sozinha!

“Você não respeita nada, nem a casa de Deus”

Acabou para Donatela… chegou o momento que Flora ameaçou desde a sua saída da cadeia e que Donatela sempre temeu: o momento em que seu “castelinho de areia” despencaria. Muito mistério envolve o crime que mandou Flora para a cadeia durante 18 anos, e agora o jogo está virando para que o processo seja reaberto e Donatela se torne a principal suspeita – Flora, Silveirinha e Dodi garantiram que isso aconteceria fazendo com que o Dr. Salvattore, que viu Marcelo morrer na ambulância, fosse à delegacia para mudar seu depoimento de tantos anos atrás; depois, Cilene também foi intimada a depor, e ela faz o mesmo que o Dr. Salvattore: muda a sua declaração. Agora, todos parecem acreditar que Flora é mesmo inocente e foi presa injustamente por 18 anos, e querem a cabeça de Donatela. E ela percebe que está cada vez mais sozinha.

Quando a bomba explode, por exemplo, Donatela vai atrás de Gonzalo, e ele, que sempre a apoiou, parece bastante disposto a se esquivar naquele momento, e é muito triste… vemos o olhar decepcionado, cheio de lágrimas de Donatela, e então ela sai derrotada, pedindo desculpas por tê-lo incomodado, dizendo que isso nunca mais vai acontecer. Mas acho que nenhuma traição é tão injusta e tão revoltante quanto a de Lara… LARA NÃO TINHA O MENOR DIREITO DE TRATAR A DONATELA ASSIM. Não sei como eu me senti na época, sem saber quem estava dizendo a verdade, mas Lara é uma ingrata insensível de qualquer maneira! Ela chega falando com Donatela cheia de acusação, e então ela diz: “Eu acho que agora a verdade tá começando a aparecer. Eu acho que foi você que matou meu pai”. Sinceramente, eu apoiaria a Donatela se ela voasse na Lara.

Dessa vez, no entanto, ela não tem força nem pra isso – nem para gritar com a “filha” ingrata e desgraçada dela. Devagar e enojada, Donatela diz que não a reconhece mais, que ela é uma menina má, sem coração, e diz que ela está cometendo um erro terrível, e vai se arrepender pelo resto da vida por isso – o que é verdade. Sinceramente, eu não sei se Lara merece qualquer tipo de perdão… quase quero ver mais a Lara sofrer do que a Flora. Achando-se com a razão, Lara pede explicações, então, se ela é inocente, para as duas testemunhas terem mudado o depoimento, como se não fosse muito mais suspeito justamente que eles tenham mudado o depoimento de uma hora para outra… mas Lara não consegue enxergar que Flora os está manipulando e/ou chantageando. Mas por mais suspeito que seja, Lara não enxerga, e a burra cai que nem um pato idiota.

Parece que ninguém mais acredita em Donatela… nem Lara, nem Gonzalo. Donatela, destruída, ainda consegue dizer a Lara que a ama, e eu não sei como ela consegue – porque eu sei que eu não conseguiria. Eu acho que a Donatela nunca deixaria de amar a Lara, mas dizer isso em um momento tão difícil demanda muito esforço, mas ela consegue. Lara é fria e diz que a “ama” demais, e é por isso que sofre tanto porque não acredita em nada do que ela está dizendo… mais tarde, Lara expulsa a Donatela de uma missa que está sendo rezada em memória a Marcelo, e ela chama a mãe de “aquela mulher”. Lara NÃO PODIA ter expulsado a Donatela da igreja daquele modo… a raiva que eu estou sentindo da Lara não pode ser explicado. Então, cada vez mais sozinha, Donatela acaba sendo parada por Dodi do lado de fora da igreja, e é aí que o Zé Bob chega e vê tudo…

E Donatela não pode perder o Zé Bob também… é o único que está do seu lado!

Eventualmente, já acabada, Donatela é quem acaba afastando o Zé Bob, quando fala sobre Flora, quando o acusa de coisas que ele não fez, e Zé Bob acaba indo embora mandando ela procurar um médico, porque está doente… e, sem o Zé Bob por perto, Donatela acaba deixando que o Dodi se aproxime; Flora, por sua vez, vai atrás de Zé Bob justamente para envenená-lo contra Donatela, dizendo que ela o procurou apenas porque ele precisava de alguém que a defendesse na imprensa, e ele é todo cético, porque ele confia na Donatela, mas Flora sabe exatamente como convencê-lo: o envia para o endereço onde Donatela está com Dodi, e Dodi ainda arma toda uma cena deitando-se na cama de Donatela, os dois seminus, para que Zé Bob os encontre assim e não possa deixar de acreditar… algo nele diz que ele deve acreditar em Donatela, mas o que ele viu…

Zé Bob e Donatela acabam brigando na redação do jornal mais tarde, cada um acusando o outro de coisas que eles não fizeram… o dinheiro que Donatela tinha guardado em casa e que Zé Bob vira desapareceu, e ela acha que foi ele que a roubou; ele, por sua vez, a viu com Dodi, por mais que ela vá negar isso para sempre. É triste vê-los se afastando, sendo que o Zé Bob era um dos melhores aliados que Donatela tinha, mas ele não vai chegar a desconfiar dela, porque ele vê Flora conversando com Silveirinha e com Dodi em um restaurante, e se pergunta se eles não estão armando algo juntos e enganando a Donatela… e Dodi está fazendo de tudo para conquistar a confiança de Donatela e conseguir se aproximar, inclusive entregar as fotos que tirara de Salvattore, como uma prova de que ele foi mesmo ameaçado por Flora para mudar o depoimento.

Lara, por sua vez, quer ficar de fora e esperar o resultado do processo, dizendo que agora é com a justiça… por isso, ela não vai à missa ao pai que, dessa vez, é organizada por Donatela. Na verdade, ninguém aparece, e é uma tristeza ver a Donatela sozinha naquela igreja sozinha, apenas ela e o padre… e como se isso já não fosse ruim o suficiente, no fim da missa alguém aparece: a Flora. Ela está ali apenas para provocar, apenas para espezinhar a inimiga que já está destruída. “Você não respeita nada, nem a casa de Deus”. Nesse momento da trama, eu já estou com NOJO da cara dissimulada de Flora, não aguentando olhar para ela… é um momento de provocação, humilhação e muita encenação, e Donatela fica parecendo a descontrolada, e talvez ela tivesse até mesmo partido para cima de Flora, se não fosse o Dodi estar ali para ajudá-la a se controlar.

Sinceramente, a Flora merecia…

…eu não julgaria Donatela.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários