[Series Finale] Love, Victor 3x08 – Brave

What does being brave mean?

É uma pena, tendo em vista do quanto eu gostava de “Love, Victor” na primeira e na segunda temporada, mas eu preciso ser sincero ao que eu senti assistindo a essa última temporada e dizer: eu achei muito ruim. Com exceção de Rahim (que não teve nem perto do tanto de cenas e destaque que eu gostaria que ele tivesse tido), não teve muito que se salvou nessa temporada final, infelizmente… uma série originalmente sincera e tocando em assuntos importantes e com os quais nos relacionávamos acaba entregando uma temporada final forçada, com diálogos fracos e “desenvolvimentos” ruins que não levam a lugar nenhum. Andamos em círculo, terminamos clichê e não tivemos trama e carisma o suficiente que nos fizessem amar isso – afinal de contas, o problema não está no clichê… quando ele é um clichê bem-feito, quando torcemos por isso.

Vejo, felizmente, que o número de pessoas que torciam por Victor e Benji diminuiu drasticamente na última temporada (onde essas pessoas estavam quando a segunda temporada terminou?), mas “com quem o Victor fica no final?” não é algo com que eu me preocupava de verdade há algum tempo… minha experiência com séries do gênero me fazia ter certeza de que eles não teriam coragem de arriscar o suficiente para “mudar o destino” de Victor – o grande problema, no entanto, é que a temporada não desenvolveu o “relacionamento” de Benji e Victor para que quiséssemos que eles ficassem juntos, para que parecesse que eles precisavam ficar juntos, para nos convencer de que eles seriam felizes. Sinto muito por adolescentes emocionados e sonhadores que podem estar lendo agora e sonham com um “primeiro amor que dura para sempre”, mas Victor e Benji não vão ficar juntos para sempre.

Mas eles mesmos vão descobrir isso em breve…

Sinto que a temporada não foi bem concebida – e me pergunto se ela foi escrita sabendo que era a temporada final de “Love, Victor” ou se as coisas estavam muito encaminhadas antes de essa decisão ser tomada. Depois de um zilhão de problemas e de o Benji ter tido uma série de comportamentos tóxicos na temporada anterior de “Love, Victor”, essa temporada mal os mostra juntos, parecendo o tempo todo reforçar o quanto eles não funcionam, e mesmo as poucas cenas que eles compartilham trazem uma ausência de química que eu não sei dizer se tem a ver com carisma, atuação ou o que é, mas Victor e Benji não transmitem esse “amor” no qual a série quer que acreditemos. E eu esperava, sinceramente, que a temporada final fosse me convencer do contrário, fosse me fazer suspirar com alguns momentos fofos… mas não aconteceu.

Preciso dizer que, a Benji, falta carisma – e a segunda temporada deixou isso muito claro. Em parte, é como se a própria série tivesse se dado conta disso e reduzido o personagem na temporada final, o que é uma escolha duvidosa (embora menos tempo de Benji era mesmo o que eu esperava). Lidando com seus próprios problemas e culpando Victor por coisas que não são de sua alçada, Benji aparece só para fazer coisas como “contar para o Victor que está indo embora porque o viu beijando outro”. Com a perspectiva de Benji indo embora, Victor começa a se lembrar dele quando olha para o bebedouro no qual o viu pela primeira vez, por exemplo, em uma tentativa desesperada da série de apelar para a nostalgia, e então a série tenta nos convencer, em um discurso, de coisas que não vimos acontecer – como o Victor falando sobre o quanto o Benji é “paciente”.

Sendo que “paciente” foi algo que ele definitivamente NÃO FOI na segunda temporada.

O episódio me causou desconforto… foi forçado e corrido ao extremo, e em vários sentidos.

A trama toda de Lake e Felix, por exemplo, é uma palhaçada – o exemplo perfeito de como as coisas foram confusas, mal desenvolvidas e mal resolvidas. Separaram Lake e Felix para investir no romance de Lake com Lucy e de Felix com Pilar… depois, separaram os novos casais para reaproximar Lake e Felix e, nos 30 minutos finais de “Love, Victor”, Lake e Felix negam estar sentindo algo um pelo outro, voltam a se beijar, e decidem novamente se separar porque Lake está apaixonada por Lucy e Felix quer falar com Pilar, mesmo que ache que perdeu a sua chance com ela… Lake e Felix tiveram um bom desenvolvimento nas primeiras temporadas, e eu não acho que colocar Lake com Lucy ou Felix com Pilar eram ideias ruins, mas precisávamos de mais seriedade na maneira como as histórias foram abordadas e tudo acaba ficando meio solto e sem sentido.

Antes de terminar minhas reviews de “Love, Victor”, eu vou elogiar, novamente, o único personagem de quem gostei muito: Rahim. Sempre disse que, além de ser muito bonito, Anthony Keyvan esbanja talento (ele atua muito bem, o que não se pode dizer de todo o elenco) e carisma, e seu personagem conquista facilmente… adoraria tê-lo visto com mais destaque e tempo de tela nessa temporada final (e é uma pena que o Finale tenha praticamente o ignorado), mas as poucas tramas que teve foram sempre muito interessantes de se acompanhar, seja algo mais dramático, como toda a questão com a família e com o tio homofóbico, mais divertidas, como suas breves interações com Pilar e Victor, ou fofas, como o seu romance com Connor, que foi encaixado nos episódios finais da série… Rahim é um personagem de quem vou sentir saudade.

A reta final do episódio, então, depois de Nick e Victor terem terminado e Victor ter corrido atrás de Benji (!), acontece em uma festa – o que era para ser significativo e nostálgico, mas novamente parece forçado. É uma tentativa de nos levar de volta ao início de “Love, Victor” ou quem sabe até mais longe, a “Com amor, Simon”, mas o visual familiar não evoca em mim os sentimentos esperados… até porque querem forçar um encontro mágico entre Victor e Benji (que é quem, dessa vez, precisa correr atrás de Victor) na roda gigante, como se fosse ter o mesmo impacto de Simon e Bram. Eu queria muito ter gostado, eu queria muito estar me despedindo da série com lágrimas nos olhos e falando sobre como mexeu comigo e como vou sentir saudade, mas gostei tão pouco da terceira temporada que estou apenas feliz por ter chegado ao fim.

 

Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.

 

Comentários