Avataro Sentai DonBrothers, Don 18 – A Jawsome Strike

Don Murasame!

Leve, divertido, até despretensioso – mas cheio de conteúdo. Novamente vou falar sobre como eu gosto do roteiro de “Avataro Sentai DonBrothers”. “A Jawsome Strike” é um exemplo muito bom de como “DonBrothers” pode ser leve e bobalhão, sem perder de vista a sua preocupação com a história: temos a aparição do misterioso Don Murasame, que ainda é um personagem que precisamos explorar, um pouco do desenvolvimento da relação de Taro Momoi com Sonoi e uma descoberta interessante para os DonBrothers como equipe… acredito que eles estão, de certa forma, mais maduros ao fim desse episódio, e que os “vínculos” sobre os quais o Taro tanto falava no início da série estão mais fortalecidos do que nunca… o que eu mais espero, para que isso seja de fato perfeito, é o Tsubasa oficialmente se tornando parte, para que seja parte de todas essas tramas!

Jiro Momotani continua tentando encontrar o seu lugar dentro da equipe – para ele, ele não deve ser “apenas mais um dos companheiros”, mas alguém que esteja na mesma altura que o Don Momotaro… então, Taro Momoi o “desafia”: diz que, se ele conseguir acertá-lo, ele será considerado seu igual. Para isso, Taro diz que ele pode tentar acertá-lo quando e como quiser, o que Jiro parece considerar quase fácil… afinal de contas, mais cedo ou mais tarde, Taro Momoi vai ter quer baixar a guarda… não? A sua primeira tentativa, no entanto, é frustrada com facilidade, e Taro Momoi lhe impõe um castigo de alguns exercícios físicos – afinal de contas, eles estão jogando um jogo, e a cada falha, Jiro terá que pagar uma “prenda”. É um jogo divertido entre eles, no qual, eventualmente, os demais companheiros de equipe também se juntam…

Haruka, Shinichi e Tsuyoshi têm planos mirabolantes dos quais Taro Momoi se esquiva continuamente, divertindo-se enquanto distribui uma série de castigos a cada tentativa falha… Tsuyoshi tenta roubar um broto de feijão do seu almoço; Shinichi tenta acertá-lo com uma arminha de tinta à distância; Haruka tenta enganá-lo fingindo ter feito alguns biscoitos para ele. No fim, os quatro quase conseguem acertá-lo descobrindo uma fraqueza sua: Gii, um besouro-rinoceronte que era seu “único amigo” na infância e que fugiu, e cujo retorno ele espera até hoje… seria uma crueldade sem tamanho, no entanto, usar isso contra ele, porque é de partir o coração ver a esperança com que ele procura Gii quando eles falam sobre o seu “retorno” e, no fim, nenhum deles consegue acertá-lo, mesmo tendo a oportunidade… no fundo, eles não querem vê-lo perder.

Não daquele jeito, pelo menos.

Para mim, isso é uma grande revelação a respeito de como eles estão como equipe. Os DonBrothers não são uma equipe tradicional – e não há nenhum problema nisso! “A Jawsome Strike” vem para mostrar as imperfeições que gerem esses relacionamentos, mas como isso não os torna menos importantes e significativos… o fato de Haruka, Shinichi, Tsuyoshi e Jiro se sensibilizarem com Taro Momoi e não quererem “vencer a qualquer custo” mostra que eles de fato se importam com ele, e é isso o que gera a força desse grupo. E é por isso que, mais uma vez, eu falo sobre como gostaria que todos soubessem que Tsubasa é o Inu Brother, porque, novamente, com o episódio não estando centrado nele, ele fica à parte da narrativa principal, e seria divertido tê-lo na equipe, compartilhando momentos como esse com eles… isso os fortalece!

Taro Momoi também tem uma história paralela com Sonoi – uma das tramas mais interessantes de se acompanhar em “Avataro Sentai DonBrothers”. A química e a dinâmica dos dois funciona perfeitamente, e é incrível ver como, apesar de todas as diferenças iniciais, eles curtem a companhia um do outro… toda aquela coisa de “competição de quem ajuda mais pessoas” parece uma grande desculpa para que eles possam passar tempo juntos, e temos alguns dos melhores momentos do episódio nessa interessante “disputa” entre eles… e isso é algo que pertence apenas a Taro Momoi, porque seus companheiros de equipe não entendem muito bem “o que um Mestre da Mente está fazendo ali” quando eles tentam atacar Taro em grupo e Taro recebe a inusitada e prestativa ajuda de Sonoi… a relação deles vai além do que os DonBrothers podem entender.

“DonBrothers” também ganha, nesse 18º episódio, um novo personagem importante – que ainda não tem um rosto ou um propósito fixo, mas tem uma voz e muito mistério… Don Murasame, mais um sobrevivente do Clã Don, pelo jeito (o que deve colocar uma pausa na “briga” entre Sonoi e Don Momotaro), aparece atacando os DonBrothers, e nós ficamos encantados com o visual do novo personagem! Adorei o fato de o uniforme seguir o mesmo padrão dos demais DonBrothers, mas agora na cor roxa, e espero que isso signifique que, mais cedo ou mais tarde, ele deixará de ser um “Ranger do mal” para ser parte da equipe. A aparição de um novo DonBrother roxo me faz pensar se existe a possibilidade de novos personagens se unirem à equipe eventualmente… será que minha esperança de ver um DonBrother verde ainda não está perdida?!

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários