Além da Ilusão – O verdadeiro Rafael Antunes

“Eu gostaria de lhe apresentar o Rafael Antunes”

Agora, Davi está nas mãos de Joaquim porque Joaquim descobriu sua verdadeira identidade… infelizmente, como Joaquim também está nas mãos de Davi, por causa da história do roubo da tecelagem, o roteiro acaba não fazendo quase que nenhum avanço real, e eu achei decepcionante. Queria que o despertar do verdadeiro Rafael Antunes e/ou o Joaquim descobrindo quem era o Davi fossem motivos para um boom em “Além da Ilusão”, uma reviravolta interessante que movimentasse o roteiro em ritmo de reta final, mas com tanta coisa vindo à tona, a novela acaba continuando parada na mesmice de sempre – e o personagem do Davi, que tem problemas pavorosos de escrita, não ajuda em nada para que nos empolguemos com as cenas… fico me perguntando o que precisa acontecer para algo acontecer, mas provavelmente nada…

Qualquer coisa que acontecer, Davi vai resolver com conveniências do roteiro.

A informação mais importante que Joaquim já conseguiu na sua luta contra Davi veio de mão beijada quando o verdadeiro Rafael Antunes apareceu na Tecelagem Tropical e falou justamente com ele… então, ele decide descobrir quem é, na verdade, aquele que até então ele conhecia como “Rafael”. Joaquim vai à delegacia para ver a lista de suspeitos e, dessa vez, procura de A a Z – porque ele nem sabe o nome do cara que busca naquelas páginas. Então, Joaquim encontra um cartaz de procurado com a foto dele e o seu nome verdadeiro: DAVI JARDIM. “Desgraçado matou a irmã da Isadora… depois eu que sou perigoso”. Joaquim está radiante com esse segredo: ele sabia que “Rafael”/Davi escondia alguma coisa, mas nem ele conseguia imaginar que seria algo tão cabuloso assim… mas Úrsula o faz perceber que ele não pode levar a informação à polícia.

Com um na mão do outro, a enrolação vem (!), mas ainda foi uma cena impactante ver o Joaquim mostrar para o Davi que sabe a verdade… Joaquim estava todo trabalhado no deboche, chamando “Rafael” para um café e dizendo que “quer que ele conheça alguém”. É uma sequência perversa e divertida, e embora eu não defenda as ações do Joaquim, o fato de eu detestar igualmente o Davi fez com que a cena fosse uma delícia de se assistir, com o Joaquim todo dissimulado dizendo: “Eu gostaria de lhe apresentar o Rafael Antunes. Rafael, esse é o administrador que entrou no seu lugar. Ele se chama Davi Jardim”. A satisfação de Joaquim e os olhos arregalados em choque de Rafael fizeram a cena ser marcante, mas Davi continua fingindo durante todo o lanche e diz ao verdadeiro Rafael Antunes que “não tem nenhuma vaga para ele na tecelagem”.

Vou nem me aprofundar no fato de ele ter roubado a identidade do cara e ainda seguir o prejudicando…

Depois que o verdadeiro Rafael Antunes vai embora, Davi diz a Joaquim que não importa o que ele diga: ele não vai embora. E, de maneira nojenta, ele ainda se acha superior, incrível e invencível… a autora tinha muitas maneiras de conduzir essa trama de forma mais responsável ou, ao menos, mais interessante, mas falta carisma ao personagem e não conseguimos torcer por ele. Uso de exemplo uma novela mexicana, que teve uma nova versão recente, em menos de 30 capítulos: “Rubí”. Rubí era uma protagonista inescrupulosa, ardilosa, falsa e cometeu vários crimes… assim como o Davi. Mas a diferença é que a Rubí era honestamente escrita como uma anti-heroína e ela era carismática, então, apesar de todos os seus crimes, nós ainda conseguíamos torcer por ela. A autora não conseguiu fazer com que grande parte do público torcesse por Davi.

Ele só é chato mesmo… e se acha um máximo. Fora todas as conveniências de roteiro a seu favor.

Isadora, enquanto isso, ainda está lidando com a sociedade campista conservadora e hipócrita – e Joaquim continua com planos para convencê-la, cada vez mais, de que a única maneira de superar isso tudo é com um casamento. Davi consegue para ela um lugar para que abra seu próprio ateliê, mas a inauguração é um desastre… poderia ter sido salvo pela presença da primeira-dama, que havia confirmado que viria, mas Úrsula envia um telegrama em nome de “Dalva Miranda” cancelando o evento e não apenas ninguém além da família e amigos de Isadora comparece, mas Isadora também tem que lidar com aquelas ex-amigas chatas dizendo que não virão porque “não podem ser amigas dela até ela se casar”, e a ausência de qualquer possível cliente… “Meu ateliê é um fracasso”, conclui Isadora, em sofrimento. E, então, decide se casar com Joaquim.

De novo.

“Além da Ilusão” e a incrível capacidade de entregar “reviravoltas” e seguir andando em círculos!

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários