Além da Ilusão – “Leopoldo Cintra… aceita se casar comigo?”

“Nada é sacrifício quando se está apaixonado”

Leopoldo Cintra e Plínio Rivera: MEU CASAL FAVORITO EM “ALÉM DA ILUSÃO”. Leopoldo e Plínio não foram colocados em uma posição de destaque, nem sua história é tão levada a sério assim, mas, ainda assim, é a parte que, atualmente, eu mais gosto de assistir em “Além da Ilusão”. É fofo e divertido, e embora eles tentem manter o clima leve por se tratar do núcleo cômico da novela, ainda tem algumas discussões pertinentes – e provavelmente mais por vir, tendo em vista que Francisco, o pai de Leopoldo, é um homem preconceituoso e que vai atormentar a vida do filho… ainda mais do que já fez até o momento. Desesperado para casar o filho, Francisco anuncia que Leopoldo e Arminda vão se casar, o que faz até com que o Leozinho desmaie e, depois, se lamente com os amigos, se sentindo arrasado, porque sabe que o pai não vai desistir dessa ideia.

É aqui, no entanto, que algumas de suas cenas mais fofas com Plínio vêm à tona! Preocupado com Leopoldo, Plínio sugere uma “fuga estratégica”, e quando Leopoldo responde que “não sabe se está pronto para uma longa viagem sozinho”, Plínio é todo fofo dizendo que ele não iria sozinho, porque vai acompanhá-lo se ele quiser… Leopoldo não entende, diz que Plínio é um ator de renome e que jogar tudo para o alto assim é muito sacrifício, e Plínio responde: “Nada é sacrifício quando se está apaixonado”. É A PRIMEIRA VEZ QUE PLÍNIO ASSUME EM VOZ ALTA ESTAR APAIXONADO POR LEOPOLDO – e é a coisa mais fofa e direta do mundo. Leopoldo fica até sem ar, se apruma todo na cadeira, e então os dois protagonizam uma sequência fofíssima de casalzinho apaixonado, com direito ao Plínio perguntando, por exemplo, se o seu amor é correspondido.

E é claro que é!

Leopoldo fala sobre como se encantou por Plínio desde a primeira vez que o vira, mas como não sabia se tinha chances com ele e, por isso, fica “suspirando em segredo”. Então, com o amor mútuo declarado, Plínio se ajoelha na frente de Leopoldo, mesmo sem ter um anel para oferecer, e segura a sua mão, da maneira mais romântica possível, perguntando se ele aceita se casar com ele… Leopoldo fica todo bobo, pergunta para a Arminda se ela ouviu o que o Plínio acabara de dizer, pede que ela o belisque para que ele saiba que não está sonhando, e Arminda, emocionada e se divertindo, dá um tapinha nele e manda ele responder logo… a minha crítica, no entanto, é ao fato de que eles não mostram o beijo de Leopoldo e Plínio, e ainda fazem uma piadinha de que “o horário não permite”, o que me revolta de várias maneiras… e tira um pouco o brilho da cena para mim.

É absurdo esse preconceito escancarado que faz com que a novela escolha não mostrar o beijo de dois personagens apaixonados, provavelmente com medo de represália – sendo que “Orgulho e Paixão” mostrou o beijo de Luccino e Otávio, anos atrás! É a mesma discussão que temos com todo o burburinho que se levantou por causa do inocente beijo lésbico em “Lightyear”, a mais nova animação da Pixar, porque existe um “moralismo” seleto (que, na verdade, é apenas preconceito mesmo) revoltante em ambos os casos. No caso da animação, existe quem diga que “filme infantil não devia ter beijo”, mas nunca se incomodaram com os beijos em filmes da Disney HÁ ANOS, inclusive em gente adormecida… no caso da novela, cenas de sexo e um plot inteiro sobre ereção e chás afrodisíacos são permitidos, porque são de personagens héteros, mas um simples beijo apaixonado de Plínio e Leopoldo não pode, “o horário não permite”.

É cansativo demais ter que lidar com isso diariamente.

Espero, sinceramente, que isso se corrija eventualmente – se eles fossem um casal hétero, eles já teriam se beijado várias vezes, como já vimos Inácio e Arminda se beijarem, por exemplo; sendo um casal gay, eles não tiveram esse “privilégio” (um beijo é o mínimo que um casal apaixonado merece em uma novela cheia de beijos e outras coisas), e espero que a novela mostre ao menos um beijo do casal, nem que seja quando eles superarem as grandes dificuldades que estão por vir: Mariana descobriu o romance dos dois e agora os está chantageando… além disso, quando ouve um plano de “se livrarem dela”, a bruxa rouba uma carta que Plínio escrevera para Leopoldo e a entrega para Francisco, e agora o preconceito está materializado e dias difíceis virão para Leopoldo… eu só queria que ele fosse feliz com o Plínio, como merece.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários