Star Trek: Strange New Worlds 1x09 – All Those Who Wander

Despedida.

NOSSA! QUE EPISÓDIO TRISTE! Estamos no penúltimo episódio dessa temporada de “Star Trek: Strange New Worlds”, e “All Those Who Wander” é mais uma prova de como a série consegue explorar diferentes gêneros e maneiras de contar história… se, no episódio anterior, tivemos M’Benga em destaque em uma trama que conseguiu ser bela, divertida e emocionante, o episódio dessa semana coloca Hemmer e Uhura em destaque (uma dupla incrível, diga-se de passagem), além de La’an, que tem a chance de reencontrar os Gorn, responsáveis pela morte de seu irmão… em um tom completamente diferente do explorado nos episódios anteriores, “All Those Who Wander” é um suspense angustiante, com sequências dignas de um filme de terror como “Alien”, e ação desenfreada culminando em uma conclusão triste, angustiante e, de certa maneira, bonita.

“Strange New Worlds” tem muita personalidade, muita humanidade, uma alma muito forte… é isso que torna a série tão marcante, que torna seus personagens tão apaixonantes: nós nos importamos com cada um deles. A USS Enterprise recebe uma “missão surpresa”, quando estão em busca de algo e esbarram em um “pedido de socorro” da USS Peregrine… uma nave da Federação destruída e que, se tivesse a oportunidade de contatá-los ainda, diria para que não viessem até eles. A USS Enterprise só descobre isso tarde demais, no entanto. O cenário desse nono episódio é inóspito e assustador: um planeta congelado, aparentemente sem vida, e o cenário perfeito para uma matança sanguinária – como percebemos que já aconteceu antes mesmo da chegada da Enterprise, e nos perguntamos se algo similar está para acontecer novamente.

Estava.

A tripulação da USS Enterprise em terra encontra dois sobreviventes, Oriana e Buckley, e vão descobrindo, aos poucos, que ali aconteceu um massacre causado pelos Gorn – La’an sempre dissera mesmo que eles eram implacáveis. Desolador, a tripulação vai percebendo, aos poucos, as poucas esperanças que têm, e tudo se acentua quando Buckley morre de maneira tenebrosa, dando vida a quatro novos Gorn que chocam dentro dele… então, o episódio se torna um suspense/terror de qualidade, mas que causa angústia e pavor, e tememos pela vida de qualquer pessoa a bordo, porque não queremos perder nenhum deles: Capitão Pike… Spock… La’an… Chapel… Uhura… Hemmer… M’Benga… o primeiro a morrer é Duke, que tinha acabado de ser promovido, e Hemmer também é atacado com um líquido que todos acreditam ser um veneno.

A construção para o clímax do episódio é competente, e ver os Gorn pela primeira vez é arrepiante, porque eles realmente se tornam criaturas assustadoras e perigosas, de uma maneira que nos faça de fato temê-los, de fato perceber que a vida de qualquer um ali está em perigo… a tripulação da Enterprise precisa se unir e pensar em estratégias enquanto cada um dos Gorn é caçado e morto, e temos dois momentos muito importantes nessa caçada: o primeiro vem com o Spock, consciente e racionalmente liberando a raiva para que tome conta de si, e vemos uma nova versão do personagem enquanto enfrenta um Gorn, e é algo interessantíssimo para a construção de sua personalidade; o segundo vem com La’an, que funciona como isca para atrair o último Gorn até uma armadilha, e é igualmente intenso vê-la matar aquele Gorn congelado.

Infelizmente, o episódio chega a um momento tristíssimo, quando a tripulação estava prestes a celebrar a vitória sobre os Gorn: Hemmer sente que o jato que o atingiu não era apenas veneno, mas a maneira como os Gorn se reproduzem… com ovos gerando dentro dele e o mesmo destino que tomou Buckley o aguardando, ele se recusa a esperar uma possível solução da Enterprise, até porque não os colocaria em perigo, então ele sacrifica, sabendo que é o que precisa fazer para mantê-los em segurança. É muito triste ver o Hemmer morrer, porque ele era um personagem incrível, mas sua atitude é nobre e bonita, e todos reconhecem isso, em expressões sofridas, emocionadas e tristes, em um funeral igualmente doloroso e bonito. Ao menos a trama de Hemmer, sua parceria com Uhura e seu último conselho antes de morrer deixa um legado a ela…

E ela percebe que a USS Enterprise é mesmo o seu lugar.

 

Para mais postagens de “Star Trek: Strange New Worlds”, clique aqui.

 

Comentários