Avataro Sentai DonBrothers, Don 20 – High Nose Elegy

Dragonfires.

Mais um episódio centrado em Jiro Momotani, com direito a uma pequena participação de Tsubasa relembrando Natsumi e se perguntando por que, mesmo depois de ter “guardado o segredo” por um ano, ele continua sem poder vê-la, e do misterioso novo personagem, o Don Murasame, que tem uma batalha, dessa vez, contra Sonoi, já que os Mestres da Mente têm uma briga antiga com o Clã Don, e não sabem bem como Don Murasame está de volta… “High Nose Elegy” é um episódio extremamente irônico, que traz o Jiro supostamente “assumindo a liderança” dos DonBrothers, mudando o nome da equipe e tudo, mas acaba provando novamente que o Taro Momoi é o melhor líder que eles poderiam ter… ainda há muito a ser explorado no personagem de Jiro, que ganha uma maneira diferente de desenvolver a clássica história do “herói do mal”.

Quando chegara, Jiro chegara para “substituir” o Taro Momoi depois da sua possível morte… com o retorno de Taro, no entanto, ele ficou “perdido” e, desde então, não sabe qual é seu lugar na equipe. Quando Rumi, uma amiga da infância, anuncia que está indo para Tóquio, ele pede que os DonBrothers o ajudem: ele disse a todo mundo na sua cidade que estava indo embora para “virar um herói” e, por isso, precisa ser o líder da equipe. Enquanto Tsuyoshi, Shinichi e Haruka parecem achar a ideia absurda, Taro Momoi a chama de “interessante” e de “uma oportunidade de aprendizado”, portanto, resolve ceder o seu lugar na liderança dos DonBrothers para Jiro, mas diz que, para isso, ele se retirará da equipe – afinal de contas, todos sabemos que Taro Momoi é incapaz de mentir. E, preparado ou não, Jiro Momotani acha a ideia incrível!

A primeira decisão de Jiro é mudar o nome da equipe, agora que eles não seguem mais o Don Momotaro como líder – de agora em diante, eles serão os Dragonfires. Além disso, ele coloca todos para treinarem exaustivamente, e sugere outras mudanças que são mais perigosas e que vão interferir na maneira como os Dragonfires se veem, se portam e, consequentemente, como cumprem seu dever de salvar o mundo… porque, como o Kaito sugeriu que aconteceria, isso começa a “subir na cabeça” deles de uma maneira que eles se preocupam mais em tirar fotos com os fãs, posar para revistas e álbuns de figurinhas e se arrumar para eventos nos quais receberão medalhas de honra do que realmente continuar fazendo o trabalho que lhes proporcionou que eles fossem reconhecidos dessa maneira… eles chegam a recusar um chamado.

Enquanto Taro está lá, lutando sozinho…

Eventualmente, esse acaba sendo um episódio “sobre” o Taro Momoi, de certa maneira – e eu acho que, novamente, ele se mostra um excelente personagem… embora eu sempre tenha gostado muito do Taro, ao contrário de algumas pessoas que acompanham “DonBrothers”, e os motivos pelos quais eu sempre gostei dele estão aí, espalhados nos agora 20 textos que eu tenho sobre a série… aqui, com a ajuda de Kaito Goshikida, eles percebem que, apesar de ter “se retirado” da equipe, a verdade é que Taro nunca deixou de acompanhá-los, observá-los e, quando necessário, ajudá-los, ainda desempenhando o papel de “líder”, mesmo que oficialmente não fizesse mais parte da equipe… percebendo isso, todos resolvem deixar os “narizes grandes” de lado e retornar para a batalha como DonBrothers, ao lado do Don Momotaro.

Ironicamente, quem assume o lugar deles com “nariz grande” é o próprio Kaito!

Em sequências de ação, o episódio tem algumas coisas interessantes, dentre as quais eu destaco o fato do Zenkaizer Black ter voltado a aparecer, depois de tanto tempo ausente… muito bom ver o Kaito lutando, e ele forma uma boa dupla com o Taro Momoi! Jiro, por sua vez, revoltado quando percebe que Taro “continuava os ajudando”, volta a se transformar no “Jiro do Mal”, embora seja incerto, para mim, se é o “mesmo” Jiro que vimos da outra vez ou não, até porque, agora, ele tem uma nova forma a estrear, não mais baseada em dragão (o primeiro membro extra do Super Sentai), mas em tigre (o segundo): Don Torabolt. Como eu comentei, Jiro Momotani é um personagem cheio de possibilidades, tanto narrativas quanto visuais para as sequências de ação. Vamos ver o que mais “Avataro Sentai DonBrothers” tem a oferecer com ele.

 

Para mais postagens de “Avataro Sentai Donbrothers”, clique aqui.

 

Comentários