Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Angico é desmascarado!

“Ah, então quer dizer que o playboyzinho tá enganando a Cléo? Muito bom saber!”

Toda vez tenho que vir elogiar o roteiro da quinta temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, e dessa vez elogio a agilidade com que as coisas estão acontecendo – já se passaram 50 capítulos da temporada (tudo bem, ainda é ¼ do total, mas ainda assim) e ainda não entramos em nenhuma fase de enrolação… a famosa “barriga”. É muito mais rápido do que se podia esperar, por exemplo, o Angico sendo desmascarado em relação à “sua” composição para a Cléo. Desde que a radialista chegou na região, Angico e Zequinha estão encantados por ela, mas agindo de forma completamente diferente em relação a isso. Zequinha é tímido, talentoso e sensível, e ele compõe músicas pensando nela; Angico é pra frente, mas sem muitos escrúpulos, o que quer dizer que ele está disposto a enganar a Cléo se for preciso… e ele acaba arrastando o irmão com ele.

Angico começa pedindo a ajuda de Zequinha para “conquistar a Cléo”, e Zequinha fala para ele conversar com ela sobre coisas que ela goste, como música, e ao invés de simplesmente fazer isso, Angico mente que sabe cantar e tocar violão, e acaba fazendo o irmão compor uma música para que ele diga que é dele para a Cléo… naturalmente, a história vai ficando cada vez maior e maior, e agora Cléo decidiu que quer “um show do Angico” no Arraial dos Tucanos antes do início das aulas, e Angico não vai conseguir escapar disso. Por isso, Zequinha tenta lhe ensinar alguma coisa até o dia do show, sem muito sucesso… os dois ensaiando no coreto do Arraial é um verdadeiro desastre, porque o Angico não tem talento para a música mesmo, e Zequinha o aconselha a dizer a verdade, porque “não tem outro jeito”, e João escuta a conversa… sabe que Angico está escondendo algo.

Já com um plano em mente, Angico pede que a Cléo consiga um palco e “uma cortina vermelha” para ele no dia do show, e quando Zequinha vai confrontá-lo perguntando o que ele está planejando, Angico explica todo seu plano: o irmão vai ficar atrás da cortina, tocando violão e cantando, enquanto ele vai ficar na frente, dublando – felizmente, o João está por perto e acaba escutando tudo. Então, de volta à casinha da árvore, ele acaba contando tudo para o Saci, mas ele diz que não vai dizer nada para a Cléo… afinal de contas, ela que quis namorar o playboyzinho, então “ela que descubra sozinha”. A parte boa é que se o João não pretende fazer nada, O SACI VAI FAZER. Então, ele vai até o Sítio para conversar com o Pedrinho e lhe contar tudo, e o Pedrinho junta Narizinho e Emília para contar para elas, e quando eles pensam em contar tudo para a Cléo, Emília pede para esperar…

…ela tem um plano muito melhor para “desmascarar o Fuxiquinho”.

Pedrinho até convida o João para ir ao Arraial “assistir ao show do Angico”, porque “ele vai ter uma surpresa”, e embora ele diga que não quer ir e tudo o mais, ele não resiste e acaba indo, o que deixa a Emília feliz, porque sabe que ele vai gostar do que ela vai fazer… e os Fuxiquinhos não perdem por esperar. Então, o show começa ao som de “Descobrindo o que é o Amor”, e Emília faz algo simples e óbvio, mas totalmente eficaz: corta as cordas da cortina, derrubando-a no meio do show. ANGICO É DESMASCARADO NO MEIO DO SHOW, NA FRENTE DO ARRAIAL INTEIRO. Amei o João rindo, o Angico desesperado tentando chamar a atenção do Zequinha, enquanto o irmão continua cantando até o fim da música, de olhos fechados, muito envolvido com a música para perceber toda a confusão… ele só percebe o que aconteceu quando termina e ouve aplausos e vozes gritando seu nome.

Cléo, naturalmente, fica muito brava… afinal de contas, ela foi enganada, e não apenas pelo Angico, mas pelo Zequinha também. Zequinha até faz algo desnecessário, que é tentar aliviar a barra do irmão, dizendo para a Cléo que a culpa é toda dele e que foi ele quem inventou esse rolo todo (?). “Você é um ótimo compositor… mas é tão safado quanto seu irmão!” Agora que as coisas não vão bem para Cléo e Angico (não que em algum momento tenham ido), Teteia sabe que precisa conquistar o João depressa, ou então ela o perderá de vez… mas Teteia quer mesmo conquistar o garoto bonito e misterioso de cabelos vermelhos ou ela quer fisgar um garoto rico neto do futuro prefeito do Arraial dos Tucanos? Seria muito bom se João da Luz e Cléo aproveitassem o rápido momento de “confusão” de Teteia para se acertarem entre eles de uma vez, não?

Mas não é fácil assim… depois de se sentir enganada pelos netos do Coronel Teodorico, Cléo sai sozinha para dar uma volta e espairecer a cabeça, e o João acaba a encontrando na pontezinha sobre o riacho da Iara, e ele sabe que ela está passando por um momento difícil, tenta ser legal com ela e tudo o mais, mas ela é dura e coloca ele e o Angico no mesmo balaio, dizendo que ela tem o dom para se envolver com meninos errados ou qualquer coisa assim, e diz que isso que aconteceu é bom porque ela aprende “a não confiar em nenhum deles”. O João nem tem muito o que responder, porque Cléo continua muito brava com ele por causa do beijo dele e de Teteia… no dia seguinte, João até chega a dizer para a Cléo que foi a Teteia quem o beijou (assim como a Tambelina já tinha lhe dito antes) e que ele não tem nada com ela, mas Cléo prefere não dar muita atenção…

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários