Around the World in 80 Days 1x05

O artigo e o Dragão Branco.

Uma Aventura desesperadora em Hong Kong. Bellamy parece capaz de qualquer coisa para que Phileas Fogg não complete a sua volta ao mundo em 80 dias, mas as sabotagens vindas de Londres não são os únicos problemas que o Sr. Fogg precisa enfrentar em sua viagem – ele está prestes a descobrir, por exemplo, que Abigail Fox publicou um artigo bastante pessoal dele, contando coisas que ele queria manter em segredo, sem a sua autorização… novamente, quando parece que as coisas estão ficando bem entre o grupo, o caótico trio volta a ter problemas, porque Fogg vai se sentir traído tanto por Abigail, que publicou sem o seu consentimento, quanto por Passepartout, porque ele acaba se lembrando dele trabalhando como garçom no Clube em Londres… estamos na China, mais ou menos na metade da viagem, e nos perguntamos o que vem pela frente!

Quando chegam em Hong Kong, Fogg vai diretamente ao banco para conseguir dinheiro para boas acomodações e passagens para o Japão, mas ele descobre que o banco não quer liberar o seu dinheiro, com a desculpa de que eles não podem fazê-lo porque a carta de crédito ainda não chegou, mas tudo é, na verdade, sabotagem de Bellamy… então, eles precisarão improvisar, e eles têm algumas opções para isso. Enquanto ficam hospedados em um lugar nada confortável para o qual Passepartout os leva, duas opções para conseguirem o dinheiro, caso o banco realmente não o libere, surgem: primeiro, Fogg pensa em pedir dinheiro emprestado ao Governador de Hong Kong, já que a sua mulher é sua fã e vai fazer uma festa em sua homenagem; depois, Passepartout é “convidado” a roubar o Dragão Branco, uma joia que foi roubada pelos ingleses.

Assim que Fogg sai do banco, sem o dinheiro de que precisava, ele é reconhecido por Lady Clemency Rowbotham, a mulher do Governador de Hong Kong, Sir Henry Rowbotham, que fica fascinada ao conhecê-lo e convence o marido a dar uma festa… é a oportunidade perfeita para se conseguir um empréstimo. O problema, é claro, é que Lady Clemency está particularmente encantada por Fogg desde o último artigo escrito pela Srta. Fix, que fala sobre como a volta ao mundo do Sr. Fogg é fruto de “um coração partido”, mas Abigail demora para perceber o tamanho do problema em que se meteu ao escrever aquelas palavras: é Passepartout quem a ajuda a enxergar como Phileas Fogg vai se sentir humilhado, exposto e traído se ler o que ela escreveu… então, Abigail precisa passa a festa inteira tentando impedir que Fogg chegue a um jornal.

Toda a sequência da festa é bizarra e com um quê inusitado de comédia desesperadora em uma corrida contra o tempo – todo mundo interpretando, tentando chegar a algum lugar… Abigail tenta manter Lady Clemency e as outras mulheres afastadas de Fogg, para que elas não digam nada a ele, Fogg tenta conseguir dinheiro com Sir Henry, mas, no fim, ele acaba descobrindo sobre o artigo – e eu fiquei bem mal por ele. Na verdade, o artigo não é humilhante e mostra uma complexidade e uma humanidade belíssimas de Phileas Fogg, mas ele tem todo o direito de não querer ser exposto: aquela era uma história pessoal que ele nem se lembra de ter compartilhado com Abigail, muito menos ter lhe dado autorização para falar sobre isso no jornal para que o mundo todo possa ler… Abigail errou ao agir dessa maneira, e é compreensível que Fogg se sinta traído.

Como isso o impede de conseguir o dinheiro com Henry, que age como um completo babaca, Passepartout resolve fazer o que prometera que não faria: roubar o Dragão Branco para Jiang Lei. Preciso dizer que as ações de Passepartout, eventualmente, causam bastante dor a Fogg em uma das sequências mais injustas de “Around the World in 80 Days” até aqui, mas eu acho que Jiang Lei estava com a razão em querer a joia de volta: era uma joia que pertencia a seu povo e que foi roubada do túmulo, conforme a própria Lady Clemency conta na festa, com certo orgulho. Por isso, é desesperador que, com o sumiço do Dragão Branco, Phileas Fogg seja acusado de ladrão e seja preso, mas é quase bonito ver o respeito de Jiang Lei pegando a joia de volta não por nenhum motivo financeiro: apenas porque ele quer devolvê-la ao lugar a que pertence.

Nos planos de Passepartout, ele usaria o dinheiro que Jiang Lei lhe deu para escapar de Hong Kong antes que alguém desse pela falta da joia, mas eles não tiveram tempo disso… Phileas Fogg é realmente humilhado ao ser levado para a prisão e condenado ao flagelo sem direito a advogado ou qualquer espécie de julgamento, e Passepartout e Abigail precisam correr contra o tempo para salvar o amigo – o que os leva até a casa do Governador novamente. Enquanto reforçam a inocência de Fogg e pedem que Henry retire as acusações contra ele, Passepartout acaba dizendo a verdade, e Lady Clemency é quem convence o marido a dar o perdão a Phileas Fogg, quando ela percebe o motivo pelo qual o marido lhe deu aquela joia: porque queria demonstrar seu amor por ela… era uma tentativa de expressar o romantismo que ela achou que ele não tinha.

De certa maneira mágica, então, digamos que o artigo de Abigail Fox ajuda a resolver esse caso todo, porque foi a admiração de Lady Clemency por Fogg, que existia graças ao artigo de Abigail, que ela conseguiu perdoá-lo e conseguir sua soltura… sem o artigo, no entanto, talvez Fogg tivesse conseguido um empréstimo durante a festa, sem toda essa complicação extra – e sem aquela chicotada que lhe cortou as costas e que foi horrível de se assistir. Quando embarca para o Japão, temos a sensação de que Phileas Fogg está se sentindo mais sozinho do que jamais esteve, mas por mais imperfeito que seja esse grupo, e por mais que eles falhem uns com os outros continuamente, eles também são pessoas com quem se pode contar, de um jeito ou de outro… por isso, contamos com Abigail e Passepartout para ajudarem Fogg a se livrar de alguém que está disposto a matá-lo.

Completar essa viagem é mais difícil a cada dia!

 

Para mais postagens de “Around the World in 80 Days”, clique aqui.

 

Comentários