Além da Ilusão – A morte de Elisa

“Um dia eu volto pra você, minha linda”

WOW! CENAS SURPREENDENTEMENTE FORTES! A morte de Elisa não é nenhuma novidade, já que estava na sinopse de “Além da Ilusão”, mas isso não fez com que as cenas fossem menos chocantes. Quando Elisa recebe uma carta de Davi dizendo que ele vai embora e que precisa vê-la, ela não pensa duas vezes e vai até a pensão onde ele mora para ouvir toda a história – e temos, para o casal, um momento de entrega e de intimidade que antecede o evento mais traumático da vida de ambos. Quando Elisa chega à pensão e encontra Davi, ela pede que eles vão “para um lugar mais reservado”, mas quando Davi sugere o parque que tem ali perto, ela diz que não quer correr o risco de ser vista pelo pai, então sugere que eles vão para o quarto dele, o que o pega de surpresa, mas Elisa diz que confia nele e que o ama… e, então, eles sobem para o quarto.

Ali, Davi conta toda a história sobre como ele foi convidado para se apresentar no Cassino Carioca, no Rio de Janeiro, em uma temporada só sua na qual se apresentará toda noite durante dois ou três meses, e Elisa fica visivelmente dividida: ela fica muito triste porque é muito tempo e eles estarão longe, mas ela também fica muito feliz por ele, porque é uma oportunidade de fazer seu nome e conseguir dinheiro… é o que ele sempre quis. Quando Elisa diz que “ele vai esquecê-la”, no entanto, ele promete que isso nunca vai acontecer, e por isso mesmo não queria ir embora sem se despedir… ambos sofrendo com a iminente separação, e desejando um ao outro mais do que nunca, eles se entregam a uma quase inesperada cena de amor que é filmada de maneira lindíssima… a fotografia é linda, e tudo fica muito romântico, belo e intenso como é o primeiro amor.

O problema, é claro, é que Elisa não vai ter tempo de voltar ao hotel antes de ser descoberta pelo pai – talvez ela até tivesse, se não fosse a morte do avô, mas como Matías está com pressa para encontrar a filha porque eles precisam ir para o engenho, ele percebe sua ausência e sabe, naturalmente, que ela deve ter ido atrás do mágico… e, quando chega ao quarto dele na pensão, ele os encontra seminus, e tudo escala rapidamente. Matías surta, grita, Davi leva um soco, Elisa é levada para casa protestando e é trancada no quarto de hotel, ameaçando fugir, dizendo ao pai que vai sumir e que ele nunca mais vai vê-la, e toda a cena é revoltante. Ficamos com uma raiva indizível de Matías, pela maneira violenta como ele fala com a filha e como a joga dentro do quarto… os gritos de Elisa, desesperados e cheios de agonia, tornam a cena ainda mais forte enquanto ela fica lá, trancada.

Depois de trancar a filha, Matías pega uma arma para ir atrás de Davi, dizendo que “vai resolver isso de uma vez por todas”. Enquanto Matías aponta uma arma para Davi, Elisa pede para que Dorinha a ajude a sair de lá, porque sabe que o pai vai fazer alguma coisa contra o Davi e precisa salvá-lo… Dorinha, então, consegue, na recepção, uma cópia da chave, permitindo que a irmã saia, e então as duas se despedem, sem saber que é a última vez que elas se verão. Elisa conta para Dorinha que vai embora com Davi, e quando a irmã diz que “o pai nunca a perdoará”, Elisa diz que Matías é um ditador e que não quer o perdão dele. Então, ela abraça carinhosamente a irmã mais nova, diz que vai morrer de saudade e, dando-lhe um beijo na testa, ela diz uma frase que parece ter um tom profético: “Um dia eu volto pra você, minha linda”. Como isso se concretizará?

Enquanto isso, Violeta sente um aperto no peito… sente que algo ruim vai acontecer.

Quando Elisa chega à pensão, Matías está gritando descontroladamente: “Eu sou juiz, eu sou a lei, eu mando na justiça desse país”, querendo dizer a Davi que não adianta ele dizer que Elisa vai ficar triste com sua morte e com o pai na cadeia, porque ele nunca vai para a cadeia… Elisa intervém, diz ao pai que está indo embora para o Rio de Janeiro com o Davi e que ele não vai poder impedir, e então Matías surta – ele diz à filha que, se fizer isso, ela nunca mais terá nada que vem dele, e Elisa começa a tirar a pulseira e os anéis que carrega, dizendo que não precisa de nada dele, e manda ele desistir e largar a arma, porque não pode fazer mais nada, “ele já perdeu”. Descontrolado e inconformado, Matías diz que “ele nunca perde”, e antes que Elisa e Davi possam ir embora, ele chama o nome de Davi, atira, mas uma dor na sua perna faz com que ele erre a pontaria…

E acerta a Elisa.

É UMA CENA FORTÍSSIMA A CENA DO TIRO. Vemos as expressões de choque e dor de cada um deles, vemos Elisa cair morta no chão, o desespero de Davi chamando por ela, gritando contra Matías dizendo que ele matou a própria filha, e Matías começa a mentir quase que instantaneamente, dizendo desde o começo que quem matou a Elisa foi o Davi, que ele tomou a arma de sua mão e a matou, que ele é um bandido e precisa ir para a cadeia… e sabemos que é exatamente isso o que vai acontecer, porque, como ele dissera, “ele é a lei”. Quando a polícia chega até o local, embora diga que “vai ouvir as duas versões da história”, claramente dá preferência a Matías… afinal de contas, ele é um juiz renomado contra um rapaz pobre, artista de rua, que mora em uma pensão. Ninguém está nem disposto a ouvir o que Davi tem a dizer, na verdade.

E o pior é que Matías tem toda a história elaborada em sua mente: ele conta em detalhes como, supostamente, Davi matou Elisa… ele dá detalhes absurdos e que, infelizmente, parecem fazer muito sentido, mostrando uma mente inteligente e doentia que talvez contenha traços de psicopatia. Matías fala sobre como Davi sequestrou Elisa, fala sobre como ele tentou extorqui-lo, como Elisa pensou em fugir com ele, mas chegou e viu como Davi estava pegando dinheiro de Matías e mudou de ideia, decidiu ir embora com o pai, e então Davi ficou louco, pegou a arma e atirou… é uma história nojenta, mas pensada em detalhes para que faça sentido, e percebemos que não há nada que Davi possa fazer: ele vai ser condenado. Podemos ver o desespero e a exasperação tomar conta dele, e eu confesso que assisti a essas cenas profundamente angustiado

Agora, eu preciso ver o Matías pagar por isso tudo. Preciso.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários