Navillera – Episode 10

“Você deveria continuar”

Eu estou tão apegado a esses personagens que perceber que eu já estava no episódio 10 me deixou um pouco triste… eu estou prestes a me despedir de Chae-Rok e de Deok-Chul, bem como de todos os outros personagens adoráveis de “Navillera”, e o principal que eu tenho a dizer é: ESSA SÉRIE É INCRÍVEL. Belíssima e emocionante, “Navillera” nos surpreende a cada episódio, sempre entregando mais momentos lindíssimos – agora com todo mundo aos poucos descobrindo que o Sr. Sim tem Alzheimer, e o próprio Sr. Sim começando a se sentir culpado por “estar dando trabalho” para todo mundo. É triste e forte, mas a série consegue fazer o seu trabalho cuidadoso de sempre, apresentando uma história consistente e que consegue envolver tantos personagens bem-construídos. Agora, eu estou ansioso para ver o Sr. Sim se apresentar em um palco.

No fim do episódio passado, Chae-Rok descobriu o Sr. Sim trancado em um boxe do banheiro, repetindo para si mesmo que ele precisava “se recompor”, e quando o Sr. Sim levantou os olhos para olhar para ele, nos perguntamos se, naquele momento, ele o reconhecia… e sim, ele o reconheceu. Perceber, no entanto, que Chae-Rok não sabia se ele o reconhecia ou não faz com que Deok-Chul perceba que ele sabe de sua doença, e é tão triste a maneira como ele parece se retrair ao saber… é como se ele sentisse vergonha de estar doente, embora a culpa não seja sua, e agora ele vai ter que aprender a lidar com o fato de que, mesmo que ele tenha Alzheimer e que as pessoas vão ficar tristes por isso, ninguém o considera um peso: afinal de contas, olha tudo o que o Chae-Rok tem feito por ele desde que descobrira… na verdade, quanto tem feito mesmo antes.

Mas Chae-Rok está preocupado com o Sr. Sim… quando ele o está acompanhando até em casa naquele dia, por exemplo, o Sr. Sim se distrai novamente e embora não seja uma crise como a que teve quando ficou por mais de trinta minutos parado no parque, sem saber o que fazer e sem se lembrar de nada, ele acaba quase sendo atropelado – e teria sido, se o Chae-Rok não estivesse ali para puxá-lo a tempo. Então, Chae-Rok decide que talvez seja a hora de o Sr. Sim parar com o ballet… não é uma decisão que cabe ao Chae-Rok, eu sei, mas, ao mesmo tempo, a sua fala é tão intensa e tão repleta de sentimento que, mesmo sendo o Sr. Sim quem está doente, eu genuinamente senti por Chae-Rok, porque ele fala sobre o quanto ele se preocupa com ele, sobre como ele pode se machucar fazendo ballet e como ele não se perdoaria se algo acontecesse a ele…

Por isso, Chae-Rok fala para o Sr. Sim desistir.

Não que ele o faça. Mesmo quando Chae-Rok pede que ele pare, o Sr. Sim continua ensaiando todos os dias, sem falta, acompanhado de Seong-gwan, por exemplo, que não sabe por que ele não está indo ao estúdio e acreditou na história de que “o teto tem um vazamento” ou qualquer coisa assim… e Deok-Chul continua ensaiando e ensaiando, sempre determinado: ballet é tudo o que ele quer fazer nesse momento, ele precisa ter o direito de continuar… o Sr. Ki também não entende o que está acontecendo e por que o Sr. Sim, sempre tão dedicado, não está aparecendo, e ele sabe que alguma coisa aconteceu entre ele e Chae-Rok, mas como Chae-Rok não quer contar o que é (o próprio Deok-Chul pediu que ele não o fizesse), o Sr. Ki se mantém afastado por um tempo… até que a ausência do Sr. Sim se prolongue por tempo demais e ele mesmo ligue para ele.

Em paralelo, também acompanhamos um pouquinho mais da história de Ho Beom, e eu preciso dizer que Ho Beom é um dos personagens mais interessantes de “Navillera”, e é impressionante como ele inicia a série como uma espécie de antagonista, e como ele foi o responsável pelo machucado de Chae-Rok que o impediu de participar de uma competição importante, por exemplo, e, ainda assim, eu não consigo detestá-lo… porque, com tudo de errado que ele fez e que não pode ser apagado, também não pode ser apagado o fato de que ele também é uma vítima. Moo Young, o pai de Chae-Rok que foi preso porque batia nos jogadores que treinava em um time de futebol, dentre eles o Ho Beom e o filho, retorna a Seoul e procura Ho Beom para pedir-lhe desculpas, o que pode até não consertar as coisas, mas ao menos eu sinto que é algo.

E Ho Beom precisa de alguém que o empurre para a frente, na verdade. Moo Young fala sobre como não o colocou no time por causa de um problema que ele tinha no joelho e que poderia se agravar, mas também fala sobre como ele tinha e tem talento, e como ele ainda pode ser um grande jogador se se dedicar, e isso se parece muito com coisas que outras pessoas já lhe disseram em outras ocasiões: o Sr. Sim, de uma maneira carinhosa, e o Chae-Rok, de uma maneira desafiadora… acho que Ho Beom precisava daquele “fechamento” para que começasse a reagir, e é muito bom vê-lo explodir com Moo Young, vê-lo xingar, mas também vê-lo chorar, porque é possível ver a transição… e eu realmente quero ver o Ho Beom tendo sucesso ainda e, quem sabe, pedindo desculpas a Chae-Rok por causa de todo aquele incidente que o derrubou da escada.

Vejo muito futuro em Ho Beom em cenas como quando ele encontra o Sr. Sim sentado sozinho, calado e pensativo no banco da praça, por exemplo… sem saber direito o que está acontecendo, ele manda mensagem para Chae-Rok, para avisá-lo, já que ele ajudou o Deok-Chul da última vez que ele se perdeu no parque e Chae-Rok pediu que ele o avisasse se acontecesse novamente. Dessa vez, no entanto, Deok-Chul não está perdido… ele só está triste. No fim, a cena é absurdamente fofa, com o Deok-Chul o percebendo e o chamando para comer com ele, e então o Sr. Sim termina de dar o empurrãozinho que eu disse que Ho Beom estava precisando, e o relembra de como lhe dissera que “ele também podia voar”, o incentivando a continuar treinando, porque sabe que ele pode ir longe… a maneira como o Sr. Sim faz a diferença na vida das pessoas!

O Sr. Sim fica particularmente mal depois de esquecer uma panela que colocou no fogo e sair de casa para comprar uma sapatilha nova depois do telefonema do Sr. Ki, porque Hae Nam acaba se queimando e ele percebe que a culpa é dele, mas, ainda assim, ele acaba não contando tudo à esposa… de qualquer maneira, descobrimos em uma cena emocionante e triste de Hae Nam com Seong-gwan, que ela já sabe do Alzheimer do marido porque, naquele dia em que Chae-Rok conversou com ele do lado de fora da casa, ela estava por perto e os ouviu – então, ela sabe há tanto tempo quanto o filho caçula, e agora ela diz para ele que ele não precisa continuar morando com eles depois que acabar seu documentário e tudo o mais, que ele pode ir viver a sua vida porque “ela consegue cuidar de Deok-Chul”. E vai esperar que ele mesmo lhe conte.

No fim do episódio, Deok-Chul parece sumir – na verdade, ele não se perde como aconteceu no aquário ou quando ele chegou ao estúdio e viu o Chae-Rok dançando pela primeira vez… ele só quer um tempo sozinho mesmo. Pensativo, ele colocou uma roupa bonita, visitou uma clínica para conseguir informações sobre internação e depois visitou aquele colega que se matou lá no início da série, e então o vemos sentar-se ao lado do túmulo e “conversar” com o amigo durante um longo tempo… o problema é que, nas condições de Deok-Chul, as pessoas ficam naturalmente preocupadas com ele quando ele desaparece sem dar notícias, e, ainda por cima, ele não atende o celular quando ligam para ele… então, Seong-gwan, Hae Nam e Chae-Rok ficam preocupados e procuram por ele, até que Chae-Rok consiga localizá-lo graças ao aplicativo que pôs no seu celular.

Quem vai buscá-lo no cemitério, no entanto, é Seong-san, o filho mais velho de Deok-Chul, em uma cena emocionante e quase inesperada na qual, depois de descobrir que o pai está com Alzheimer, ele o abraça e diz que ele sempre será seu exemplo… quase não vimos os personagens se abraçarem em “Navillera” até então, então é emocionante demais ver a maneira como o Seong-san, que sempre parece tão duro e tão problemático em vários quesitos, demonstra todo aquele carinho ao pai… eu ainda quero um abraço de Deok-Chul e Chae-Rok, mas vale aquela cena no final, quando Chae-Rok está indo embora depois de o Sr. Sim ter sido encontrado e o Sr. Sim o vê, pede que Seong-san pare o carro e desce para dançar ballet na neve para que Chae-Rok o veja. É uma cena emocionante que remonta a quando Chae-Rok fez o mesmo e simboliza tudo o que o ballet significa para ele. O quanto é importante.

Emocionado e sorrindo, Chae-Rok diz que “ele deve continuar”.

COMO EU AMO ESSES DOIS!

 

Para mais postagens de Navillera, clique aqui.

 

Comentários

  1. Eu também me apaguei aos personagens, mas não consigo decorar os nomes...kkk
    Esta série é muito tocante e nos deixa muito pensativos....

    ResponderExcluir

Postar um comentário