Navillera – Episode 9

“O Lago dos Cisnes”

MAIS UM EPISÓDIO LINDÍSSIMO DE “NAVILLERA”. Desde que Chae-Rok descobriu que o Sr. Sim tinha Alzheimer, a sua vida passou a girar em torno de proteger o seu amigo, e embora seja uma preocupação muito fofa e carinhosa, eu também fico nervoso, sabendo que Chae-Rok precisa seguir com a vida dele também… e não é bem o que ele está fazendo enquanto faz de tudo para proteger Deok-Chul, seja o levando para casa ou se preocupando com onde ele está. Por isso, fiquei muito feliz por ver o Chae-Rok finalmente dividir essa responsabilidade com alguém durante o nono episódio, e não porque ele planejou isso, mas porque as coisas fluem para que ele possa finalmente contar a Seong-gwan, e agora temos um dos filhos do Sr. Sim também por perto – e devo dizer que essa quase “amizade” de Chae-Rok com o Seong-gwan me deixa bastante feliz!

Depois de Deok-Chul ter o seu episódio mais alarmante, pelo menos dos que pudemos acompanhar, Chae-Rok está mais preocupado com ele do que nunca: o Sr. Sim estava totalmente desnorteado, parado no meio da rua, sem conseguir se lembrar de nada, sem conseguir se mover, sem reconhecê-lo quando ele se aproximou, e ele só conseguiu trazê-lo de volta a si e às suas memórias através da dança – porque ver o Chae-Rok dançar ballet é algo que faz bem ao Sr. Sim. Para garantir que o Sr. Sim vai conseguir chegar em casa em segurança, Chae-Rok é um fofo dizendo que “quer jantar na sua casa”, e o acompanha até lá… agora, no entanto, ele não sabe bem o que fazer, porque não quer dizer ao Sr. Sim que sabe que ele tem Alzheimer, quer esperar que ele mesmo lhe conte isso, mas o Sr. Sim está fingindo que “ficou distraído” e apenas isso.

Então, como Seong-gwan também aparece para jantar, Chae-Rok acaba contando para ele: alguém da família de Deok-Chul PRECISAVA saber da verdade, e eu adorei ver o Seong-gwan ser incorporado à história com mais presença agora – ele é o caçula do Sr. Sim, um médico que deixou o hospital depois de perceber que não tinha o controle que achou que tinha quando um paciente morreu durante uma cirurgia… desde então, ele parece desiludido e meio sem rumo, mas ele não quer retornar para o hospital. Então, ele está decidido a fazer um documentário sobre os pacientes que perdeu, porque eles não eram apenas nomes, mas pessoas que deixaram para trás famílias e amigos… quando Chae-Rok lhe conta sobre o Alzheimer do pai, Seong-gwan ganha uma nova motivação, um rumo: e um tema concreto para o seu documentário – ele vai filmar o pai.

Adorei ver o Seong-gwan se envolver, adorei ver ele e Chae-Rok compartilhando esse segredo durante o jantar, com direito a algumas provocações que é o mais próximo que eu acho que eles vão chegar na amizade deles, mas Seong-gwan já dissera, em outra ocasião, que gostava de Chae-Rok, e Chae-Rok, mesmo sem conseguir emitir todas as palavras necessárias, agradece Seong-gwan pelo apoio. Agora, Deok-Chul está muito bem cuidado por duas pessoas que o amam incondicionalmente. Isso não quer dizer que o Chae-Rok vai se desligar de sua responsabilidade, ele dá um jeito de rastrear o celular do Sr. Sim e verifica, de tempos em tempos, para se certificar de que ele não está parado no meio da rua pedindo ajuda, mas ter a companhia de Seong-gwan lhe dá tranquilidade o suficiente quando ele vê o filho levando o pai para casa, por exemplo.

E, assim, ele também tem um pouco de tempo para si mesmo, e para a sua própria história com o pai, que vem a Seoul para visitá-lo depois de saber que ele se machucou e precisou deixar o concurso… a relação dos dois é complicada, a maneira como eles se separaram é brutal, mas Chae-Rok se importa com o pai e o pai com ele e, por isso, ele fica emocionado, embora surpreso, quando ele chega em casa e vê que Moo Young está lá… os dois falam pouco, na verdade, mas eles conseguem, ainda, compartilhar momentos muito importantes, como o Moo Young preparando o jantar para Chae-Rok ou o Chae-Rok se lembrando do que Deok-Chul lhe dissera no episódio anterior e perguntando se eles já foram a uma casa de banho alguma vez, e se eles podem fazer isso de novo um dia… no fim da noite, ele convida o pai para passar a noite ali.

Momentos simples, mas belíssimos.

A presença constante de Seong-gwan nos ensaios do pai faz com que ele perceba algumas coisas: ele percebe, por exemplo, que Chae-Rok está exigindo muito dele – talvez até demais, mas Chae-Rok não pensa em mudar sua abordagem. Depois de ter aumentado as aulas de uma hora para uma hora e meia, Chae-Rok diz que “agora eles também vão fazer aula à tarde”. É meio estranho ver o Chae-Rok nervoso durante a aula, vê-lo sendo duro com Deok-Chul, mas, ao mesmo tempo, é assim que funciona uma aula de ballet… é assim que ele falaria com qualquer aluno e Deok-Chul não quer ser tratado diferente. É o que ele diz a Seong-gwan: o Sr. Sim não quer contar à família sobre a doença e não quer desistir, então ele tem que exigir seu máximo… e sei que Chae-Rok também tem medo que o tempo de Deok-Chul se acabe e quer ajudá-lo a realizar seu sonho…

Se apresentar no palco ao menos uma vez.

Por isso, Chae-Rok faz algo inusitado e enfrenta o Sr. Ki tentando convencê-lo a colocar o Sr. Sim em um palco – como vai haver uma mostra em breve, talvez seja a oportunidade de o Sr. Sim fazer sua estreia, e embora o Sr. Ki resista por um bom tempo, Chae-Rok o convence a permitir a apresentação do Sr. Sim se ele passar nas audições, como todas as pessoas que vão se apresentar… agora, o Sr. Sim tem um mês para se preparar, com a ajuda de Chae-Rok. MAS A MANEIRA COMO A ALEGRIA E A EMPOLGAÇÃO TOMAM CONTA DO SR. SIM QUANDO CHAE-ROK LHE FALA SOBRE ISSO! Sem contar que ele parece uma criança feliz e teimosa insistindo que ele quer se apresentar com “O Lago dos Cisnes”, mesmo que o Chae-Rok faça de tudo para tentar convencê-lo a escolher algo um pouco mais fácil… mas, ao que tudo indica, nada vai fazê-lo mudar de ideia.

Então, Chae-Rok o ensaia…

É lindo de se assistir a maneira como a percepção toma conta de Seong-gwan eventualmente: como ele percebe o quanto o pai está realizado, o quanto ele quer aquilo, e o quanto aquilo lhe faz bem… então, ele agradece Chae-Rok por estar ajudando o sonho do Sr. Sim a se tornar realidade, e ele também tem uma conversa lindíssima com o pai, mostrando que finalmente o entende e que está orgulhoso dele. Mas “Navillera” ainda nos reserva muitas lágrimas, como o final desse episódio nos prova e nos lembra: o Sr. Ki e Chae-Rok estão esperando o Sr. Sim sair do banheiro para irem a uma apresentação quando Chae-Rok percebe que o Sr. Sim está demorando demais e invade o banheiro, e o escuta chorar dentro de um boxe e sussurrar para si mesmo, pedindo que ele se lembre e que ele se recomponha. Desesperado, Chae-Rok arrebenta a porta para ajudá-lo.

Não sei se Deok-Chul o reconheceu ao olhar para ele… de todo modo, a cena é desesperadora e triste.

Que série lindíssima! Emocionante, bonita, competente. Um verdadeiro primor!

 

Para mais postagens de Navillera, clique aqui.

 

Comentários