Enchanté – Episode 5

“Você quer que eu te beije?”

Teve beijo, mas… eu estou dividido. O quinto episódio de “Enchanté” é um dos episódios mais tensos da série, mas eu gostei dos rumos tomados e estou cheio de teorias, ao mesmo tempo em que começo a perceber que Theo e Akk vão acabar se afastando dessa história de Enchanté enquanto os quatro mentirosos se atacam e se destroem entre si – e estou tranquilo com isso, porque tudo o que me importa de verdade nessa série é ver o Akk e o Theo juntos… especialmente porque eu amo o Akk e eu preciso vê-lo feliz. Dito isso, vê-lo sofrer por causa das atitudes meio babacas do Theo durante esse episódio foi bem difícil e, felizmente, a série nos entregou duas partes inteiras que são protagonizadas por eles e só eles, e então podemos curtir uns momentos fofos que vão construindo a tensão para o “primeiro beijo” do casal (se é que conta).

No fim do episódio passado, durante a Zine Fair, Phupha procurou Theo para dizer que ele era o Enchanté, e para provar que estava dizendo a verdade escrevendo na sua frente – o que, é claro, nunca provou nada, porque qualquer um pode aprender a imitar a letra de outra pessoa, e o fato de ele se recusar a devolver o livro para o Theo era extremamente suspeita… fico feliz, no entanto, pelo fato de que “Enchanté” acaba não se enrolando tanto nessa história e dá uma boa movimentada já nesse episódio, com a mentira de Phupha sendo exposta e outro possível Enchanté sendo trazido à tona, embora pareça que Theo se importa cada vez menos com isso. Existem algumas teorias muito bacanas circulando na internet (sobre as quais não vou falar, para não ser spoiler), mas que parecem fazer todo sentido se percebemos as atitudes de Theo nesse episódio.

Theo não está contente ou empolgado com a “revelação” de Phupha – na verdade, ele não parece acreditar nele nem por um momento, e isso meio que o deixa furioso… é fácil de interpretar a cena como se o Theo estivesse confuso com a história toda, como se não soubesse reagir à declaração de Phupha de que “ele gosta dele”, ou mesmo como se estivesse confuso com os seus próprios sentimentos, porque, no fundo, sabe que ele não sente nada pelo Phupha, que já está apaixonado pelo Akk como ele talvez tenha percebido no episódio anterior… por outro lado, parte de mim estava prestando atenção em detalhes das reações e expressões de Theo, e me parece que Theo tem certeza que Phupha está mentindo, e por isso ele acaba o afastando – por um motivo ou por outro, foi muito bom ver o Theo não caindo nos joguinhos de Phupha.

Ao mesmo tempo, foi HORRÍVEL ver a maneira como ele tratou o Akk, porque tudo o que o Akk sempre faz é se importar com ele, cuidar dele e querer ajudá-lo – sempre. Aqui, ele o afasta de uma maneira dolorosa, e fiquei triste ao ver o sorriso sumir do rosto do Akk, enquanto Theo estava mais sozinho, avançando em sua trama cada vez mais confusa de “Enchanté”. Natee, o desenhista, o procura para dizer que Phupha está mentindo e que não é o verdadeiro Enchanté, e então lhe entrega um pedaço de papel no qual Phupha treinou sua letra para imitar o Enchanté, e um vídeo que gravou dele fazendo isso, então Phupha é desmascarado, finalmente – e eu posso dizer que eu não gosto dele mesmo depois de toda a história dele? Quer dizer, ele tem uma história triste e tudo o mais, que compartilha com Theo, mas ainda assim ele mentiu e manipulou, né?

Não consigo gostar de Phupha não… mas estou ADORANDO perceber que os Enchantés parecem prestes a entrar em guerra – o episódio traz muito pouco de Saifah e de Wayo, mas os confrontos constantes de Phupha e Natee são incríveis: eles não estão para brincadeira, e é bom ver as verdadeiras personalidades deles surgirem sob a máscara de queridinhos que eles colocam para falar com Theo! No fim, Theo percebe que talvez Akk tenha razão quando falou sobre Phupha se aproximar dele “porque quer algo”: ele realmente queria, e confessou isso, e agora Natee está fazendo o mesmo, pedindo que ele consiga um lugar onde possa fazer uma exposição dos seus desenhos, em troca de ele lhe contar quem é o verdadeiro Enchanté… Theo não sabe se pode confiar em Natee, mas é uma oportunidade de saber a verdade, então ele vai conseguir o lugar.

Felizmente, é aqui que ganhamos uma série de cenas de Theo e Akk – sempre muito fofos. Akk segue os conselhos da irmã e procura Theo, independente de quem devia pedir desculpas primeiro (e era o Theo), porque o que importa é que eles são amigos e se importam um com o outro, e não faz sentido continuarem brigando… Akk tem uma demonstração claríssima de como se importa com Theo e como vai sempre cuidar dele quando, por causa da poeira, Theo tem uma crise alérgica e Akk amarra as suas mãos para que ele não fique se coçando, porque isso só vai piorar as coisas… e, como Theo está com as mãos amarradas, Akk precisa dar comida na sua boca, o que É A COISA MAIS FOFA – o carinho e a atenção que Akk sempre demonstra por Theo… e eu amo ver o Akk sorrir, como ele estava sorrindo nessa cena. O Theo também… já completamente apaixonado.

Será que ele sabe disso?

Parece que sim… quando os dois colocam um filme para assistir em um cenário romântico (!) com direito a chuva escorrendo do vidro e uma rosa atrás deles, os dois mais conversam do que assistem o filme, mas aproveitam o filme, o enredo do filme e o fato do DVD travar para se provocarem, falando sobre beijo, por exemplo… e eu fiquei sem ar quando o Akk solta um: “Você quer que eu te beije?” A cena foi bem construída naquele momento, com toda a leveza e diversão de “Enchanté”, misturada à tensão e à vontade que ambos estavam de se beijar, mas não tinham coragem de dizer isso de verdade, então se provocaram, se aproximaram e quase se beijaram… acho que teriam se beijado se não fosse o filme voltar a rodar, o que me deixou triste, porque aquele era o momento ideal para o beijo deles – não lá no fim do filme, depois de o Theo pegar no sono.

Sei lá, o Theo queria muito aquele beijo e a cena deixou isso claro (ele fechando os olhinhos e esperando quando o Akk se aproximava, por exemplo!), mas tinha uma oportunidade melhor para o Akk beijá-lo do que ali, com o Theo todo sonolento sem saber direito o que estava acontecendo, né?

Vamos ver o desenrolar disso!

 

Para mais reviews de “Enchanté”, clique aqui.

 

Comentários