Merlin 1x09 – Excalibur

Poderia ter sido nesse episódio…

Eu queria ficar animado com um episódio sobre a Excalibur, mas tudo em que eu consigo pensar é que o Uther poderia ter morrido nesse episódio, mas o Merlin interferiu… não é um episódio ruim de “Merlin” (eu adoro essa série), mas foi o episódio que mais me fez passar raiva na temporada, então eu não consigo ter por ele um sentimento positivo – Uther Pendragon é a pessoa mais desprezível que conhecemos em “Merlin” e é INSUPORTÁVEL assistir a todas as cenas nas quais ele está presente, imagine agora, fazendo todo um drama sobre como “Arthur é importante para ele”, tentando se sacrificar pelo filho e ainda saindo de herói e “grande guerreiro”. É patético. “Excalibur”, o nono episódio da temporada, traz mais um elemento importante das histórias do Rei Arthur, além de nos dar alguma luz a respeito do que aconteceu em Camelot no passado.

Uther odeia a magia e a baniu do reino há muito tempo… quando um cavaleiro misterioso aparece desafiando os cavaleiros de Camelot a duelos, o seu segredo está ameaçado. Tristan de Bois é um cavaleiro que foi morto por Uther há muitos anos, e que foi trazido de volta dos mortos por Nimueh para cumprir sua vingança – sua presença no reino rende discussões acaloradas entre Uther e Gaius, e descobrimos que Uther, no passado, pediu a ajuda da magia de Nimueh para que a esposa, Ygraine, pudesse dar à luz a um herdeiro… Ygraine não podia ter filhos, o que quer dizer que Arthur só existe porque Uther recorreu à magia – olha o tamanho da ironia disso tudo e da hipocrisia de Uther. Ygraine morreu durante o parto, para “manter o equilíbrio do universo”, e então Uther se voltou contra Nimueh e todos aqueles que praticavam magia, prendendo e matando a todos.

A cada segundo que passa o meu desprezo por Uther aumenta – e é bastante difícil assistir “Merlin” por isso, confesso… inclusive, assisti a “Excalibur” arrependido de estar assistindo aquele episódio de manhã, porque tudo o que eu conseguia pensar era: “Pronto, agora vou passar o resto de dia de mau-humor por causa do Uther”. Tristan de Bois era o irmão de Ygraine, que culpou Uther pela morte da irmã e o desafiou a um duelo até a morte – e foi morto nesse duelo. Agora, ele está de volta para conseguir sua vingança, e eu confesso que fiquei todo empolgado: quer dizer, se o desejo dele era se vingar de Uther, por que a gente não cruzava os braços e esperava acontecer e pronto? Mas o chamado “Cavaleiro Negro” está desafiando cavaleiros a duelos que Uther não pensa em aceitar, então as coisas começam a fugir de controle.

Dois duelos se passam antes que Arthur esteja oficialmente correndo perigo – o Cavaleiro Negro mata dois cavaleiros de Camelot em uma luta injusta, tendo em vista que, já estando morto, ele não se cansa e não pode morrer novamente, mesmo quando seus combatentes inconfundivelmente transpassam seu corpo com a lâmina de suas espadas. Depois da morte do segundo cavaleiro, Arthur o desafia a um combate até a morte… Uther, asqueroso como é, não consegue ganhar minha simpatia nem mesmo quando está tentando defender a vida de Arthur, porque ele é do tipo de personagem que começa a falar e eu já reviro os olhos, dizendo: “Ah lá, o chato”. Merlin, por sua vez, tenta encontrar maneiras de deter o Cavaleiro Negro, nem que ele precise usar magia para poder salvar a vida de Arthur… qualquer alternativa é viável nesse momento.

Infelizmente, não existe diálogo o suficiente para permitir que as coisas se encaminhem bem. Enquanto Merlin descobre que existem espadas capazes de matar os mortos e que uma forjada no fogo de um dragão é uma dessas, ele pede a ajuda do Grande Dragão – e é sério: POR QUE ELE PEDE TANTA AJUDA AO DRAGÃO SE ELE NÃO QUER OUVI-LO?! O Dragão fala sobre como seu destino não é salvar Uther, sobre como ele pode deixar que ele morra, mas Merlin segue adiante no seu plano, acreditando que Arthur é que lutará contra o Cavaleiro Negro, e querendo uma espada que possa destruí-lo… em paralelo, Uther tem com Gaius um plano para assumir o lugar do filho na batalha e, com Uther enfrentando o Cavaleiro Negro, o melhor que tínhamos a fazer era permitir que ele lutasse com qualquer espada e encontrasse o mesmo fim que os demais cavaleiros.

Mas é tarde demais: Merlin é pego desprevenido e Uther acaba lutando com a Excalibur, para o desespero do Grande Dragão: a Excalibur é uma espada muito poderosa que só poderia ser empunhada por Arthur, e que só trará mal nas mãos de Uther. Enquanto aturamos cenas do Uther se sentindo um grande guerreiro indestrutível, heroico e apaixonado pelo filho, Merlin leva uma bronca do Grande Dragão, que o manda pegar Excalibur de Uther e escondê-la em um lugar onde ela não poderá ser encontrada por nenhum outro mortal… quase esperamos o Merlin colocar a Excalibur em uma pedra e selá-la lá dentro com um feitiço para só ser retirada por Arthur, se encontrada, mas Merlin não faz nada disso, e lança a Excalibur no fundo do lago – um lugar que não é tão seguro quanto o dragão pediu que fosse, se você me perguntar. De todo modo, agora a Exalibur já existe.

Em algum momento, ela estará de volta.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários