Merlin 1x11 – The Labyrinth of Gedref

Você daria a sua vida pela dele?

Reta final da primeira temporada de “Merlin”, e, agora, a vida de Arthur Pendragon estará em perigo de várias maneiras diferentes… dessa vez, no entanto, a culpa é toda dele. “The Labyrinth of Gedref” começa durante uma caçada de Arthur com os cavaleiros de Camelot, e embora Merlin tente impedi-lo de atirar quando percebe que ele está prestes a matar um unicórnio, Arthur escolhe não o escutar e mata uma criatura mística e de coração puro: agora, ele terá que lidar com as consequências do seu ato. O unicórnio é uma criatura tão mágica e tão pura que aquele que o mata acaba amaldiçoado e, dessa vez, não existe ninguém que Arthur, Uther ou quem quer que seja possa desafiar ou prender para acabar com a maldição: mais do que um problema proveniente da magia, o problema que assola Camelot nesse episódio é consequência das atitudes de Arthur.

Arthur não acredita muito nessa história de “maldição”, inicialmente, mas as coisas em Camelot acabam ficando bem estranhas muito depressa… todas as plantações acabam secando, por exemplo, e Gaius não consegue identificar nenhum tipo de doença, até porque plantas que não são comestíveis, como árvores, continuam vivas. Depois, a situação se agrava ainda mais conforme Arthur continua negando a possibilidade de estar sendo castigado por ter matado um unicórnio, e os poços que fornecem água a Camelot secam e oferecem, em seu lugar, apenas areia. Muito rapidamente, então, toda a população de Camelot começa a sofrer com a falta de comida e, pior, com a falta de água… a situação fica desesperadora e, eventualmente, até mesmo o que eles tinham guardado acaba apodrecendo do dia para a noite, e a população não tem nada para comer.

Se quiser salvar o seu povo, Arthur terá que provar que ele tem um bom coração… Arthur e Merlin recebem a visita de Anhora, o Guardião dos Unicórnios, que é quem explica para ambos sobre a pureza do coração de um unicórnio e sobre a maldição que cai sobre quem quer que tirar a vida de um, e embora Arthur queira capturar Anhora, prendê-lo e obrigá-lo a “retirar a maldição”, Anhora explica que não há nada que ele possa fazer, porque não foi ele quem lançou a maldição sobre Arthur e sobre Camelot… a única maneira de, talvez, salvar Camelot é submetendo a uma série de testes, nos quais ele terá que provar que merece ser salvo – e, bem, o Arthur lá do início da temporada provavelmente não teria sido bem-sucedido nesses testes, mas o Arthur atual, depois de conviver tanto tempo com Merlin, talvez (e só talvez) tenha uma chance.

O Príncipe passa pelo primeiro teste quando encontra um homem tentando roubar um saco de cereais, e explica que é para os seus três filhos que estão morrendo de fome, e diz que ele não consegue assisti-los morrer… apesar de ter agido de maneira completamente diferente em outras ocasiões, aqui, Arthur acaba tendo bom coração, se compadecendo do homem e deixando que ele vá embora para dar de comer para os filhos – o que faz com que ele seja aprovado em seu primeiro teste, como Merlin percebe… Arthur, por sua vez, não acredita que isso tenha qualquer coisa a ver com Anhora. Bem, se o Arthur ouvisse o Merlin com mais frequência e com mais atenção, talvez ele tivesse evitado que a situação se complicasse ainda mais, porque Arthur volta a encontrar esse mesmo homem no meio da floresta, e não se lembra de nada do que Merlin dissera…

Dessa vez, o homem está ali para debochar de Arthur e para duvidar de sua capacidade de ser um bom rei – ele está ali para mostrar que é um ladrão, para dizer que enganou Arthur e que ele nunca será um bom rei como o Uther (ah tá!), porque o pai o teria mandado executar assim que o encontrou roubando os cereais… por um momento, achamos que Arthur será aprovado nesse segundo teste, mas ele acaba sucumbindo ao orgulho e saca a espada para lutar contra o homem que o provoca e, no fim, o homem é substituído por Anhora, que fala sobre como ele teve a oportunidade de salvar o seu reino, mas falhou: afinal de contas, ele é capaz de matar um homem por orgulho, então isso quer dizer que ele não é bom o suficiente para ser perdoado. Agora, Camelot terá que pagar pelo seu erro. E, assim, as coisas ficam ainda piores para todos em Camelot.

Então, Merlin resolve fazer alguma coisa e procura Anhora ele mesmo, clamando por misericórdia e conseguindo para Arthur um último teste – um momento emocionante protagonizado por ambos! Arthur é atraído sozinho para um grande labirinto (!), e Merlin o segue, mesmo que Arthur tenha pedido que ele não o fizesse… mas Anhora queria que exatamente isso acontecesse: quando pediu que Anhora desse outra chance a Arthur, Merlin disse que “daria sua vida pela de Arthur”, e agora Anhora quer ver se Arthur faria o mesmo por ele. É engraçado como o Arthur de 10 episódios atrás jamais daria a própria vida pela de Merlin, mas, ao longo desses episódios, o vemos se transformar, e conseguimos acreditar que ele se sacrificaria por Merlin, porque ele já fez isso de outras maneiras ao longo desse tempo todo… então tudo é convincente e mostra o bom desenvolvimento da série.

Arthur e Merlin terminam sentados frente a frente em uma praia, com dois cálices cheios na frente deles: um cálice com veneno, outro com um líquido inofensivo, e agora eles terão que beber, cada um de um único cálice. Basicamente, se Merlin já dissera que daria sua vida pela de Arthur, será que Arthur faria o mesmo? E ele o faz. Temos um diálogo muito bonito, podemos ouvir o Arthur dizendo que “está feliz porque o Merlin está ali”, e então ele engana Merlin para poder colocar o plano de virar todo o líquido em um único cálice e beber dele em ação, e toma o cálice, supostamente com o veneno… e desmaia, para o desespero de Merlin, que pula sobre ele e pede que Anhora os troque de lugar. No fim, num lance meio “Romeu e Julieta”, mas com final feliz, Arthur acorda, porque não era veneno de fato, só um sonífero, e ele está à salvo, além de ter provado que “tem o coração puro”.

Assim, Camelot é livrada da maldição e o unicórnio volta à vida.

Um bom episódio, e que diz muito sobre a pessoa que Arthur se tornou!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários