VIOLETTA – A proposta da YouMix a Vilu



“Que hábil que sos para contar la historia de la forma que más te conviene”
Uma semana de OPORTUNIDADES e, também, de INVASÕES. As coisas estão mudando em “Violetta”, e a minha impressão é de que os capítulos se sucedem depressa e em breve estarei me despedindo, temporariamente, mais uma vez desses personagens. O romance de Violetta e León finalmente não aguenta mais as provocações e desconfortos causados por Diego, e Vilu ocupa sua cabeça com outras coisas quando a YouMix lhe oferece um contrato e tanto, com uma bela oportunidade, e embora ela tenha as suas dúvidas, porque então terá que deixar de frequentar as mesmas aulas que seus amigos, ela resolve aceitar a proposta, já que pode ser uma maneira de ajudar o seu pai que está passando por esses inesperados problemas financeiros. Ah, e por falar nisso, descobrimos que Esmeralda tem uma filha, Ámbar, e ela é uma garotinha detestável.
E manipuladora.
A semana começa com Violetta tendo que enfrentar as consequências de seu “beijo” com Diego, e todos parecem acreditar que ela realmente quis beijar o Diego. Na verdade ela tropeçou, mas ninguém percebeu isso, então estão todos julgando. León, naturalmente, está magoado, e Germán está achando que Violetta “mentiu” para ele, e isso o leva a fazer a coisa mais bizarra e ERRADA que eu o vi fazendo na novela: se fantasiar de pipoqueiro para estar mais próximo da filha. Há quem até ache “bonitinho”, mas é invasivo ao extremo, e eu acho que Violetta e Angie ficarão extremamente bravas quando descobrirem a sua mentira, e com toda a razão. Mas também é curioso que, dessa vez, seja o Germán escondendo um segredo de sua filha e da tia dela, em oposição ao que vimos ao longo de toda a primeira temporada. Os papéis se invertem.
Para intensificar os problemas causados pelo “beijo”, um vídeo é subido à internet em que, além do beijo de Violetta e Diego, vemos a reação do León, assistindo dos bastidores. Eu fiquei com pena. Não o culpo pela raiva que sente, e por não querer mais seguir com Violetta. Tudo está ficando “difícil demais”. Ela liga para ele, tenta conversar, e ele diz que está farto disso tudo, e termina o namoro, sem nem escutar o que ela tem a dizer. Ela pede que ele escute o que ela tem a dizer, que eles esperem a menos até o dia seguinte, quando poderão conversar, mas ele quer colocar um fim definitivo nesse relacionamento, e ele faz o que parece certo, no momento. Com raiva disso tudo, León retorna ao motocross para reconquistar o seu lugar que Lara passou a Martín, sem sucesso com o investidor que vinha vê-lo no mesmo dia do show da YouMix.
Agora, ele vai se dedicar à sua outra paixão.
León tenta esquecer Violetta, e não lhe dá espaço para novas explicações. Diz que “não há mais sentido”, e está bravo e com ciúme, cético independente do que ela diga. Violetta também é dura com ele ao dizer que “se deu conta que ele não sentia nada por ela”, e que não a conhece de fato, não sabe quem ela é. Com raiva de toda a situação, ela ainda briga com Diego, diz a ele que seus problemas começaram quando ele apareceu, e afasta qualquer tentativa dele de se aproximar dela… depois, ele ainda provoca o León. Aqui temos uma cena interessante, em que o León vai, bravo, falar com Violetta e diz que “não vai deixar que ela se faça de vítima nisso tudo”, mas ele faz isso na frente de Germán, o “pipoqueiro”, e ele não consegue resistir, e grita para que León “solte Violetta”. Um momento de choque depois, percebemos que isso não vai levar a nada…
Germán não é descoberto.
Talvez seja até bom para Violetta distrair-se com a proposta da YouMix. É interessante: um contrato para que ela seja a NOVA ESTRELA do Portal. Eles querem “capitalizar sua imagem e investir nela”, produzir todo um repertório de canções, novos figurinos, shows… e ela nem precisa deixar o estúdio para isso! Embora ela tenha aulas particulares, e isso não é a mesma coisa. Mas a oportunidade é grandiosa, e me soou estranho que ela a tenha recusado em um primeiro momento. Ela não tinha certeza se estava pronta e se queria tanta responsabilidade, e Marotti e Pablo lhe dão um tempo para pensar. Seu impulso é recusar a proposta, mas como uma boa filha, ela também pensa na condição do pai, que não consegue encontrar um emprego, e é muito bonito como ela é altruísta desse modo ao pensar nele… conceito que Ludmila desconhece.
E o Pablo dá uma lição nela.
Enquanto isso, na casa, Angie está se preparando para deixar a casa, graças a uma exigência ridícula de Esmeralda, e Violetta quase descobre que a tia está sendo “expulsa”, mas ela faz questão de não expô-la, diz que precisa ir embora porque “não quer incomodar Esmeralda”, e se despede da sobrinha… a despedida é triste e cheia de abraços sinceros, mas Violetta sofre, de todo modo, e pede que Germán faça alguma coisa, porque “essa casa também é de Angie, e ela não quer perdê-la”. Um dos momentos mais divertidos é quando a partida de Angie se concretiza e Olga chega horrorizada, pergunta “o que o Germán fez”, e diz que “qualquer coisa ele que vai embora”, mas não resolve nada… Angie não mora mais na casa. Embora esse vai e vem já tenha acontecido tantas vezes que, sinceramente, eu já até perdi as contas.
A novidade na casa é Ámbar, a filha PESTE de Esmeralda. Ela mora com o pai, mas como ele vai viajar por uns dias, ele deixa a garota com a mãe, e é uma confusão, claro. Como eu detestei aquela garota, em poucos minutos de participação. É uma interesseira, manipuladora e chata. Consegue um tablete da mãe, ao descobrir todo o segredo sobre seu “personagem”, causa confusão com a Violetta, e usa o tablete novo para chantagear a todos. Grava a Olga dizendo que não consegue parar de pensar em Ramallo para conseguir uma torta de chocolate, também filma o Ramallo sabotando o jantar de Olga para o Cardoso para conseguir que ele a leve aonde ela quer ir e, por fim, consegue até gravar a Jade falando sobre todo o plano deles para “deixar Germán na ruína”. É uma pequena vilã que chegou na casa para bagunçar o lugar, de verdade.
Violetta, por sua vez, aceita a proposta da YouMix, enfim. Diz a León, ainda, que eles não vai mais precisar compartilhar aula, então ele não vai mais vê-la, e “pode seguir sua vida tranquilo”. É cruel, ainda mais tendo em vista como um sente pelo outro. Porque ele canta tristemente, sozinho em seu violão, quando Francesca aparece para conversar com ele e dizer que Violetta não mudou, ou então quando ela escreve no diário, e os dois pensam um no outro, cada um seu quarto, em uma sequência bonita, mas bastante triste. De todo modo, Violetta aceita a proposta sem consultar Germán, e ele fica furioso, embora ela se defenda e diz que “não entende a diferença”, se ela pode ir ao estúdio, se pode fazer shows e se apresentar na YouMix, agora ela só receberá para isso. Mas, só nesse ponto, talvez Germán tenha um pouco de razão…
Porque a “arte” se converte em “trabalho”.
Nem tudo é fácil ou bom para Violetta. Ela ganha uma nova vida, com atenção voltada a ela, aulas particulares, assessor de imagem… e isso pode se tornar cansativo. Sessão de fotos promocionais, um “novo look”, que nem sempre tem a ver com ela… problemas. E, em cima disso tudo, o Diego insistente, dizendo que quer ser uma pessoa melhor, fazendo um discurso sobre como espera que “ela esteja ali para compartilhar com ele essa mudança”. Enfim. Mas, como vocês sabem, eu gosto do Diego. Eu não consigo torcer para que eles fiquem juntos, porque não gosto de ver o León sofrer e eu sou apaixonado por ele, mas eu gosto da presença do Diego, e meu queixo cai em momentos como quando ela diz que “não acredita que as pessoas possam mudar de um dia pro outro”, e ele diz que o amor é capaz disso, e se ela não acredita nisso, é porque nunca amou de verdade.
Nessa tentativa de “mostrar que mudou”, Diego força um pedido de desculpas a Violetta e León, na frente do “pipoqueiro”. Embora nenhum dos dois acredite nele, ele diz que “se sente muito melhor fazendo o certo”. Depois, para dar mais indícios de sua “regeneração”, ele mostra um novo vídeo do beijo no show da YouMix, provando que Violetta tropeçou e era inocente o tempo todo. Nunca quis beijá-lo, e foi ele quem interpretou as coisas errado. Também confessa que foi ele que subiu o vídeo com a reação do León. E já que mencionamos o “pipoqueiro”, o Germán passa TOTALMENTE dos limites quando se fantasia de “Jeremias” para ser o novo pianista e contador do estúdio. Ali ele foi longe demais, porque o nível de invasão é perturbador, e completamente errado. O desejo de proteger e observar a filha é uma coisa, mas é necessário deixá-la viver a sua vida.
Germán vai ter que aprender isso.
Mas estar no estúdio nesse momento específico faz com que ele descubra algumas coisas. Primeiro, ele verifica se Angie e Pablo têm alguma coisa, e depois está presente na infelicidade de Violetta em relação a todas as obrigações da YouMix, e ouve comentários inteligentes da garota como “Se não me querem como eu sou, por que escolheram a mim?” Mas o Marotti quer mudar todo o seu jeito, quer mudar a forma como ela se porta, ou como canta, e ainda por cima Violetta sente falta das amigas… quando “Jeremias” pergunta porque ela se dispõe a isso tudo se não gosta, ela diz que o pai está com problemas e ela quer “ajudá-lo”, e aquilo é tão lindo quanto de partir o coração. Por fim, o fim da semana traz mais de Violetta e Diego. Ela não vai à “festa dos amigos de capoeira” do Broduey, e o Diego a ouve dizer isso, também ouve, pelo telefone, o pai se despedir…
Se ela está sozinha em casa, é a oportunidade perfeita para “levar a festa até ela”.
Ele chega preparado, com nariz de palhaço e tudo!

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários