MacGyver 3x08 – Revenge + Catacombs + Le Fantome



“Hello, Mr. MacGyver. I believe you’ve been looking for me”
THE GHOST IS BACK! Tenho a impressão de que Jack está se afastando da série, e embora inicialmente eu não pudesse pensar em “MacGyver” sem o Jack, agora percebo, através desses episódios, que é possível, sim. Não é a primeira vez na temporada que não vemos o Jack – dessa vez, supostamente ele está em uma missão sozinho no Brasil (!), e apenas ouvimos falar dele, enquanto o Team Phoenix ganha uma nova formação, com os veteranos Mac, Riley e Bozer, e uma ajudinha de Eileen, uma mulher obcecada por vingança, e Charlie, o cara que trabalhou com o Mac no Afeganistão em 2011. E eu devo dizer que o Charlie seria uma boa adição ao elenco regular da série, não? Uma coisa que me entristeceu foi aquela conversa sobre como “Mac e Nasha tomaram um tempo”, porque ele não quer colocá-la em perigo, mas pareceu que a personagem foi descartável.
Por que a introduziram e tudo aquilo pra ignorá-la agora?
De todo modo, vamos ao episódio… Mac está em uma festa, todo tristonho por causa do fim do namoro com Nasha, quando uma mulher misteriosa aparece para conversar com ele, e ela parece saber demais sobre o seu passado. Então, ela se apresenta como “Eileen Brennan”, uma mulher que também quer vingança contra “The Ghost”, porque ele matou alguém que ela amava, assim como foi com Mac. Achei bem interessante a explicação de como Eileen “escolheu” o Mac – afinal de contas, se The Ghost armou algo para matá-lo, há algum tempo, é porque se sente ameaçado por ele. Então, a Phoenix Foundation checa as informações de Eileen e, quando parece que ela está dizendo a verdade, eles resolvem investigar o caso. Qualquer chance de capturar The Ghost, ainda que pequena, precisa ser aceita. Assim, começa a nova missão!
ADOREI ver The Ghost pela primeira vez, aquele drama quando os olhos de Mac e dele se cruzaram durante aquela intensa troca de tiros, uma cena e tanto! O episódio é interessante em todo o seu desenvolvimento, e nos apresenta umas cenas descontroladas de Eileen, como quando ela coloca aquela bomba armada no peito de um homem para que ele dê as informações que tiver sobre a localização do vilão – depois, ela pede desculpas “por ter passado do limite”, mas ela conta a sua história, sobre a morte dos pais quando ela tinha apenas 8 anos e tudo o mais… com isso, ao menos, eles conseguem chegar a um prédio que está sendo consumido por um fogo azul que quase não libera fumaça, e o Mac dá um jeito de entrar no prédio em chamas (AH, COMO ELE É DELICIOSO!), porque se The Ghost está tentando acabar com o lugar, é porque existe algo lá dentro.
E eles descobrem…
“Paris. The Ghost is going to Paris”
As descobertas vêm no esconderijo do The Ghost. Vemos arquivos gravados em DVD, e Mac descobre, inclusive, que The Ghost esteve lá em 2011, como se fosse do esquadrão anti-bomba, quando na verdade, as estava armando. Também era o cara que, há algum tempo, Jack viu vestido de policial… e, agora, é o cara que PRENDE O MACGYVER! “Hello, Mr. MacGyver. I believe you’ve been looking for me. They call me The Ghost”. Mac é deixado sozinho contra The Ghost, enquanto os demais vão tentar salvar o futuro Primeiro-Ministro da Inglaterra que dará uma palestra em Paris, local do próximo ataque, e tudo é um tanto quanto desesperador, mas eu amei a TENSÃO entre MacGyver e The Ghost, aquela coisa de “1000 bombas armadas num dia e 126 desarmadas por Mac”, e Mac ainda descobre que a morte de Peña, que o traumatizou, foi por sua causa.
Ou assim acredita.
O fim do episódio traz um plot twist nem tão inesperado assim, e acredito que estabelece “uma nova vilã” para a série, embora eu não esteja empolgado. Eileen não me parece uma personagem assim tão interessante – agora, descobrimos que The Ghost ERA SEU PAI, e esse tempo todo ela estava em busca de vingança por ele ter matado a mãe. Entendo a sua obsessão, mas eu não consegui me conectar com ela, nem amar suas maluquices – depois de MATAR o pai (então a história dele chegou ao fim, aparentemente), ela foge sem ajudar Mac a desarmar a bomba, o que precisa ser feito por Riley e Bozer em uma cena ELETRIZANTE que, como sempre, demora até os últimos segundos disponíveis para se resolver. Agora, Eileen Brennan “desapareceu”, e provavelmente Mac deve voltar em busca dela nos próximos episódios.

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários