LIKE, La Leyenda (2018) – Intercâmbio com Israel: Parte 3



Harry Potter e a Ordem da Fênix
O intercâmbio entre Israel e México está chegando ao fim, e o pessoal israelense que esteve no L.I.K.E. do México resolve organizar uma “festinha de despedida”, com a ajuda dos alunos mexicanos, e a festa tem um pouquinho de tudo, como uma espécie de “briga” provocante entre Pablo e Sebastián e “Un Poco de Tu Amor”, da RBD, tocando ao fundo. Enquanto isso, em Israel, Daniel vai enfim ao médico que o pai queria que ele visitasse no país, porque talvez ele pudesse ter um tratamento que o ajudasse em sua doença, e é verdadeiramente triste quando ele retorna e todos os amigos estão ansiosos por uma resposta, e ele diz que “não é candidato ao tratamento”. É cruel quando se dá alguma esperança para alguém e depois essa esperança não se concretiza, e Daniel só foi convencido de ir para Israel por causa desse tratamento…
Mas ele encontrou Hannah lá.
E descobriu que os amigos se importam mais com ele do que ele pensava!
Acho que um dos momentos mais lindos de todo o INTERCÂMBIO A ISRAEL foi quando os jovens viajantes participam do Sabá, um dia muito importante para o judaísmo, em que eles participam das tradições do país e Daniel faz uma reflexão bonita e madura a respeito da sua situação – ele toma consciência de como as pessoas ao seu redor continuam vivendo e sorrindo, enquanto ele sente que “está com os dias contados”, e é muito triste. A sensação de que não é dono de sua vida, que não sabe o que vai acontecer e não pode controlar as coisas – mas então ele percebe que ninguém sabe, tampouco. Então, nada disso importa, desde que esteja com as pessoas que ama. É uma mensagem muito bonita quando o Daniel diz que “não importa quando vamos morrer, porque hoje estamos vivos”, e seríamos muito mais felizes se realmente pensássemos assim!
Quando os jovens retornam de Israel, descobrem uma situação alarmante no México: Victoria está indo embora, demitida como diretora do L.I.K.E., por causa de uma série de eventos que aconteceu nos últimos tempos, incluindo a festa clandestina de despedida para os israelenses, e todo mundo está arrasado. Eu achei bonitinho como ela diz que vai sugerir Gabo como futuro diretor ao conselho, porque a escola precisa de alguém como ele, mas é claro que Gabo não se tornaria o diretor de L.I.K.E., pelo menos não por enquanto. E quem assume o lugar temporariamente é Humberto, para transformar TUDO em um verdadeiro inferno… e ainda que ele esteja no cargo temporariamente, ele acha que está ali desde o começo da escola e que ficará para o resto da vida, transformando o lugar em uma verdadeira ditadura, cheia de regras absurdas.
Em algum momento, Humberto passa nos telões da escola as novas regras do lugar, um zilhão delas que envolvem aumento no comprimento da saia das garotas e a abolição dos celulares, computadores pessoais e internet. Enquanto a série de novas regras é exposta, eu só podia lembrar de Dolores Umbridge em “A Ordem da Fênix”, transformando Hogwarts em uma ditadura! Claro que os jovens não vão deixar que isso fique assim… eles estão entediados sem tecnologia e estão a fim de protestar contra a ditadura, e a Manuela é uma das melhores fazendo isso, vestindo-se de menino e ganhando o apoio do avô, que vem à escola vestido de mulher para defender a neta! Mas a verdade é que Humberto está sendo burro ao agir dessa maneira extrema. Ele está abusando do poder mesmo antes de ser oficialmente nomeado diretor, e os pais não estão nada felizes.
É só uma questão de tempo até que ele caia!

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários