Doctor Who 11x08 – The Witchfinders



“Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic”
A 11ª temporada de “Doctor Who” está trilhando um bom caminho, repleto de histórias que se passam na Terra, mas sem esquecer-se de que se trata de um show sobre “uma pessoa louca em uma caixa azul”, vindo de Gallifrey e tudo o mais – nesse interessantíssimo episódio, estamos em Lancashire no Século XVII, e é época de CAÇA ÀS BRUXAS! O episódio é bem ágil, e não chega nem a mostrar o interior da TARDIS. Quando a Doctor e os companions chegam, eles estão em uma feira num domingo, e poderia ser um lugar legal (que cenário maravilhoso!), mas eles logo percebem que há algo errado quando veem uma garota chorando e percebem que se trata de um Julgamento de Bruxa. Tudo é revoltante e forte: uma senhora está prestes a ser “testada” – submersa em água, ela precisa morrer para provar sua inocência; caso sobreviva, será considerada bruxa e morta na forca.
Creepy, não?
E, infelizmente, isso aconteceu de verdade… o pior de tudo é o povo assistindo, gritando – e a Doctor não está mais disposta a “não interferir”. Quando a senhora é submersa na água, a Doctor tira o seu casaco, pula atrás dela e a tira de dentro do rio – infelizmente, no entanto, a mulher já está morta. Então, a responsável pela caça às bruxas ordena que prendam a neta da senhora, Willa, mas a Doctor interfere com o papel psíquico para impedir mais uma morte de uma inocente – o papel psíquico a nomeia “WITCHFINDER GENERAL”. Aqueles são tempos sombrios, e Becka Savage já matou 36 supostas “bruxas”, e se considera “boa” e diz estar “fazendo o trabalho de Deus”, ao que a Doctor lindamente responde com um “There’s a twist in the sequel: love thy neighbor”, o que é uma das melhores falas da Doctor, E É SOBRE A BÍBLIA E FANATISMO!
O fanatismo é preocupante, terrível e, como sabemos, mata as pessoas. Por um momento, achamos que a Doctor ia conseguir enrolar Becka Savage e salvar o povo daquele lugar, mas então conhecemos o próprio King James, o “Rei Jaime” – você sabe, aquele da Bíblia em língua inglesa. A trilha sonora para o personagem é cômica, e realmente ele quase o é quando está cantando o Ryan e tudo o mais (ah, nós te entendemos nesse caso, James!), mas ele é absolutamente machista e condescendente com a Doctor, o que a deixa revoltada… enquanto a Doctor, Graham e Ryan acompanham isso tudo, as coisas se tornam intensas para Willa, que vai enterrar a avó e acaba com a vida salva por Yaz, quando algo se mexe na lama do lugar, um cipó que aparentemente está vivo e tentando atacar Willa por algum motivo… ali, realmente parece bruxaria.
Não o é, mas parece.
Quando Yaz conta o que viu para a Doctor, ela a ajuda a investigar a “lama” e ir falar com Willa, enquanto os garotos ficam para trás para tentar impedir o Rei James e Becka Savage de saírem em busca de mais “bruxas”. O que a Doctor descobre sobre a lama é que é “algum tipo de matéria alienígena”, e ela ainda não sabe se é senciente ou não. Essa resposta, no entanto, vem depressa, quando a “lama” reanima a avó de Willa, que se levanta de seu túmulo e anda em sua direção – é um pouco apavorante ver todos os mortos levantando-se, e saber que eles estão dispostos a atacar… afinal de contas, quando a “não-lama” ganhou vida pela primeira vez, ela estava em busca de Willa. Quando os caçadores de bruxa chegam e veem aquilo tudo, eles até tentam atacar, mas não são páreos para as forças incompreensíveis que estão causando isso tudo.
Estando onde estavam, e com uma mulher como a Doctor, que sabe das coisas e que questiona, era apenas uma questão de tempo até ela ser acusada de ser uma bruxa ela mesma. É um tanto quanto desesperador – “Like Doctor Dee. A necromancer. That seals it. Arrest the witch!” Presa, a Doctor é interrogada pelo Rei James que “quer respostas”, sobre a sua “varinha”, por exemplo – a enigmática chave de fenda sônica. Ali, a Doctor o confronta lindamente, pergunta quem é ele atrás da máscara, e diz que o conhecimento é “conquistado”. Por fim, ela diz um poderoso: “But you can't go hurting people just because you're scared to face up to the darkness inside you” e um “I could show you everything, if you stop being afraid of what you don't understand”. Mesmo com o impacto que ela causa, ela continua sendo condenada.
HORA DO JULGAMENTO!
A cena da Doctor prestes a ser submersa na água é um tanto quanto desesperadora, mas eu adoro como ela nunca perde a coragem, a inteligência e a cabeça erguida? “A girl called Izzy Flint bullied my friend, Yaz, so no-one would pick on Izzy. That's what you're doing, pointing the finger at other people so no-one points it at you”. A Doctor só queria entender o PORQUÊ de Becka Savage estar fazendo isso tudo, o que ela estava escondendo afinal. Quando ela coloca a Doctor no tronco para ser afogada, por exemplo, sua mão encosta na madeira e reage a ela, então queríamos saber imediatamente QUAL ERA TODO O MISTÉRIO! O clímax é intenso e tenso, com a Doctor esperando por uma mudança de ideia do Rei James, mas ele manda afogá-la – enquanto a Doctor é submersa, vemos lágrimas negras escorrerem dos olhos de Becka Savage, e tudo começa a vir à tona.
Durante alguns segundos, o tronco é submerso com a Doctor amarrada a ele, e nós esperamos ansiosamente enquanto os companions tentam convencer o Rei James a acabar com isso – quando o tronco é levantado, no entanto, a Doctor não está lá. Mais tarde, ela sai molhada e viva do fundo do rio: “I am no witch. I'm just good at holding my breath and getting out of chains, thanks to a very wet weekend with Houdini”. Agora, os mortos levantados estão vindo se juntar a Becka, e não matá-la, como inicialmente parecia o caso, já que eles carregam um machado. Então, vendo que foi encurralada e tomada pelo desespero, Becka conta sua história, sobre como ela “os” enfureceu, cortando a árvore favorita “deles”, e o que quer que estivesse escondido na lama quando Becka Savage derrubou aquela árvore, entrou nela através de sua perna.
THE MORAX.
A trama do episódio é interessantíssima e ampla – mistura a caça às bruxas no século XVII com prisões alienígenas, e eu adoro como “Doctor Who” é a série perfeita para essa junção de gêneros, ainda conseguindo que tudo faça sentido. Mesmo assim, não foi menos MACABRO por não ser, afinal de contas, o “Satã” que estava tomando o vilarejo, como Becka e James viviam falando… desde que ganhou o que chama de “Marca do Satã” e sentindo que algo estava dentro dela, Becka começou a “fazer o trabalho de Deus”, achando que assim Ele a salvaria, mas a Doctor é genial ao mostrar-lhe que ela não é uma boa pessoa… afinal de contas, ela matou pessoas inocentes para salvar sua própria pele… matou a avó de Willa só porque ela sabia a seu respeito… então, Becka confessa: “Yes, I am the witch!” E, ao fazê-lo, a “não-lama” toma conta dela, e ela assume visual aterrorizante.
E uma voz… bem, “demoníaca”.
Escondido sob o solo de Pendle Hill estava uma prisão para um exército alienígena, os Morax, e o que eles pensavam que era madeira, não era madeira – a árvore e o tronco para afogar bruxas, feito a partir da árvore cortada por Becka… tudo era tecnologia alienígena, por isso Becka reagia a eles. Agora, os Morax querem vingança e querem tomar o planeta Terra, e a Doctor e os demais precisam impedir que isso aconteça… eles o fazem enquanto Becka-Morax está tentando colocar o “Rei Morax” dentro do corpo do Rei James, quando o grupo chega como “Caçadores de Morax”, trazendo tochas de chamas verdes nas mãos, e que cena incrível… a Doctor reativa a prisão subterrânea, atrai novamente os Morax para lá, derrubando os corpos mortos que foram tomados, e o Rei James, por fim, queima Becka por ter “confessado que era a bruxa”.
Episódio bem INTENSO.
Ótima junção de BRUXAS + ALIENÍGENAS.

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários