LIKE, La Leyenda (2018) – Machu descobre que é filha de Sole!



“Yo soy tu mamá”
Há tempos que nos questionamos se Machu poderia ser filha de Soledad… afinal de contas, muitas coisas indicavam essa possibilidade: Sole estava o tempo todo escondendo um misterioso “segredo”, e a mãe dela falava sobre “um segredo que arruinaria a família” ou qualquer coisa assim. Também havia a possibilidade de Sole ter um motivo a mais para querer (ou não querer) encontrar o Luca depois de todos esses anos. E, por fim, lembramos como, na primeira semana de “Like”, ela foi quem descobriu Emília com a filha na escola, e foi muito compreensiva com toda a questão de “gravidez na adolescência” e tudo o mais. Era uma questão de tempo até que isso se confirmasse e, felizmente, isso não demorou a acontecer… embora tenha demorado um pouco até que a própria Machu ficasse sabendo disso, o que só aconteceu graças ao León.
Não foi ele quem contou. Mas foi ele quem tornou isso possível.
León descobriu por acaso quando ele e Machu estavam prestes a fazer sexo na casa dela, e descobriram que estavam sem camisinha… enquanto se distraíam e esperavam a farmácia entregá-las, a “mãe” de Machu retorna com o namorado, e León, escondido, acaba ouvindo uma conversa que lhe revela que Machu é filha de Sole. Ele acaba com um vaso na cabeça, e o pedido de que ele não diga nada a Machu, porque isso “acabaria com o seu mundo”. Então, sem poder contar nada a Machu, León conversa com Emília, que lhe sugere que ele conte logo a verdade, pois ela vai ficar muito brava se descobrir que ele sabia e não disse nada. Mas, ao mesmo tempo, cabia a ele dizer isso? Por isso, antes de conversar com Machu, León conversa com a própria Sole e explica que ela merece saber a verdade… Soledad, por sua vez, implora para que ele não conte, e pede tempo para que ela possa contar ela mesma.
A pressão vai aumentando quando Machu escuta algo sobre o irmão de León estar envolvido com drogas, e conta, porque eles combinaram de “sempre dizer a verdade”. Com isso, León se sente um lixo – afinal de contas, não apenas ele não contou a Machu que Soledad é sua mãe, como tampouco contara que sua família é de traficantes. Então, León resolve direcionar Machu à verdade, com a ajuda de Emília, e deixa um envelope com uma foto que vai incentivá-la a fazer as perguntas certas… na foto, vemos a suposta “mãe” de Machu na Espanha na época em que devia estar prestes a dar à luz a Machu, mas não tem nenhuma barriga na foto – ou seja, se Machu ver isso, ela vai no mínimo perguntar o motivo para a mãe, e então ela e Soledad serão forçadas a contar a verdade, não? Infelizmente, o envelope é roubado por Gabo, a mando de Soledad.
Essa é uma confusão à parte. Gabo inicialmente respeita o envelope, o rouba sem entender o porquê, mas a dúvida não permite que ele continue ignorando o conteúdo do envelope. Ao abri-lo, ele mesmo se dá conta de toda a verdade, mas ele não ajuda León como León acreditara que aconteceria com essa revelação… mais tarde, Gabo descobre que Machu é filha de Soledad, e pergunta se “ela também é sua filha”, e isso meio que o faz perceber algumas semelhanças toscas que o fazem acreditar, cada vez mais, que ele possa ser o pai de Machu – como o fato de nenhum dos dois gostarem de abacate. Mas, a pergunta é: QUANTAS PESSOAS NÃO GOSTAM DE ABACATE E NÃO TÊM NENHUM PARENTESCO?! De todo modo, embora isso ainda cause umas confusões extras, não dura por muito tempo… Gabo descobre que o pai de Machu é Luca.
Quando Sole dá à mãe o prazo de 24h para que elas contem a verdade juntas a Machu, a mãe leva Machu até o spa, e tudo é tão diferente que Machu imediatamente percebe que “alguma coisa está errada”, embora não saiba o quê… ela até pergunta se a mãe está para morrer e tal. Chorando, a mãe a abraça e diz que “aconteça o que acontecer, sempre será sua mãe”. O momento é bastante tenso, Machu é carinhosa, e León fica bravo ao perceber que elas ainda não conversaram com Machu – e eu respeito MUITO toda a atitude dele. Ele está sendo um ótimo namorado e não está guardando o segredo; Machu tem o direito de saber a verdade, e ele não está se colocando à frente de ninguém contando tudo ele mesmo, mas espera que elas façam o que é justo. Então, as duas conversam com Machu sozinhas, e Soledad solta o fatídico: “Yo soy tu mamá”.
Dali em diante, tudo muda.
Sinceramente, eu esperava que Machu reagisse diferente, e me surpreendeu a maneira como ela se porta. Ao invés de gritar, como sempre faz, e “odiar todo mundo”, ela fica em silêncio, em estado de choque – com os olhos se enchendo de lágrimas, ela olha para as suas duas mães, e eu quase achei que ela podia não ficar brava. Não foi uma escolha de Soledad, na verdade, foi a mãe quem fez isso para “impedir um escândalo”, e eu acho que elas pioram muito as coisas ao brigarem na frente de Machu. Elas têm seus próprios problemas, a história toca em várias feridas, mas aquele não era o momento… elas precisavam estar unidas por Machu, que ainda estava sem reação, em um silêncio prolongado. A primeira coisa que Machu faz é “pedir perdão” por ter “arruinado a vida de Soledad”, que teve que deixar todos os seus sonhos na Europa por causa dela…
Foi de PARTIR O CORAÇÃO.
O amor de uma mãe, no entanto, é maior que qualquer coisa. Quando Machu diz a Soledad que “ela devia tê-la abortado”, Soledad não suporta ouvir isso, e lhe diz que ela é a melhor coisa que lhe aconteceu na vida, em um momento bem emocionante… mesmo assim, no entanto, e eu acho que a reação de Machu é natural nesse momento, ela não aceita o toque de Sole – diz que vai sair para “beber uma água”, mas não retorna. Ela desaparece, grava um vídeo dizendo que “sua vida foi uma mentira” e que “ela se envergonha de sua família” – Machu diz que “nesse momento ela só quer sumir; tem muitas perguntas e poucas respostas”. Imagino que seja uma reação bastante compreensível frente a uma revelação como essa, não? Ela não fica sozinha por muito tempo, no entanto, pois León é o primeiro a encontrá-la e a conversar com ela.
Felizmente, Machu não fica brava com León por muito tempo – ele tem razão ao dizer que não cabia a ele contar esse segredo, e então diz que “também tem um segredo”. Quando ela desfaz do segredo dele, achando que é qualquer coisa, León diz que é filho de um narcotraficante, e esse compartilhamento faz com que eles não briguem. Afinal de contas, ele também fala sobre como se envergonha e pede desculpas por não ter contado sobre isso antes, mas ela diz que o entende. León a ajuda a fugir da escola, e a esconde em uma “casa de fuga” (?) do pai, onde eles recebem umas visitas estranhas de uns animais como um pavão e uma cobra, e enfim têm a sua primeira vez, antes de terem que retornar para a escola… Machu retorna, mas ainda está brava, e diz a Soledad que não quer que ninguém saiba que ela é sua mãe.
Agora, Machu precisa de um tempo…


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários