LIKE, La Leyenda (2018) – Cláudio rouba para comprar drogas!



O vício de Cláudio.
Agora que a trama está sendo levada adiante, eu me lembro dos comerciais de “LIKE, La Leyenda”, aqueles brilhantes de 30 segundos, em que víamos a diferença entre a vida que os jovens postavam na internet e a sua vida real – na de Cláudio, o víamos tocar a guitarra na rede social, mas o víamos dopado de drogas na realidade. Cláudio se envolveu com isso há muitos capítulos, começando com algumas “pílulas” que o Silverio lhe entregou, mas então ele acabou viciando, indo em busca de mais, e ele foi se transformando. Cláudio é um personagem complexo, movido pela paixão quase obcecada que sente por Antonia, e os ciúmes que tomam conta dele quando Ulises chega à escola e Toni se encanta por ele. No meio de todos esses sofrimentos, ele acabou se envolvendo mais e mais com drogas, e agora está começando a lidar com as consequências de suas atitudes.
Enquanto isso, Ulises também lida com um momento muito difícil de sua vida. A mãe acabou de morrer, ele foi expulso de L.I.K.E. por dar um soco em Humberto, então diretor da escola, e agora que Victoria está de volta e os amigos e Gabo intercederam por Ulises, o pai dele não está nada feliz por ele estar de volta à escola – ele quer que ele vá trabalhar, que ele ajude na casa, e pare de “brincar de riquinho”, embora Martha tenha sido muito clara, antes de morrer, ao pedir ao filho que ele não deixasse os estudos. Mesmo assim, em um evento que reúne os pais dos alunos na escola, Rodolfo invade a escola bêbado e fala no microfone, para todos, que “Ulises já esteve preso”. Embora ainda com ótimos amigos ao seu lado, Ulises percebe que as pessoas estão olhando para ele de forma diferente, e o tratando como se ele fosse um criminoso.
Pelo menos as pessoas que importam estão mais próximas dele que nunca. É o caso de Keiko, por exemplo, que fica uma fofa ao defendê-lo, e da Emília. Também temos a Toni, que nunca deixa de acreditar nele, e Gabo, que diz que “não duvidaria dele ainda que encontrassem dinheiro embaixo de sua cama”. E, por falar nisso, a situação se complica quando o dinheiro de Cláudio já não pode mais sustentar o seu vício, e o pai cancela os seus cartões de crédito – então, nesse mesmo evento da humilhação de Ulises, Cláudio rouba uma caixa de dinheiro – E É JUSTAMENTE ISSO QUE O VÍCIO FAZ COM UMA PESSOA! Assim, a vida de Cláudio está lentamente sendo estragada pela droga, começando lá nas crises que ele teve, uma delas, inclusive, tendo o impedido de viajar com os amigos para Israel. Agora, ele enfrenta seu próprio mau-humor, brigas…
Depois do roubo no evento, as autoridades da escola se mobilizam para descobrir o que aconteceu, e encontram a chave do cadeado nas coisas de Ulises, e como rolou aquela história de “ele ter sido preso”, todo mundo acredita nessa história com muita facilidade, como ele mesmo diz a Victoria quando ele é levado à direção. Felizmente, Victoria diz que não vai descartar a ideia de que tenham colocado o cadeado nas coisas dele para incriminá-lo, mas ela não tem provas o suficiente para isso. Então, as pessoas que acreditam em Ulises o ajudam como podem. Seja em busca de câmeras de segurança que mostrem alguém entrando no quarto para incriminá-lo, mas as pessoas que entram no quarto são apenas os que moram ali – dentre eles, Cláudio. Mesmo assim, ninguém deixa de ajudar Ulises em busca de algo, e Antonia e Keiko são as que encontram a chave do cadeado…
Naturalmente, o traficante agora exige que Claudio o ajude, porque se descobrirem que ele está vendendo drogas na escola, a “mãe que tem problema do coração” vai acabar morrendo – e, segundo ele, Ulises só está no seu pé por causa de Cláudio! Então, Cláudio não tem outra alternativa que ir ele mesmo à diretoria e CONFESSAR que foi ele quem roubou o dinheiro de Antonia no evento. Assim, as pessoas saem do pé de Ulises, mas ele fica bastante magoado ao ver que Antonia ainda está lá, consolando o Cláudio depois disso tudo, mas o Cláudio REALMENTE precisa de ajuda, e isso eu posso reconhecer! Antonia não o ama, e talvez não devesse ter aceitado namorar com ele só porque estava com ciúmes da Keiko, mas ela sempre foi sua amiga, e ele precisa dela nesse momento. E quando ele a abraça e pede ajuda, dizendo que “não é ele mesmo com as pílulas”, ela não pode ignorá-lo.
Até porque as coisas estão prestes a ficar muito mais sérias para Cláudio. Quando ele deixa de comprar drogas e, inclusive, aceitar drogas de graça, que lhe dão apenas para “alimentar o vício”, Lalo resolve se vingar de Cláudio – e não apenas por isso, também para poder despistar as pessoas de seu rastro de tráfico. Então, ele corta a mochila de Cláudio no meio do refeitório, deixando cair muita droga, para que fique parecendo que ELE é quem está vendendo drogas no L.I.K.E. A partir de então, Cláudio SABE que está com um problema sério. Ele confessa o seu problema com vício, mas diz que não é quem vende a droga, e embora ele diga que “alguém a colocou em sua mochila”, ele não tem provas disso! É um pouco angustiante ver o Cláudio lidando com isso tudo, sabendo que ele está ferrado de verdade, enquanto abraça Toni e chora.
Cláudio faz o que qualquer um faria na sua situação: SURTA. Ele tem o apoio de Antonia e de Emília, mas nem o próprio pai o apoia – ele diz que agora quem ele tem que convencer de que não vende drogas é a polícia, pois a escola provavelmente vai denunciá-lo, e ele pode acabar preso, assim como Ulises foi preso e, recentemente, foi hostilizado por muita gente na escola que descobriu. O pai de Cláudio diz que “ele precisa lidar com as consequências dos seus atos”, e Cláudio está desesperado, mas é praticamente impossível fazer Lalo CONFESSAR a culpa. Assim, durante a noite, Cláudio e Lalo acabam trocando socos em uma cena bastante forte, e por mais que seja perigoso, eu entendo a necessidade que o Cláudio está sentindo de descontar a sua raiva e frustração, embora não o esteja fazendo da maneira certa. Quem separa a briga é Ulises e Antonia.
E quem diria?
Ulises está apoiando Cláudio nessa história toda!


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários