O Grinch (The Grinch, 2018)



“You’re a mean one, Mr. Grinch”
A CRIATURA QUE DETESTAVA O NATAL! Baseado no livro do Dr. Seuss, “How the Grinch Stole Christmas!”, publicado em 1957, “O Grinch” conta a história de uma criatura verde que odiava o Natal, mas morava ao lado de uma cidadezinha, a Quemlândia, que adorava essa época do ano – então, ele faz de TUDO para acabar com as celebrações, exausto de ver toda aquela alegria e cantoria e tudo o mais, e teria conseguido, se não fosse por Cindy Lou Quem, uma garotinha fofa que pode mudar o seu coração. O filme tem um carisma imenso, uma animação lindíssima, e é uma experiência memorável. Saí do cinema feliz e sorrindo, cantarolando umas músicas de Natal, depois de muitas risadas e alguns momentos emocionantes… uma clássica HISTÓRIA DE NATAL que já nos convida a começarmos a entrar no espírito natalino, para o mês que vem!
O espírito de Natal no filme é LINDO! A Quemlândia é linda, naturalmente, e a maneira como os Quens, habitantes desse lugar, adoram a celebração. Existe decoração exagerada por todo lado. Árvores de Natal, presentes, meias, guirlandas, luzes… POR TODO LADO! E muita fartura nas mesas. Enquanto isso, as crianças se empolgam com a chegada do Papai Noel, aguardando os seus presentes, e adultos se reúnem em corais entoando as mais famosas canções de Natal… tudo isso é envolvente, e eu devo dizer que eu mesmo sou apaixonado pela época do Natal. Eu gosto das decorações, eu gosto das músicas, eu gosto muito de tudo isso! E nesse clima natalino, Cindy Lou começa uma jornada para entregar uma cartinha importantíssima para o Papai Noel, pedindo que ele ajude a sua mãe com as milhares de coisas que tem que fazer.
Gosto muito de como o filme traz uma criatura que detesta o Natal como protagonista, e ainda assim exalta o seu espírito – é um filme natalino, mas o Grinch o detesta. E embora o “clima natalino”, em específico, seja algo que me encanta, eu também me identifico muito com o Grinch e o seu mau-humor terrível. Suas cenas são DIVERTIDÍSSIMAS, especialmente quando ele percebe que terá que descer à Quemlândia, embora não queira fazê-lo agora, em época de Natal, porque sabe como são os Quens. [Destaque para a cena dele cantando “Jingle bell, jingle bell, acabou o papel […] Limpa com jornal”], que foi um dos meus momentos FAVORITOS em todo o filme! Mas ele é amargurado, cruel, seja destruindo um boneco de neve de uma criança, seja fugindo desesperadamente do coral de Natal, seja na loja, com aquele pote de geleia…mas ele é HILÁRIO.
Toda cena do Grinch me fez sorrir. COISA MAIS FOFA!
Mas o Grinch não é uma criatura má. Ele retorna para a solidão da sua casa lá no alto, onde só tem a companhia de Max, o seu fiel e inteligente cachorro, mas ele se sente sozinho. E quando ele resolve tentar arruinar o Natal da Quemlândia, destruindo a árvore “3 vezes maior”, tudo começa a sair errado para ele, e ele acaba jogado no meio de toda a celebração natalina, para o seu desespero. Ali, começamos a conhecer o seu passado doloroso, a maneira como ele tem um motivo para odiar o Natal. Quando ele era criança e vivia sozinho em um orfanato, teve um ano em que simplesmente o esqueceram. Ele ficou para trás, sozinho, sem presente e sem mais nada, e isso o magoou. Quando ele saiu, andando sozinho pela cidade, ele via as famílias reunidas, as crianças eufóricas, as mesas cheias de comida… e ele não tinha nenhum presente, nenhum amigo e nenhum biscoito
A partir daquele dia, ele decidiu ODIAR O NATAL.
Por isso, agora ele planeja “roubar o Natal de Quemlândia”, que é o que dá nome ao livro original e ao filme de 2000 com o Jim Carrey. Para isso, ele decide que precisa ser “uma versão inversa do Papai Noel”. Se o Papai Noel consegue levar os presentes para todo o mundo em uma noite, talvez ele consiga roubá-los todos da Quemlândia nesse período – para isso, ele inventa uma série de coisas bastante inteligentes (ADOREI AS INVENÇÕES DELE!), roubou um trenó do homem na cidade cuja decoração de Natal “chegava a dor os olhos”, e tentou conseguir uma rena, conseguindo apenas o Freddie, uma rena gorda e divertida que vira seu amigo, mas que ele libera da responsabilidade de puxar o trenó na noite de Natal, quando percebe que ele tem uma família… a emoção nos olhos do Grinch ao ver isso me PROVAM que ele nunca foi uma criatura má.
Ele só sofre.
Enquanto isso, Cindy Lou é a garotinha FOFA que rouba os nossos corações em “O Grinch”. Ela me fez pensar em outras garotinhas de animações que nos roubaram o coração, como a Boo, em “Monstros S.A.”, a Vanellope, de “Detona Ralph” e a Agnes, de “Meu Malvado Favorito”. Loirinha e com umas trancinhas fofas e para cima, ela é sorridente, feliz, um pouco chantagista, mas totalmente amorosa – ela quer, a todo custo, entregar uma carta ao Papai Noel, e o motivo é lindo: ela quer pedir que ele ajude a sua mãe, que trabalha tanto o tempo todo, sozinha com ela e os gêmeos que são seus irmãos. Quando ela perde o carteiro, em um encontro divertido e desastroso com o Grinch, ela coloca um monte de casacos e calças e decide que “está indo ao Pólo Norte”, e a mãe é uma graça para lidar com a situação, convencendo-a a não ir DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.
Mas Cindy Lou, naturalmente, não desiste de chegar ao Papai Noel: de uma maneira ou de outra, ela precisa ajudar a sua mãe! Então, ela recruta a ajuda dos amigos, e lidera um plano para prender o Papai Noel – se ela conseguir prendê-lo quando ele aparecer na sua casa para entregar-lhe o presente, talvez ela consiga conversar com ele e fazer o pedido como planejou. Enquanto isso, o Grinch planeja como fará para “roubar o Natal” de Quemlândia durante aquela noite – e ele é muito bom ao cumprir sua missão. Quando ele chega à última casa, no entanto, a casa da Cindy Lou, as coisas mudam. Toda fofa, a garota fala sobre o Natal e sobre o pedido que tem ao Papai Noel, e o fato de ela ter um coração tão bom e altruísta mexe com o Grinch. Ele segue com o plano de “jogar os presentes lá do alto”, mas não mais com a mesma convicção que tivera até então!
As cenas, então, se tornam lindas. Freddie retorna para salvar a vida do Grinch, lá em cima, e Quemlândia desperta com as decorações e presentes de Natal roubados, mas não sem o NATAL, propriamente dito. Cindy Lou, tadinha, se culpa pelo que aconteceu, dizendo que prendeu o Papai Noel para fazer um pedido, e ele provavelmente ficou bravo e por isso “roubou o Natal”, mas a mãe dela explica que a culpa não é dela, e que o “Papai Noel” também não roubou o Natal – PORQUE O NATAL ESTÁ DENTRO DE TODOS NÓS. Então, a cidade da Quemlândia, que sempre preparava decorações natalinas imensas, dá as mãos em um bonito gesto de união e começa a entoar um canto de Natal, que chega até os ouvidos do Grinch lá em cima, para o seu total desconcerto… mesmo com tudo o que fez, eles não estão tão abalados como ele pensou.
O NATAL CONTINUA VIVENDO!
Arrependido de coração, o Grinch desce até a cidade para devolver tudo o que levou e pedir desculpas por ter tentado roubar o Natal – depois, ele retorna para a solidão da sua casa com a companhia apenas do Max, até a chegada da pequena Cindy Lou Quem. Ela está na porta de sua casa para convidá-lo para a ceia de Natal. E parece que as pessoas querem MESMO a sua companhia! A mudança na expressão e na atitude do Grinch é notável, e ele não sabe bem como se portar – se deve colocar uma gravata, o que deve fazer à mesa, mas está lá, aprendendo isso tudo, e Cindy Lou é uma fofa, querendo estar ao seu lado o tempo todo! Ao fim do filme, o Grinch faz um discurso EMOCIONANTE sobre o espírito natalino e como Cindy Lou lhe ensinou tanto, e É TÃO LINDO. tanto o Grinch, fofo, falando, como os olhinhos emocionados e cheios de lágrimas de Cindy Lou.
Que filme adorável.
BEM-VINDO, ESPÍRITO DE NATAL!


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários

  1. Eu adorei o texto!!! De verdade! Eu adorei muito mais este filme do que o anterior do Grinch. Eu gosto muito de ver todos os gêneros de filmes que há. Fiquei interessada principalmente no Grinch por ter o Cumberbatch e ele sempre trabalhar assuntos distintos, como no novo projeto, sobre o Brexit. O roteiro do filme já me interessou por se tratar de algo real, parecendo quase algo como um documentario dos bastidores do que está acontecendo. Eu me interesso muito pelo assunto e, pelo trailer, parece ser um dos melhores filmes de drama . Considero que consegue o seu objetivo de nos informar e inclusive nos faz pensar sobre o tema. Eu acho que tem tudo para nos fazer refletir sobre o assunto. Tem boa direção, bons atores e uma boa história. Só resta aguardar a estreia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário