Z4 1x08 – Z4 Subiu no Telhado



“Você conhece os gostos do seu filho? Sabe com que ele sonha?”
Quantos pais como os pais de Enzo existem por aí? Não sei quantas vezes eu já disse, ao longo dessas postagens de “Z4”, que o Enzo é o meu personagem favorito, e é uma série de fatores que me fazem dizer isso, um deles sendo o fato de que, talvez, ele seja o personagem mais bem desenvolvido dos jovens – o Rafa tem o orgulho dos avós e a paixão por compor, o Luca tem a família louca e amorosa e os 3 milhões de inscritos no seu canal, e o Paulo tem o seu amor pela dança, mas é a história do Enzo que MAIS INTERFERE na banda e tudo o mais… quantos episódios já foram dedicados a ele? Lá atrás, em “Maestro Mozért”, por exemplo, foi por conta de uma mentira a seus pais que a banda se reuniu em volta do computador, mentindo em conjunto e se apoiando pela primeira vez como uma banda de verdade… agora, essa história dá frutos.
E o Enzo não está preparado para enfrentar os pais.
Chegou o momento da GRANDE ESTREIA da Z4. Quer dizer, pelo menos para os familiares – Zé Toledo os coloca nas ridículas roupas coloridas dos anos 1980 (e de alguma maneira eles continuam absurdamente lindos nelas) para cantar “Teteia”, e isso já era problema o suficiente, até Humberto e Maria Lúcia aparecerem por lá. A apresentação é, no mínimo, BIZARRA. A música não ajuda, a coreografia tampouco, as roupas muito menos… mas eu ri muito. Especialmente com Enzo e Paulo de braços dados ou a ridícula coreografia da parte do “coração”. Mas, de alguma maneira, os meninos SE DIVERTEM nessa palhaçada toda, e a Judith, fã número 1 da banda, fica gritando por mais um, enquanto a Pâmela diz: “Não tem mais um, só tem uma música”, o que eu achei um máximo! É nesse momento, mais ou menos, que Enzo nota a presença dos pais…
…e foge.
As famílias, de modo geral, não poderiam estar MAIS ORGULHOSAS. Zé os cumprimenta, e tudo vai bem até que ele chegue ao furioso Humberto, que o segura pelo colarinho e pergunta, com raiva nos olhos e na voz, se essa é a tal “orquestra jovem” da qual o filho faz parte – ainda bem que temos o Mahatma para tentar acalmar a situação… mas os pais do Enzo estão mesmo irritados, e acusam Zé Toledo de “lavagem cerebral”, dizendo que o Enzo jamais cantaria esse tipo de música e usaria essas roupas, e ameaçam processá-lo e colocá-lo na cadeia… a única pessoa mais diplomática é a Pâmela, que os convida a entrar para conversar sobre isso longe das outras pessoas… até porque os demais estão animados. Os garotos estão orgulhosos porque não foi um completo mico! Maha é quem vem avisá-los sobre a confusão do lado de fora com os pais do Enzo.
Enzo, por sua vez, está chorando sozinho – e como aquilo me parte o coração. Quem o encontra é a Jéssica, irmã do Paulo, que é uma fofa e uma amigona, embora mal o conheça. Ela o apoia e diz que vai ajudar, como ele pede: ele quer fugir e não quer que ninguém saiba. Foi muito bem escrito como ele pede que ela não conte a ninguém e ela diz que só vai dizer à mãe, explicando: “É a minha mãe! Se eu não confiar nela, eu vou confiar em quem?”, porque essa é uma relação que o Enzo não conhece com a sua família que não o escuta. Jéssica o leva para a sua casa, e o Enzo está desesperado: “O que que eu faço? Meus pais… o Zé… todo mundo deve estar me odiando agora!” Enzo está à beira de um colapso, e Jéssica pede que ele se acalme, segura a sua mão (rolou uma invejinha aqui, confesso), e então algo começa a acontecer entre eles.
Enquanto isso, os pais dizem barbaridades e escutam respostas GENIAIS. Quem começa é Pâmela, com aquele “A única coisa errada que o Enzo fez foi esconder a sua vontade e o que queria fazer de verdade”, porque foi com ela que o Enzo conversou, ela sabe da história! Esse foi o primeiro “PAH” na cara dos pais do Enzo. Os próximos continuam vindo, especialmente quando Paulo, Rafa e Luca se unem em defesa do amigo! Paulo diz: “O Enzo só mentiu pra vocês porque vocês querem controlar a vida dele”. PAH. Depois, quando Humberto diz que “sabe o que é melhor pro seu filho”, Zé responde: “Ah, sabe? Sabe, é? Você conhece os gostos do seu filho? Sabe com que ele sonha?” PAH. E que BANDÃO LINDO defendendo o amigo, o Rafa até mostra o áudio lá do segundo episódio pra provar que ele fez de tudo para não enganar os pais, mas não teve outra maneira.
<3
Não que isso adiante de algo porque eles não escutam ninguém. Humberto e Maria Lúcia são ridiculamente cabeças-duras, desconhecem o filho, e não se importam em conhecê-lo. Me orgulho muito dos amigos dizendo a eles que o Enzo é “o mais responsável deles” e “o mais talentoso musicalmente falando”, e adoro o Zé dando aula sobre como ser pai, dizendo que quando sua filha nasceu ele “só quis que ela fosse feliz”. Naquela noite, Enzo dorme na casa de Jéssica – adorei a entrada da Dona Fátima em casa com aquele hilário “Jéssica do céu! O que que o Enzo tá fazendo aqui? Vocês perderam o juízo?!”, mas ela o deixa ficar. Diz que vai avisar o Zé que ele está ali, e Enzo diz que vai se entender com o Paulo mais tarde, e pede que ele durma para que possa descansar e então se entende com os pais na manhã seguinte. A grande conversa, assim, fica para o próximo episódio…
ANSIOSO!

Para mais postagens de Z4, clique aqui.


Comentários