REBELDE – Segunda Temporada (Parte 4)


“Tomei uma decisão a respeito de dizer a verdade para a Roberta”
Essa divisão está baseada nos DVDs da novela que foram lançados em 2006. A Parte 4 equivale ao Disco 2, Lado B. Parece-me que grande parte da segunda temporada de Rebelde esteve baseada em “pais” que retornam – é o caso de Martín Reverte, que retorna e agora quer estar perto de sua filha a qualquer custo, mesmo que isso doa em Alma Rey, e de Marina, que retorna e sua participação ainda tímida na trama não nos revela quais são seus verdadeiros planos, ainda que seja um momento tenso quando ela encontra Franco Colucci no aeroporto e, consequentemente, acaba conhecendo Mia, e depois só sabe comentar o quanto ela está linda e crescida… enquanto isso, Miguel e Mia passam a enfrentar outros tipos de problemas em seu relacionamento, que continua firme apesar de todas as confusões, que envolvem muito ciúme e um pouco de pressão por causa de sexo, um tema importante tratado na novela.
Você conhece os hormônios adolescentes.
Primeiramente conhecemos Sabrina, que se apresenta para Miguel como aquela para quem a RBD faria o show que foi cancelado – e ela se faz de vítima para ele, dizendo que é uma fã da banda e esteve, nos últimos 3 meses, lutando contra a morte… assim, enquanto a Mia está longe por causa do castigo de Franco pelo show, Miguel se aproxima de Sabrina e passa todas as tardes com ela, perigosamente se envolvendo com ela e com as crianças de quem ela cuida no hospital como voluntária. Quer dizer, a Celina acabou vendo-os juntos e foi MARAVILHOSA defendendo a amiga, dizendo coisas como “Eu também sou super amiga da Mia, a NAMORADA do Miguel!”, que eu adorei… mas isso chegou aos ouvidos da Mia, é claro. E então o negócio ficou sério e com RAZÃO! Ela agiu com um tipo meio “Coloca o Miguel na frente dessa câmera agora!”
“Fala que é uma irmã que estava perdida, porque senão não vou aceitar!”
Com os dignos pitis de Mia à parte (e seus ótimos comentários como “Sabrina, aquela bruxa do seriado?”), a banda RBD recebe algumas propostas boas – Johnny Gusman aparece de volta, e ele é pai da nojenta da Sabrina. E ele propõe mais do que uma entrevista para os integrantes da banda, mas um teste de som num estúdio de gravação… mas quando você pensa que o álbum está vindo… NÃO. Porque ele quer apenas um quarteto, sem Lupita e Mia, mas a AMIZADE profunda deles não deixa que isso aconteça… eles não cantam sem a Mia e a Lupi. Até a Roberta DEFENDE A MIA! [E o Miguel não deixa isso passar despercebido] Descobrimos mais tarde que isso não tem NADA a ver com ELE, mas é a Sabrina que quer Mia fora da banda, enquanto o pai está disposto a escutar os 6, porque são muito bons – e quando isso chega aos ouvidos da RBD, é pela boca de uma FALSA Sabrina que diz que ela convenceu o pai a ouvir a banda completa.
Ridícula.
Diego se envolve em uma guerra absurda com a Prof. Julia com resultados bastante duvidosos – então não vou me alongar nisso. Acho que outras coisas são mais fortes para o personagem, como o fato de o León entregar-lhe um celular grampeado, agora descobrindo com antecedência tudo o que o filho vai fazer, podendo sabotar todos os planos. Também o Gastão está um MONSTRO cada vez pior, não só interrompendo a primeira vez de Mia e Miguel (pobre, Miguel, porque sabemos como dói – e eu adorei o comentário da Vicky: “Também não é pra ligar o chuveiro se você não vai tomar banho, Mia!”), mas obrigando um treino excessivo para o campeonato, que está acabando com todo mundo, e ainda é um estúpido com a Josy! Quando ele lhe cobrou sobre as notas baixas, segurou seu braço e a machucou e então, para defendê-la, Téo acabou saindo nos tapas com ele! Bem, o Téo acabou sangrando, e agredir um aluno é CRIME, não é? Pascoal vai tentar usar isso contra Gastão de novo.
Mas todos sabem como isso acaba.
MAS AGRESSÃO A UM ALUNO?! Um pouco demais!
Falando sobre a Josy e o Téo, é uma pena que eles não estejam juntos, porque eles eram um casal fofíssimo, e não faz o MENOR sentido que o Téo esteja com a Raquel, mas, de todo o modo, a Josy é um AMOR. Quando a mãe de Téo, internada, não quis falar com ele, depois de ter passado a noite toda chamando por “sua menina”, descobrimos que “sua menina” é a Josy, claro, que vai visitá-la e que ela adora… numa linda conversa, Josy pede que Márcia fale com o Téo, ainda que seja só um pouquinho, e quando ela se demonstra mais aberta com o filho, ele chora e aquilo é muito emocionante. Triste, mas profundamente lindo. E talvez nos diga um pouco mais sobre como a Josy ainda ama o Téo, embora isso nunca tenha ficado em dúvida, para dizer a verdade. Mas em Rebelde NÃO existe romance sem algum tipo de complicação.
E se estamos falando em complicação…
Martín Reverte, ou Otávio Reverte, está decidido a reclamar Roberta como sua filha: “Eu tomei uma decisão: vou ficar aqui. Eu vou lutar pela Roberta”. E isso nos dá uns calafrios embora, no geral, gostemos do personagem. Quando “Otávio” e Alma conversam sobre a paternidade da Roberta, as coisas aos poucos vão ficando mais claras para ela – ele a leva para casa e mostra a foto de sua mãe e explica, quando Alma se mostra descrente: “[…] não é tão incomum que uma neta se pareça tanto com sua avó. […] Fica calma, Alma, mas a Roberta é filha sua e minha, Alma, nossa filha”. Wow. “É. Eu sou o idiota que ficou naquela montanha te esperando todo esse tempo. Implorando para que voltasse um dia. Aquele homem sou eu!” É um choque, naturalmente. E então as memórias e o sentimento vêm, os olhos de Alma estão cheios de lágrimas… digamos que foi uma cena forte.
“Ela é minha filha também, e se não a reclamei, é porque eu não sabia de nada!”
Tudo parece uma situação delicadíssima. Porque ele não tem direito nenhum de querer tirar a Roberta de Alma, mas por outro lado ele realmente não sabia da existência da filha. Me parece digno que ambos ENTREM EM UM ACORDO, façam algo. Alma é a mãe de Roberta, de todo modo, talvez não seja ruim que ele esteja por perto. Mas não com sua guarda. Mas quando as ameaças de envolver um juiz no caso vêm, Alma corre para a escola querendo tirar a Roberta do Elite Way School, fugir com ela, alegando que ela nunca quis ir para aquela escola mesmo, e nunca gostou de lá – mas isso era antes. Agora lá está seus amigos, sua vida, seu futuro. Mas, mesmo assim, Roberta faz a mais linda declaração de amor à sua mãe: “É a primeira vez que sinto que… tenho um lugar no mundo. Mas se você tem um problema, não importa. Eu vou com você. Não importa, eu deixo tudo”.
<3
Mas não é necessário. Ainda. Roberta ouve Otávio falar com Alma sobre “contar o segredo a Roberta”, mas ele desconversa e ela sai satisfeita… o acordo com Alma consiste em não fazer nada, por enquanto, mas ele garante que não vai permitir que nada lhe separe de sua filha. Enquanto isso, Roberta tem uns problemas (os mesmos de sempre) com o Diego, e eles dizem coisas que vão se arrepender mais tarde… enquanto Mia e Miguel ensaiam AÚN HAY ALGO, os olhares de Roberta e Diego os levam de volta ao momento em que disseram que não amam um ao outro e nunca se amaram de verdade… depois, ao cantarem juntos, eles trocam olhares apaixonados que vêm acompanhados de flashbacks de beijos marcantes do casal, desde a primeira temporada… e então não dá para negar o sentimento forte que existe entre eles e que está ali, lutando para ser visto e querendo ser colocado para fora tão urgentemente.
Assim…
“Quizás entre los dos / aún hay algo de amor”
Outra coisa intensa acontecendo nos casais principais é protagonizado por Mia e Miguel. Acontece que ele está começando a pressionar – ele quer fazer sexo, e Mia não se sente preparada para isso. É uma situação difícil para ambos, mas isso não justifica que ele VÁ FAZER BURRICE, caindo na traminha idiota da Sabrina, se oferecendo toda para cima dele, o beijando e tudo… aquilo me deu muita raiva! Também me incomodou quando ele disse para a Mia que “a relação deles estava esfriando”, porque não é saudável essa pressão… que bom que, mesmo com a chantagem emocional dele e a Mia quase cedendo, ele disse que assim não era o ideal, porque o que ele queria era que ela também QUISESSE muito transar com ele, mas não é o caso – ou quase não é. Não é que ela não queira, ela só não está preparada agora. Assim, ele promete esperá-la e ser fiel, porque faria qualquer coisa por ela
Ah, chegam assim as férias, e as festas de fim de ano…
A quermesse na casa de Alma Rey!
MAS VOU FALAR SOBRE ISSO MAIS TARDE! Há algumas coisas a comentar…

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários