Grease (1978)



“We start believing now that we can be who we are”
Ao delicioso som da voz de Frankie Valli, um dos mais icônicos musicais de todos os tempos começa com uma das minhas músicas favoritas: “Grease is the Word”. E aquilo já faz com que eu entre totalmente no ritmo e no clima do que estamos prestes a viver… e é tudo tão maravilhoso! Grease é um musical divertido, daqueles que você se emociona em alguns momentos, mas que te diverte o tempo todo, que te faz rir, que tem músicas gostosas que não saem da sua cabeça, que tem performances impressionantes. Situado em uma Escola, as famosas High Schools, no caso dos Estados Unidos, o musical leve e descontraído traz o estilo de musicais que eu adoro. Não é revolucionário, não é reflexivo, não é nada disso. Só é divertido. E por isso mesmo VALE MUITO A PENA. Nas performances memoráveis de John Travolta e Olivia Newton-John, os personagens de Danny Zuko e Sandy Olsson foram eternizados, como os famosos adolescentes que se apaixonam no verão e coincidentemente acabam na mesma escola. Bem adolescente, o musical traz temas como a gravidez precoce, a primeira vez e o amor. Um precursor de futuros sucessos.
“Grease is the word that you heard, it’s got groove, it’s got meaning
Tudo começa com Danny e Sandy vivendo um romance de verão numa praia, e tudo está muito bom e muito bonito, até que as férias cheguem ao fim e ela se despeça dele porque vai voltar para a Austrália. E o que poderia ter sido um eterno romance perfeito para guardar com carinho na memória começa a se desfazer quando, por causa de mudanças de planos na família, Sandy acaba ficando nos Estados Unidos e indo estudar na Rydell High, a mesma escola de Danny Zuko. E Frenchy é a primeira a se aproximar de Sandy e oferecer-lhe amizade, enquanto Danny conta para os amigos sobre uma garota que conheceu nas férias. Assim temos uma das mais famosas cenas de musical de todos os tempos: “SUMMER NIGHTS”. E é mesmo um dos melhores momentos do filme. Com Sandy no refeitório contando para as meninas sobre o verão romântico que teve versus Danny nas arquibancadas contando para os meninos sobre o verão repleto de ação que “teve”, a música é daquelas que você não consegue mais tirar da cabeça…
“Summer loving had me a blast / Summer loving happened so fast”
“TELL ME MORE / TELL ME MORE”
Pronto, enquanto a Sandy vai se juntando às Pink Ladies, elas a apresentam aos T-Birds, cujo líder é justamente Danny, e ao agir diferente com ela na frente dos amigos, ela descobre que nem tudo era perfeito naquele tal romance de verão… e você já captou qual é o espírito do filme. Extremamente divertido e repleto de músicas MARAVILHOSAS, o filme te conduz com uma dinâmica impressionante, e você tem uma experiência tão gostosa que nem dá para acreditar quando acaba… você já quer voltar e ver de novo, e escutar àquelas músicas e tudo o mais. Infelizmente também parece que tudo passa muito depressa, a história parece corrida em alguns pontos, como quando Frenchy diz que quer desistir da Escola para estudar em um curso de beleza, mas em uma questão de 20 ou 30 minutos ela já está de volta à Escola, depois de ter desistido, porque o curso de beleza não deu certo, ela desistiu também e o seu Anjo da Guarda veio conversar com ela e dizer que o melhor que ela tinha a fazer era voltar a estudar.
Ufa.
“Beauty School Dropout”
Uma das coisas que eu mais gosto, embora isso não esteja presente no fim do filme, é o fato de Sandy se decepcionar com o Danny e tudo o mais, mas o filme não girar necessariamente em torno disso – ela tem uma noite com as Pink Ladies na casa de Frenchy, por exemplo (ADORO “Look at Me, I’m Sandra Dee”), e Rizzo ganha uma história muito boa a ser desenvolvida. Depois que Sandy é tratada mal por Danny, ela canta um doloroso “Hopelessly Devoted to You”, que é uma das músicas mais bonitas e mais tristes que eu já escutei, mas sabe muito bem como esnobá-lo, saindo com um cara do time de futebol e o menosprezando, o que o faz ter uma das sequências mais engraçadas do filme! Já que ela quer um atleta, ele decide que ele pode fazer isso por ela: consegue entrar em algum esporte e se dar bem. E então ele sai tentando todos os esportes da escola, e eu ri dele no beisebol, na corrida, no basquete e em um montão de outras cenas, e é algo que realmente acaba dando certo, porque a Sandy vai até ele.
O filme está repleto de cenas memoráveis, cenas que muita gente conhece, mesmo aqueles que nunca viram o filme. Além da já mencionada “Summer Nights”, também tem o “Greased Lightnin’”, que é aquele momento de Danny e os T-Birds reconstruindo o carro de Kenickie (que por sinal Blake Jenner fez muito bem em Glee) e um dos meus momentos favoritos: O BAILE. Eu adoro o clima de competição, eu adoro as danças bizarras que nós encontramos ali, eu adoro o clima adolescente debochado. E “Born to Hand Jive” é uma música que eu adoro, com uma coreografia que sempre me dá uma vontade imensa de dançar. Ali, Danny decepciona Sandy de novo, mas ainda não é a vez que ele a decepciona (terceira) para ficar triste no drive-in cantando “Sandy” de maneira quase cômica, embora emotiva – e falando em emoção, eu gosto da Rizzo cantando “There Are Worse Things I Could Do”, embora ache que a interpretação dela e sua expressão sejam muito mais emocionantes do que a letra em si, embora seja também muito bonita.
Então nós temos um dos meus maiores questionamentos em relação ao filme… porque Sandy canta uma reprise de “Look at Me, I’m Sandra Dee” que é marcado pelo Goodbye to Sandra Dee”, e não é algo que eu particularmente aprove. E nem vou entrar em toda a questão da transformação por um garoto e tudo o mais, tem toda a questão dela e de quem ela é: aquela Sandy do final, que canta o também memorável “You’re The One That I Want” não é a Sandy Olsson que vimos o filme todo, não encaixa com sua personalidade. Não é ela. Fora que, na minha opinião pessoal, ela era muito mais bonita como a Sandra Dee zoada pela Rizzo do que como aquela Sandra Dee toda poderosa vestida de couro do fim do filme, pela qual os meninos ficam babando. Mas essa é a imagem que eles querem vender, é a Sandy que eles colocam na capa do filme, é a Sandy que termina o filme com “We Go Together”, um dos meus momentos favoritos do filme, porque eu sou apaixonado por aquela música cuja letra é tão enrolada!
“We go together / Like rama lama lama / Ka dinga da dinga dong”
E assim por diante…
Grease envolve muito sentimento. Eu sou um verdadeiro e eterno APAIXONADO pelo filme. Por esses personagens carismáticos, por essas músicas marcantes, por esses momentos, essas risadas, e todo esse ambiente escolar que proporciona tantas coisas. Acho que “Grease”, de 1978, serviu como uma espécie de influência para muita coisa que vimos depois… como “Glee”, em vários momentos (inclusive os anúncios de Sue Sylvester e Becky, da diretoria); também serviu para “High School Musical”, que era mais metido a “certinho”, mas tinha o mesmo estilo de narrativa em alguns pontos (como o casal que se conheceu nas férias e a menina acabou na mesma escola que o menino, todo popular), além da ambientação na escola. E, claro, bastante para “Teen Beach Movie”, que faz isso descaradamente (além de outros vários musicais!), ao transformar Mack do mesmo jeito que Sandy foi transformada, ou ainda “That’s How We Do”, a música que termina o segundo filme, que para mim segue claramente os mesmos moldes apaixonantes de “We Go Together”. Enfim, todos filmes e produções que eu amo de todo jeito!

Para mais filmes assim, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz.


Comentários