[Season Finale] The 100 5x13 – Damocles, Parte II



“May we meet again”
AINDA ESTOU EXTASIADO! Que episódio fenomenal, que final INCRÍVEL, e que fechamento belíssimo para tudo o que vimos de “The 100” até aqui. “Damocles: Part II” vai ser um grande divisor de águas na série, como aquele “END OF BOOK 1” ao final representa, e eu estou deveras curioso com como a série se reinventará na próxima temporada… também vi muita gente comentando na internet que esse seria “o Series Finale perfeito”, e realmente a história fecha de forma linda, mas eu estou animado com a renovação, curioso para ver aonde os novos rumos de “The 100” podem nos levar… mas depois daqueles últimos 10 minutos sensacionais, eu estou tão fascinado (amo esse tipo de história!) que mal posso retornar ao início do episódio para comentar o fim da guerra e tudo o mais… embora tenha, sim, sido tudo muito bom.
Quem assume a liderança, agora, é Madi (“Heda is going to save us!”), e enquanto todo mundo a encara com certa tensão, Octavia coloca a espada no chão, se ajoelha e se curva perante a Comandante, e todos a seguem. Assim, Madi pode LIDERAR. Ela está insegura, ela teme estar levando o seu povo a um massacre, mas a Gaia a ajuda a perguntar às Comandantes antigas o que fazer, e isso lhe dá um plano, um plano bom o suficiente, em paralelo com a parte de Clarke, contra McCreary, que os faz, enfim, VENCER A GUERRA. Bellamy ainda tem o seu toque ao falar com Madi sobre aqueles que se renderam e impedi-la de ordenar a sua morte, dizendo que uma vez eles foram os criminosos que invadiram a terra dos outros, e é ela quem pode quebrar esse ciclo. “The choice is yours, Heda”. Assim, Madi é uma boa Comandante, e salva suas vidas…
Depois eles provarão se merecem isso ou não.
O outro lado da guerra mostra McCreary determinado a lançar os mísseis, e para isso ele precisa de um piloto, Shaw ou Raven, e a sessão de tortura até que eles trabalhem para ele é angustiante de se assistir. Felizmente, Clarke aparece para impedir que a nave decole, trazendo Diyosa com ela e ameaçando atirar em seu bebê, o que parece ser a única coisa com que McCreary se importa – “I won’t let my child die. Will you?” McCreary, no entanto, é O MAIS DESPREZÍVEL DE TODOS, e é do tipo “If I can’t have this valley, no one can”. Assim, ele lança um míssil que VAI DESTRUIR O VALE, o único lugar ainda habitável da Terra, e eles têm apenas 14 minutos até o impacto, e muita gente ainda tem que chegar até que as portas da nave sejam fechadas e eles possam fugir do planeta moribundo… mais uma vez. Tem o Murphy para trás, a Abby…
Embora com ela eu não me importe.
As cenas mais lindas foram em relação ao Murphy. Emori diz que não vai deixar o homem que ama para trás, o que é lindo, mas quem me emocionou mesmo foi o MONTY (que já começa a ser a estrela do episódio desde ali!), que quando Murphy diz que não pode correr, ele diz que “ele pode”, e o joga nas costas e o leva para salvá-lo… enquanto isso, quem vai atrás de Abby é Octavia, e elas compartilham um momento breve e forte (“Eat or die: that was you, too!”), e Abby se recusa a deixar Kane para trás… antes que as portas se fechem, e enquanto Madi aconselha Bellamy a perdoar Clarke, as pessoas chegam nos últimos minutos. Abby e Octavia com Kane, primeiro. Monty tarda, mas Bellamy se recusa a deixar um amigo para trás de novo. E então ele chega, com Murphy e Emori, durante a contagem regressiva. Assim, todos podem escapar.
O impacto e a decolagem.
Presos juntos em uma nave sem saber para onde ir, eles se reúnem para decidir “o futuro da humanidade”, e a opção mais viável parece a CRIOGENIA. São 412 pessoas na nave para 500 cápsulas, o que é mais do que o suficiente. Shaw é quem sugere, Raven o apoia, e todo mundo parece achar a ideia ideal, e a palavra final é de Madi, a Comandante: “Ok. I guess it’s time for bed”. E o tempo todo, como ainda faltava um trecho grande do episódio, eu me perguntava: O QUE VAI DAR ERRADO?! Mas a princípio, tudo está bem… Clarke coloca Madi para dormir, e Bellamy coloca a irmã, que tem algo a dizer antes de dormir: “Wait. I love you, big brother”. Ela pede que ele diga de volta que a ama, que não a faça esperar 10 anos por isso, e ele é bem sincero nas suas falas, em uma das cenas mais lindas que os irmãos Blake já compartilharam.
Então eles dormem…
Por 125 anos.
Clarke é a primeira a despertar. Bellamy é o segundo. “Why is it just us?” E então um garoto que nao conhecemos aparece, dizendo que “tudo está do jeitinho que seu pai e sua mãe queriam”, e então se apresenta: “I’m Jordan, Monty and Harper’s son”. O impacto é grande, as perguntas surgem de imediato! Por quanto tempo eles dormiram?, por exemplo. As instruções de Monty e Harper eram muito claras: acordar Bellamy e Clarke primeiro, mostrar a mensagem, e é isso o que Jordan faz, depois de responder a pergunta sobre quanto tempo se passou. Os 125 anos que os separam da vida que viviam antes. A “mensagem” de Monty é um vídeo gravado ao longo dos anos. Com 1 ano desde que eles dormiram, ele começa a falar sobre a fazenda de alga e tudo o mais… com 2 anos, Harper está grávida e eles já escolheram o nome: Jordan. O terceiro vídeo é logo após o nascimento de Jordan… “Meet Jordan Jasper Green. He’ll be 8 when you meet him. I can’t wait to see your faces”.
Mas entao as coisas deram errado.
No vídeo em que eles completam 10 anos nas cápsulas criogênicas, Monty explica que não os acordou porque ainda não tem nada lá embaixo, eles não têm para onde voltar. Assim, ele está tentando resolver o problema. Sobre Jordan, ele diz que ele é um bom garoto, e que Monty “copiou algo de Clarke sobre como ser um pai” e contou tudo sobre eles… “Believe it or not, Murphy’s his favorite”. No próximo vídeo, Monty e Harper estão mais velhos, no dia em que colocam Jordan para dormer também, e é emocionante como falam dele e, depois, falam COM ele: “Hey, if you’re watching this, kiddo: we love you so much”. Já se passaram mais de 28 anos e a Terra ainda não deu sinais de sobrevivência… eles não poderão voltar para lá. Por isso, o que eles têm a dizer é: “Take care of our boy”, e isso me DESTRUIU. No próximo vídeo, Monty está muito velho, e Harper acabou de morrer…
Monty, por fim, É O GRANDE HERÓI DA HUMANIDADE, como sabíamos que ele seria, desde quase sempre. Vendo que não tinha como retornar à Terra, ele desvendou os planos para Eligius Three e os enviou para lá. Ele ficou tentado em se congelar, também, para que pudesse ver, mas não tinha mais sentido sem a Harper… assim, ele espera a morte enquanto arruma o curso da nave para Eligius Three, um planeta completamente novo, com dois sóis e infinitas possibilidades, a 75 anos de distância! “Can you see it? Is it beautiful?” Há muito tempo que eu AMO o Monty, e eu acho que ele foi quem deixou a mensagem mais linda no fim de tudo. Seu último vídeo, falando sobre Eligius Three, ele deixa a Bellamy, Clarke e os demais a responsabilidade de serem melhores, e de recomeçarem em um mundo completamente novo… provar que não são o problema.

“Can you see it? Is it beautiful? It is in my dreams. I hope we do better there. I hope Jasper was wrong and we aren't the problem. I hope your lives there will be as happy as mine has been. Be the good guys. May we meet again”

Então, chorando e abraçados, Bellamy e Clarke veem o novo mundo que os espera!
Um recomeço para “The 100” se reinventar novamente.
END OF BOOK 1.


Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários